Política (Part 1)

se vc estiver comparando com o primeiro ano do governo fhc, concordo. Não há o que discutir.

Agora se comparar com o primeiro ano do segundo governo fhc por exemplo, todos os índices estavam piores. E para conseguir estabilizar o plano real, a dívida publica explodiu. Desde então, o brasil perdeu o controle e virou esse monstro que suga o nosso orçamento.

Isto só ocorreu no final por conta do avanço do Lula como o candidato mais favorável à vencer as eleições, o que fez o dólar disparar por conta do temor do mercado.

2 curtidas

O Plano Real obteve êxito no controle da inflação, porém teve como consequência a desnacionalização da indústria brasileira e o crescimento rápido e acentuado da dívida pública interna – já que a taxa básica de juros permaneceu elevada. Dados do Banco Central apontam que em novembro de 1997 a taxa Selic atingiu o nível recorde de 45,67% ao ano.

A dívida pública interna cresceu a um ritmo médio de 24,8% ao ano no primeiro mandato de FHC. Ela subiu de R$ 43,5 bilhões, em 1995, para R$ 188,4 bilhões, em 1998.

1 curtida

divida%20publica%20brasil

divida%20publica%20brasil%20fhc

Estes gráficos por si só não querem dizer muita coisa. O que interessa mais é o déficit público. Ou seja, o governo arrecadando mais do que gasta.

Imagem2

3 curtidas

Pensando assim você aposta e confia na volta do PT como solução ? sendo que o time do PT ja tinha antecedentes criminais antes de assumir, infelizmente o povo e a justiça faziam vista grossa, o time atual eu desconheço problemas graves, quanto ao futuro eu não tenho bola de cristal.

2 curtidas

@rrfo Você tem razão nos pontos que colocou, mas concordando ou discordando, é preciso compreender porque tudo isso aconteceu e, mais importante, que foi através deste processo que alcançamos a estabilidade monetária sobre a qual o governo Lula prosperaria.

Como disse o Cadu, o Brasil vinha de um cenário de hiperinflação. Para tentar controlar os preços, criaram o regime de câmbio fixo, que era a tentativa de manter uma determinada paridade cambial com a moeda estadunidense. Agora isso é muito difícil, são duas moedas flutuantes e descorrelacionadas, como tentar caminhar com os dois pés ao mesmo tempo. Isso resultou na necessidade da elevação das taxas de juros para conter a expansão monetária e no déficit monstruoso em conta corrente, pois o real vivia sobrevalorizado. Em 1999, para se libertar destas amarras e poder emitir dinheiro a vontade, acabaram com o câmbio-fixo, esperava-se que o Brasil voltasse a hiperinflação na mesma hora. O primeiro impacto foi a desvalorização do real em relação ao dólar, como então já tínhamos uma grande fatia de importados, isso gerou uma inflação de importação, que é o que marcou esse segundo mandato do FHC. No entanto, houve um efeito psicológico marcante sobre a estabilidade do real e os preços se mantiveram estáveis. Enfim, eu mesmo não concordo com nada disso, mas é preciso reconhecer que o objetivo foi alcançado: estabilidade da moeda.

5 curtidas

Moss… quem tá falando em PT de volta? O Petucanismo é reponsavel pela nossa desindustrialização, pela concentração bancária e alta concentração de renda.

Então, a discussão toda em si começou pq eu discordei que o Lula pegou um governo com as contas ajustadas (inflação controlada). Comparado com o que tínhamos em 1994, beleza. Mas comparado com o que temos hoje (inflação a 2-3%), e com a tendencia de alta que ela vinha sofrendo entre 2000 - 2002, aliado a um alto índice de desemprego, não acho justo.
Então, assim como foi marcado nas eleições de 2002, o debate era em torno de uma preocupação com o que vinha pela frente.

Apenas isso. Concordo que são épocas difrentes e que existiu um preço a ser pago pela estabilização da moeda como vc muito bem colocou. Acontece que existe uma super defesa em cima do FHC por ele ser o querido da grande mídia, e alguns dados não são passados de forma honesta. Além de ser o maior responsável pelo aumento da nossa dívida publica (e nada tem a ver com eleição vencida pelo Lula), como também foi onde tivemos o maior aumento da nossa carga tributária.

3 curtidas

Algum dos ministros do lula paz e amor prestou conta ou fez conta camorra.

2 curtidas

E a comparação que eu fiz não foi nem com 1994 nem com 2002, foi 1º mandato Lula com o cenário atual da Argentina. É inegável que a Argentina está em uma situação muito pior.
Também não sou defensor do FHC, na verdade sou contra o inchado do estado que vem sendo praticado desde os militares. O crescimento do Brasil é sempre puxado por investimentos do estado, cria uma dependência. Nunca houve incentivo ao empreendedorismo e aos investimentos privados. E é isto que está tendando se fazer atualmente.

4 curtidas
4 curtidas

Privatização ou Concessão, a esquerda não sabe definir ou são bandido mesmo, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas esclarece.

2 curtidas

É o espelho do PT na Argentina é o esperado, se estava com o pé na cova o velório esta anunciado.

2 curtidas
9 curtidas

Não concordo com a maioria das suas idéias rrfo, mas quanto a FHC eu penso da mesma forma. Os petralhas não pegaram o país tão redondinho, os primeiros anos contrariando o espírito petralha, eles economizaram e melhoraram as finanças do país principalmente por causa do Henrique Meirelles.

1 curtida

Argumento porco hein, trocamos a inflação pelo financiamento do estado através de dívida… é natural esse crescimento, antes se “tributava” através da inflação, após isto passou a ser através de juros.

Infelizmente querendo ou não, ou é inflação ou é juros. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Mas correr é ainda melhor…E estes juros diminuem quando há menos demanda por dinheiro pelo maior sugador de dinheiro chamado Estado, é por isto que estamos com juros baixos atualmente.

1 curtida

Um fato cotidiano de um detalhe que se repete em várias outras questões e é o motivo pelo qual esse país não tem a mínima condição de dar certo.

Viajei hoje para uma cidade vizinha a 100km para ir e voltar no mesmo dia. Fui parado na ida e volta por barreiras de blitz…

Finalidade: Multar e deixar na estrada quem está realizando transporte de passageiros, para proteger o mercado de empresas de onibus que esão sofrendo com a concorrência “criminosa” de pessoas que resolveram se comunicar através da tecnologia e reduzir custos, tempo e aumentar conforto.

Um amigo me relatou que pediram documentos dos passageiros para verificar se eram parentes, a que pontos chegamos…

Esse país tem horror a competição e ama corporativismo, vai continuar levando 7x1 atrás de 7x1

3 curtidas
7 curtidas