Planilhas - Valuation

Algumas coisas que estou trabalhando na planilha, qualquer sugestão ou crítica é bem-vinda.

Custo do capital, vou me contradizer em relação ao sistema de ratings, talvez seja a melhor saída. Há uma explicação para isso. Dessa forma, consigo ajustar o custo do capital diretamente ao risco país e à inflação, ou seja, é um modelo perene. Também vai de acordo com a lógica dessa planilha que é fazer um fluxo de caixa em reais e convertê-lo em termos de constância de valor para o dólar (embora o resultado permaneça em reais). Ou seja, o custo da dívida, mesmo em moeda local, representa em última instância um custo em dólares. Também dei umas checadas nos ratings para ver se estão batendo, Vale e Klabin (uma BBB e outra BB+ se não me falha a memória) e valores muito próximos, pequenas diferenças explicadas por custo de contratação (risco país subiu) e modalidades de créditos mais baratas (esses ratings não anulam o trabalho de checagem em todo caso). Mas estou indo para um caminho interessante. A Tabela é a seguinte. Na primeira coluna temos os Juros nos EUA para títulos corporativos de 10 anos.

Rating Média (2015/2019) Risco País Juros em US$ Diferencial Inflação Juros em R$
Aaa/AAA 0,61% 2,97% 3,58% 1,04% 4,62%
Aa2/AA 0,84% 2,97% 3,82% 1,04% 4,85%
A1/A+ 1,03% 2,97% 4,00% 1,04% 5,04%
A2/A 1,14% 2,97% 4,11% 1,04% 5,16%
A3/A- 1,38% 2,97% 4,35% 1,04% 5,39%
Baa2/BBB 1,77% 2,97% 4,75% 1,05% 5,79%
Ba1/BB+ 2,70% 2,97% 5,67% 1,06% 6,72%
Ba2/BB 3,30% 2,97% 6,27% 1,06% 7,33%
B1/B+ 4,15% 2,97% 7,12% 1,07% 8,19%
B2/B 4,99% 2,97% 7,97% 1,08% 9,05%
B3/B- 5,99% 2,97% 8,96% 1,09% 10,05%
Caa/CCC 8,03% 2,97% 11,00% 1,11% 12,11%
Ca2/CC 9,94% 2,97% 12,91% 1,13% 14,04%
C2/C 13,00% 2,97% 15,97% 1,16% 17,13%
D2/D 16,80% 2,97% 19,77% 1,20% 20,97%

A abertura que fiz é a seguinte
Juros nos EUA + Risco País = Custo da dívida em dólar para empresa brasileira
Custo da dívida em dólar + diferencial de inflação = Juros em R$, que é o custo final

Como não tenho notícia de empresa brasileira além de BBB (a Ambev que pensei que fosse acima é BBB), pensei em deixar as opções abaixo:

BBB (4,75% em dólar, 5,79% em reais)
BB (6,27% em dólar, 7,33% em reais)
B (9% em reais)
CCC (12% em reais)
C (17% em reais)

Isso assumindo o cenário base da perpetuidade de inflação de 3% e risco país neste patamar. Alguém pode pensar em reajustar o risco da perpetuidade caso ache conveniente.

Outro decidi fazer a planilha de múltiplos, coloquei o básico, mas dá para colocar muita coisa, gráficose coisa do tipo, e é coisa fácil, idéias são bem-vindas aqui. Estou no seguinte estágio:

Pelos cliques na planilha, deve ter uns 3 ou 4 baixando a planilha, então agradeço a ajuda dese pessoal e de quem mais quiser opinar.

10 curtidas

Gráfico dá problema na hora de importar para o excel, uma pena, deixei os seguintes indicadores

PSR
EV/Ebitda
P/VP
P/L Projetado
DY
Margem Ebitda
Margem Ebit
ROC
D/E (D / (D + E)

Não consegui pensar em mais nada. Seria bom testar essa semana com alguma empresa. Lembro que semana passada fiz uma enquete, vou fazer outra e adicionar uma terceira empresa no lugar da SAPR que foi escolhida:

  • LREN
  • LAME
  • MYPK

0 votantes

5 curtidas

Vamos de LREN.
Se alguém quiser contar o final do filme, sou todo ouvidos. :slightly_smiling_face:

8 curtidas

Penso que está muito bom o raciocínio. Não consegui enxergar algo para acrescentar :rofl:

2 curtidas

Difícil é achar empresas para comparar com a Renner. Melhor varejista do mundo? Já tenho uma idéia de preço, falta afinar agora com outras empresas ou mercados similares. Quais empresas seriam boas comparações na opinião de vocês?

