Opções

Vc utiliza olhando o seu histórico. Ou seja, vendo o gráfico acima, percebemos que a linha do Atr está muito acima da média histórica, indicando que o ativo está com uma volatilidade forte. Neste caso, estratégias que tenham como base ganho em volatilidade seriam as mais recomendadas.

ATR nao uso, mas seria uma boa forma de mediar sim… mas eu prefiro ver a vol do dia do ativo, pois o ATR vai ser uma media. Mas a volatilidade por exemplo de vale3 nas opcoes ATM bateu 45%… ontem tava 32%, hoje com a queda nao olhei, mas deve subir. Mas o ATR vai ser uma media, ai a vol pode desabar para 20% e tu montar uma estrategia achando que vol vai cair e depois a vol voltar na sua cara…O ATR eu usaria muito mais para usar ALVOS para swing trade ou position, usar um stop ou alvo com base na vol do que para montar estrategias de opcoes.

1 curtida

Legal…vou dar una estudada nesse lance da volatilidade e travas

1 curtida

Aprende o basico primeiro, a vol so tenta acompanhar para monitorar mesmo. O basico seria lancamento cobertoe travas de alta e baixa. Comprar a seco eu nao reocmendo, tem que ter mais experiencia.

1 curtida

Cadu EGIE3 tambem fiz uma venda coberto assim como UGPA3, enquanto tendencia nao inverter vou ir fazendo… UGPA3 esta sendo o 2 vencimento que faco, no ultimo recebi 0,95 e agora 0,75 strike 52,25. tenho gordura para subir… E vou fazendo nessa regiao dos 51-52 ate ela romper…

EGIE3 eu consegui esse mes (1 mes que fiz) R$ 0,49 centavos no strike 35.

Recomendam algum material desse basico de travas e ate vol para estudo? youtube alguem?

Travas bastter mesmo. Livro investindo e opcoes e la tem material deles ensinando no site muito bons. Eu baixei muito PDF do site deles sobre isso ja. Youtube eu acompanho somente o canal do Luiz Fernando Roxo. O resto tu so aprende simulando e monitorando.

1 curtida

tenho esse livro. Faz muito tempo que li…vou ler novamente.

Quanto ao Baster nao sou mais cliente faz tempo… mas la tem bastante coisa mesmo

O Roxo eu conhece…vou ver uns videos…tem o Goes tb…

1 curtida

Foz un curso de opções com o Roxo, presencial, há uns 8 anos atrás. Ele é bom mesmo.

Caramba…8 anos…o Goes é das antigas trabalhava na extinta Wintrade…eu tinha conta la…mas opcoes mesmo acho q faz pouco tempo q ele trabalha.

1 curtida

Temos o TR e o stop Atr ou apenas ATR certo? qual seriaa diferenca entre eles?

Apenas ATR, que significa average true range, que mede a volatilidade histórica.
TR eu não conheço.
Stop Atr é um indicador tipo Hilo.

Cadu e Matheus, estive dando uma olhada numas coisas aqui, inclusive dei uma lida em alguns tópicos do livro do Baster, e tenho algumas dúvidas sobre algumas coisas, vamos falar primeiro sobre Trava de Baixa:

Da para trabalhar legal em VALE e PETR, mas e outras, da para fazer tambem? BBAS, ABEV, B3, GGBR, ITUB, essas ao menos também? alguma mais?

Qual seria uma boa liquidez e uma liquidez minima para entrar numa operação?

Qual seria o spread minimo de ganho para entrar, isso para manter uma boa média de ganhos/perdas?

Qual o tempo de distancia para o vencimento, maximo, minimo e adequado?

Qual strike devo comprar e qual devo vender? ou quais opçoes para uma boa operação?

Vou usar como exemplo real dois pontos recentes em que eu acho que poderia ter entrado com uma Trava de Baixa na Vale.

1 - No dia 07/06 tivemos um dia boa baixa, a Vale acabara de fazer um topo duplo, e acima de tudo , na configuração que uso de HMACD seria legal para uma entrada na Trava, embora um momento ainda arriscado, pois o papel ainda estava em alta, mas digamos que eu fizesse naquele momento, apenas para estudo. Então eu entraria operando no dia 08/06

1 curtida

opa…continuando…

Então eu entraria operando em 08/06…com vale a R$ 53,50…se puderem responder as questões acima com base nesse dia e nesses valores, agradeço…acho que nesse caso, teria de ser a opção com vencimento em 16/07 , pois para 18/06 ja estaria muito em cima, não? pois como falei ali nesse ponto ainda não era um ponto de baixa do papel.

1 curtida

Outro ponto de entrada seria após o candle do dia 15/06…ai um creio eu um verdadeiro ponto de entrada, creio que muitos fizeram a trava nesse ponto , correto?

Então, a operação iniciaria em 18.06 , digamos que com VALE a R$ 48,90…ai eu faria com strkes com vencimento em julho, ou até daria para fazer em agosto(se é que teria liquidez para tanto)?

Bem, como disse, para esses pontos se puderem responder as questão acima colocadas, acho que ja me dará um grande passo para entender melhor e “de vez” o funcionamento.

