Conforme prometido, segue o método que utilizo para analise de sensibilidade (Usando tabela de Dados) e método Monte Carlo com 100 cenários e definição de variáveis entre intervalos.
Por exemplo:
Estimei o WACC como sendo o intervalo de 8% a 12% e gerei cenários em que esta variável é distribuida normalmente com 90% de confiança neste intervalo.
O mesmo fiz com a estimativa de crescimento entre 9% a 15% .
Com a estimativa de crescimento na perpetuidade, devido a alta sensibilidade do modelo, inseri em um intervalo de confiança de 97,5% de confiança entre 3% e 5,5% .
Com isso cheguei aos seguintes valores e cenários de risco.

Ia fazer no google planilhas para melhor compartilhamento, mas algumas funções usadas no excel não rodam.
https://github.com/rafaeldjsm/valuationFCFF_Monte_Carlo
Agora que deixei minha contribuição, segue um questionamento?
@sr_fouquet e quem mais puder me responder como fazem no Valuation quando o NCG é negativo (Isso revela que o capital próprio não consegue financiar os investimentos em ativos fixos. Tal situação mostra que a empresa precisa capta recursos de terceiros)?
5 curtidas
Muito bom, do celular não dá para ver tudo, mas amanhã vejo com calma. Aqui a análise de sensibilidade tá começando com 9% e você adotou WACC de 8,91%, é problema aqui, né? Esse intervalo é automatizado?
Quanto ao NCG, se for negativo é excelente, quer dizer que o capital de giro é totalmente financiado por fornecedores. A empresa precisa investir menos para crescer. As aéreas são um bom exemplo disso, o avião decola enquanto o pouso já tá pago.
1 curtida
Para deixar a análise para vocês verificarem, deixei esse campo “dinâmico”. Mudando toda vez que você abre a planilha ou clica em F9 (Recalcula a tabela de dados e toda a planilha). Mas pode travar/congelar o valor para o que achar mais adequado, mas tem que congelar também os valores gerados na tabela de dados que pus por baixo do gráfico.
1 curtida
Baixei o .xlsx, não consegui mexer nas fórmulas. Tentei baixar o GitHub (não sei o que é, para ser sincero), mas não consegui abrir o arquivo.
Então vou deixar algumas sugestões (ênfase nesta palavra), que poderiam ser úteis:
- Por direto no Google Sheets, uma aba separada
- Não entendi muito a fórmula de crescimento adotado, mas seria melhor utilizar Taxa, pois o crescimento pode ter mais de uma fase; e ao invés de valores absolutos, usaria a diferença percentual (+5%, +10% etc) do valor utilizado.
- A alteração no WACC, ao invés de valores absolutos, você poderia utilizar variação percentual do valor adotado, assim você captura a variação de taxas que pode haver antes da perpetuidade. Isso acontece muito quando temos uma empresa que usa muito capital próprio e na perpetuidade queremos jogar uma média percentual do setor, pois é o que o mercado precifica de toda maneira.
- No range de CAGR que você colocou para a perpetuidade, não teria como colocar uma caixa de seleção baseada no PIB (0,1x 0,2x 0,3x 0,4x etc)?
- Um Leia-me de algumas linhas ajudaria a compreender melhor o que é aquela coluna cheia de número, o que é o histograma, o que é exatamente esse Risco de Decisão.
Gostaria de colocar isso na planilha de FCFF se você me permitir, só precisava entender melhor. Pense que está ensinando uma criança a ler. 
2 curtidas
Beleza, vou destravar a fórmula e fazer os ajustes para melhor entendimento.
2 curtidas
A escala de alguns dados de RNO,LL e EBIT (Alguns itens estavam com valor unitario e outros em “MIL” reais). Ajustei e cheguei ao seguinte valor da VMCM.
Considerando a RNO:
Desconsiderando a RNO:
Agora sim os resultados convergiram bem.
2 curtidas
@rafaeljsm, você tinha me dado o toque de alterar a fórmula do imposto no fluxo, pois estava o valor real e o correto de fato seria calcular pela alíquota efetiva. Acontece que isso deu problema quando a alíquota efetiva ficava meio absurda, tipo -190%. Então voltei ao original, só avisar caso baixe a planilha e passe despercebido. Isso acontece pois o EBIT é o ajustado. Vê a fórmula que você vai entender.
1 curtida
Pensando em um fluxo para entreter o tempo, mas sem caixa para sonhar com compras. Alguma sugestão desiludida? Pensando em realizar prejuízo? Podemos achar uma esperança… ou enterrar de vez.
Desta vez com as duas planilhas (FCFF e Retornos Excedentes) pode ser qualquer empresa incluindo as financeiras.
1 curtida
Acho Hering uma candidata interessante. Tem um histórico dos mais longos que se encontra e é uma montanha russa.
Outra oportunidade interessante seria analisar LAME e BTOW, além de ser interessante pela necessidade de capital, vamos conseguir comparar com a relação de troca / incorporação que está para acontecer.
E nessa linha de relação de troca, outra que teve recente e já temos o resultado é CSAN e RLOG.
1 curtida
Ah e tem duas das mais discutidas do ano passado, Cogna e Oi.
1 curtida
Aconteceu comigo também, o que fiz foi usar um “SE”.
Se for menor que -34% usar -34% ou se maior que 34% usar 34%.
SE(ABS(X)>0,34;SINAL(X)*0,34;X)
1 curtida
Vou de educacionais então, é um setor que tenho negligenciado faz tempo, vou só excluir o IPO recente:
- Ânima
- Bahema
- Cogna
- Yduqs
- Ser Educacional
1 curtida
Talvez também faça sentido usar SE menor que 0 ou maior que 34%, usar valor do input.
1 curtida
Acho que faz até mais sentido o que propuseste.
1 curtida
Deixo a votação aberta mas a Conga já mostrou que é suprema. Conforme surgir conteúdo, posto no tópico dela, para organizar e não floodar aqui. Obrigado prla participação.
1 curtida
Me diz qual vais fazer que eu preencho as “entradas” referentes ao balanço e você atualiza os demais itens.
Vou montar um NCG conforme fizeste.
Aí você completa com os dados macro, ratting, ágio e crescimento pela taxa de reinvestimento.

2 curtidas
Vamos de Conga! Até interessante se alguém mais quiser participar, põe a base dela e damos um prazo, daí apresentamos os resultados na mesma semana pra ver o que sai, ponho numa tabelinha com nome do usuário e valor e fazemos uma média. 
PenseResearch vai virar linha de produção kkkkk combinado! Vou tentar fazer a juntada hoje em paralelo ao Chopp artesanal.
2 curtidas
CONVOCAÇÃO GERAL PARA VALUATION DE CONGA EM ATO DE CARIDADE ÀQUELES QUE TÊM AMARGADO SÉRIOS PREJUÍZOS. PARTICIPE! TRAGA UM KG DE ESPERANÇA. RS
14 curtidas
Pode contar que vc estudou rapidinho e foi vc quem movimentou o preço hj!!
3 curtidas