Outra coisa é esse IFRS 16, haja paciência para tanta firula.

1 curtida

Pensaria em GUAR e C&A

3 curtidas

Cheguei a um valor que considero bem ponderado para LREN, vou enviar a planilha com o FCD mas sem a aba de múltiplos, ainda estou trabalhando nisso, havia feito, decidi refazer e agora talvez refaça de novo.

Captura de Tela 2021-01-20 às 16.30.28

Só um insight na questão do comparativo: acredito que podemos dividir as varejistas brasileiras em dois grupos simples: investimento estrangeiro e investimento nacional. Isso ocorre não apenas nos múltiplos de avaliação, mas também na análise fundamentalista que tende a ser bem superior. Os dois principais nomes seriam Lojas Renner e Arezzo, ambas se aproximam mais das melhores empresas do mercado americano. Cheguei a colocar a Guararapes do lado e é uma pechincha, com a ressalva porém de que também possui um retorno bem inferior sobre o capital investido. Mas peguei uma das melhores empresas americanas, só para entender se o valuation estava realmente além como havia previsto. O resultado foi mais ou menos este:

Captura de Tela 2021-01-20 às 16.40.08

Achei interessante pois os valores se assemelham, embora a Ross esteja em dólares (é 5x maior), mas são números muito próximos como em vendas (10,4 contra 11,6), valor de mercado (34,2 contra 41,2). Os múltiplos também estão razoavelmente próximos. Indicariam que a Ross deveria ser uma empresa em algum grau superior a Renner. Mas o fato é que é bastante superior. O principal indicador, o ROC, é quase a metade da americana (172 contra 33,6), o giro de capital igualmente (1,6 contra 3,3), e embora a margem ebitda seja levemente menor, o conjunto destes dados informa uma superioridade muito grande. Não entrou na tabela, mas outro fator seria o custo de capital, tanto o custo de capital próprio quanto o de terceiros deve ser pelo menos 2,5% a 3,0% menor do que o da Renner.

Há outros detalhes que poderiam ser comentados no processo de precificação, mas como são secundários, vou deixar para que avaliem por si mesmos.

13 curtidas

Muito bom.
2/3 das minhas roupas são da Ross rs. E olha que já tem alguns anos desde a última vez que fui pros EUA…

3 curtidas

3 curtidas

Segue a versão 0.95, fiz algumas alterações e imagino que dê para fazer ainda algumas até a 1.00 definitiva.

Fiz uma mudança de nomeclatura de Nopat para Ebit (1-t), que são a mesma coisa, mas dessa forma fica alinhado com a nomeclatura que o Damodaran usa nos textos dele. Facilita caso alguém esteja estudando por essa fonte.

Inclui a equivalência de ratings da Fitch global e nacional em nota. Exemplo: BBB = brAAA

Inclui o upside logo abaixo do preço alvo

Inclui a aba de múltiplos, que vou considerar em período de testes. Uma coisa que ainda não está certa foi a exclusão de indicadores como P/VP, P/L e ROE, isso porque para dar esses dados de forma consistente, seria preciso construir todo um modelo de FCFE (lembrem que é uma planilha de FCFF), e até por ser um modelo com muita margem de erro, não dá para fazer um puxadinho. Então tentei resumir ao absolutamente essencial em relação aos múltiplos:

EV / Capital Investido
ROC
Vendas / Capital
Margem Ebitda
EV/Ebitda
EV/Ebit

E inclui o EV/Ebit (1-t) ajustado pela inflação para os 10 períodos seguintes da empresa. É uma espécie de P/L, mas que considera capital próprio e de terceiros. Tudo calculado automaticamente, só precisa incluir os dados financeiros das empresas que serão comparadas.

Como fiz muitas mudanças, provável que tenha que testar de novo e ver o que pode ser melhorado. Depois penso em uma nova empresa e adiciono à enquete, acho que LAME e MYPK que ainda ficaram pendentes…

6 curtidas

Sensacional! Adoraria ver as duas (lame e mypk) sob está lupa.
Se puder tb fazer da doce SMTO?