Lembrando que o ATR nesse dia 18/06 está mostrando alta volatilidade…bem como no dia 07/06 já estava(lembrando que nesse dia 07/06 era arriscado), mas eu tenho confiança nesse meu HMACD, somando-se com a volatilidade, mercado atual…etc…

O negocio talvez seria entrar pequeno nesse dia 07/06(talvez eu arriscaria alguns tostoes ali), e depois maior no dia 18/06(embora pequeno)…sempre pequeno, como diz o Baster…rsrsrs

Não sei se o Cadu saberia dizer, com certeza o Matheus…pelo que me lembro quando era sócio la no BAster, as operações dele não se baseiam em grafico, certo? E sim nos lances de volatilidade, taxa, Theta, Gama, etc…

1 curtida

Da para trabalhar legal em VALE e PETR, mas e outras, da para fazer tambem? BBAS, ABEV, B3, GGBR, ITUB, essas ao menos também? alguma mais?
Liquidez para montar e sair e em varios strikes vai ter apenas em petr4/vale3. As outras opero lancamento coberto. ABEV e ITUB4 daria para fazer tb acredito (tendo alguns cuidados- spread). BBAS3,B3,GGBR4… so tem liquidez para opcoes no preco (atm), se tu quer ter uma margem de seguranca montando trava de baixa OTM ou trava de alta ITM, nao tem liquidez e tu sempre vai levar um spread maior no book para sair e entrar nos ativos que nao sejam (PETR4.VALE3). Ou seja, vai ter que brigar no preco, nao da par amontar a mercado como petr4 e vale3.

Qual seria uma boa liquidez e uma liquidez minima para entrar numa operação?
PETR4/VALE3 da para montar sim no vencimento atual ou seguinte, no vencimento seguite (mais longo talvez tu tenha um spread e tem que ter mais cuidaod p montar), ja nos outros ativos vai ter que ser sempre no vencimento vigente. Para mim como opero lote pequeno (1.000-3.000 opcoes) eu so me importo com o book, ver se spread nao ta muito alto e se tem sempre ocmprador e vendedor p seu lote.

Qual seria o spread minimo de ganho para entrar, isso para manter uma boa média de ganhos/perdas? Isso mais dificil de saber, tu tem que estudar o ativo, varia conforme cada um. Tu vai ter que ir estudando. Mas resumidamente espera a volatilidade estar mais baixa para montar travas de alta, fica mais barato. Com volatilidade alta fica mais barato montar travas de baixa. Eu so evito de vender opcoes no po (custando menos de 0,10 cents para petr4 ou 0,25 cents para VALE3)

Qual o tempo de distancia para o vencimento, maximo, minimo e adequado?
como falei sempre o atual, somente petr4 e vale3 para o vencimento seguinte e ter cuidado no spread p montar. Distancia de dias quanto mais melhor, no entanto dependendo da situacao eu monto as vezes travas para o vencimento (ultima semana), nessa caso tento montar travas de alta OTM pagando R$ 0,05 cents para ganhar R$ 0,45 em petr4 se subir (subindo 5-6% ja basta p ganhar bem numa trava de vencimento, mas opera pequeno). E se eu aposto numa trava de baixa no vencimento faco ATM, se preco ficar de lado ganha muito com a queda do theta.

Nao monte travas de baixa (tu esta apostando na queda da vol, ou que ela nao vai subir), proximo de divulgacao de balancos, pode fazer um papel desabar ou explodir e a vol sobe forte faltando alguns dias p sair o resultado. Nesse cenario melhor montar straddle faltando alguns dias para balanco sair (7 dias antes no minimo).

Qual strike devo comprar e qual devo vender? ou quais opçoes para uma boa operação?
Isso depende do obejtivo da trava se de alta ou baixa, mas use strikes que tu se sinta protegido, acima de resistencia ou abaixo de suportes. A nao ser que esteja confiante na alta ou baixa ai monta no preco mesmo ATM.

1 curtida

Quanto a VALE3. Eu montei trava de baixa, strike no 53,49, vendi no dia 13/06. Vendi a R$ 1,30 centavos(era levemente OTM, eu tinha um pouco mais de 1,50 real de seguranca). As opcoes ja esta sendo negociada na faixa de 0,20 cents… esta na hora de eu encerrar e botar o lucro no bolso. vou aguardar um repique se acontecer para vender no strike 52,49 ou 52,00… se elas subirem para no minimo 0,50 centavos.nao gosto de vender opcao que vale menos do que 1% do valor do ativo. A nao se como falei no vencimento faltando 3-4 dias.

1 curtida

Valeu, Matheus.

Mas apensas para ilustrar meus dois pontos possíveis de operação acima.

Quais seriam os strikes de venda e compra para montar as travas, baseado no vencimento em julho?

1 curtida

Com essa queda de hoje eu nao montaria mais… ja passou o ponto. Somente se VALE3 repicar eu prenso em montar. Mas se tu quer fazer mesmo assim, eu montaria acima do ultimo topo em 49,50 uma trava de baixa

1 curtida

Por qual corretora vcs operam as opções? Tem aplicativo via celular ou tem de ser no computador mesmo? Se no computador, é via internet ou tem de baixar algum programa do HB?