Obrigado!

3 curtidas
  • LAME
  • MYPK
  • SMTO

0 votantes

2 curtidas

Adicionada!

2 curtidas

Só um aviso, não me responsabilizo por decisões financeiras tomadas com base nessas análises. :grin:

LAME e MYPK vão ser mais fáceis, SMTO vai ter um pouquinho mais de trabalho por ser commoditie, mas se for escolhida, já tenho uma base de dados dela que acho que adianta meio caminho. Sem preferências da minha parte, quanto mais indiferente, melhor para a análise.

8 curtidas

Vendo as análises que o @cadu posta, fico pensando em como esses indicadores são familiares e se seria válido excluí-los. Estou nesse dilema. Não mexi mais na planilha desde o último ajuste, mas gostaria de entender a demanda.

Apenas uma explicação, não tem como trabalhar com lucro liquido futuro sem montar uma planilha de FCFE, que é complexa, restam três opções e gostaria de colher algumas opiniões, se possível.

  • Manter o pragmatismo e excluir os indicadores
  • Incluir os dados do último exercício para P/L, ROE e P/VP
  • Incluir uma média dos últimos 10 anos do ROE e P/L e P/VP com base no último exercício
  • Incluir, mas deixar editável caso queira normalizar
  • Pára de frescura (voto inválido)

0 votantes

A primeira opção é estóica e a mais consistente com modelo, a segunda opção não precisa adicionar nada, mas pode não servir muito, a terceira teria que incluir o patrimônio líquido dos ultimos 10 anos mas não é muita coisa também, pois estou cortando outras coisas pra facilitar como as entradas no caixa líquido de investimentos que devo unificar 4 campos em 1, a terceira é só uma lista de seleção e uma fórmula pra ajustar P/L a valor atual e valor justo, não é difícil, mas é algo a mais pata pensar.

O que acham?
Aliás, pergunta, alguém usando a planilha, estudando por ela, alguma dúvida ou sugestão? Semana que vem começo a MYPK.

4 curtidas

Votei na média dos últimos 10 anos, mas acho que é um período grande de tempo. Acredito que uma média dos últimos 5 anos já seja atrativo.

6 curtidas

Pensando assim, daria para fazer uma caixa com opção de 1, 5 ou 10, não seria difícil. Talvez uma coisa faça sentido aqui e não ali.

5 curtidas

Sr. Fouquet, estou estudando sua planilha. Comecei a me interessar pelo método do valuation depois que conheci esse fórum. Estou engatinhando no assunto ainda.
Só não estou conseguindo acompanhar o nível dos debates, a evolução da sua planilha. Por isso não votei, porque seria apenas um palpiteiro.
Admiro seu trabalho e do Cadu :wave::raised_hands::+1:

6 curtidas

Aliás, tem livros e materiais para caramba. Você já indicou alguns. Qual primeiro livro que você indicaria? (Digo, entre o Damodaran e o Povoa) Não tenho formação na área contabil, financeira, mas tenho conhecimentos básicos de contabilidade financeira (entendo as principais demonstrações, BP, DRE, DMPL, DFC).

2 curtidas

Não conheço o do Póvoa, deixei por indicação do @tygoufaynanchal. O do Damodaran é muito bom também. Se você tiver bom conhecimento em inglês, consegue pegar muita coisa no site dele de forma gratuita e na internet em geral. Aliás, um dos motivos de ter feito a planilha foi esse, que é reunir a parte prática, os dados essenciais e deixar a necessidade imediata de ir preenchendo os dados na planilha ir conduzindo por outros conceitos. O básico mesmo é saber um pouco de contabilidade e análise de balanços. A partir daí dá pra chegar no resto, mas é um caminho meio infinito esse se você se deixar levar, indo em http://pages.stern.nyu.edu/~adamodar/New_Home_Page/home.htm, você vai ver que o Damodaran perdeu o juízo há muito tempo.

Aliás, acatando as sugestões, dei uma boa personalizada. Coloquei a maior parte dos indicadores com opções de médias históricas.

Só que agora está dando pau na hora de importar para Excel, não faço idéia o que seja.

6 curtidas