Todo o mundo suspeitava.
Estava lendo essa entrevista do Iamarino para a BBC (ela é comunista ou não? Perdi a conta dos órgãos de imprensa comunista …) … enfim, achei a resposta dele para essas duas questões bem interessantes.
O que acham, principalmente da primeira pergunta? Coronavírus vai adiantar a evolução da nossa forma de trabalhar remotamente e nos serviços on-line?
BBC News Brasil - Mas o que será diferente? Por que você diz que o mundo do fim de 2019 “acabou”?
Iamarino - Bem ou mal, involuntariamente, o mundo inteiro está passando por um experimento agora. A gente está vendo como diferentes regimes políticos, sistemas de organização social e diferentes medidas funcionam contra o coronavírus e grandes problemas de saúde pública.
A gente está vendo países que jamais cogitariam isso em outras situações, como os Estados Unidos, aceitando que é necessário dar um suporte financeiro grande para seus cidadãos e distribuindo dinheiro. Empresas descobrindo o quanto as pessoas produzem ou não trabalhando de home office . Escolas descobrindo o quanto os alunos aprendem ou não por conta própria, em casa, e qual o valor ou não de usar o ensino à distância.
A gente está descobrindo o que são os serviços essenciais, e estamos voltando a entender o valor de ciência, da mídia (profissional) e dos serviços de saúde. E de sistemas que são fundamentais desde sempre, mas que, em períodos de bonança, são fáceis de negligenciar.
O sistema de saúde de vários países vai ter que ser reavaliado. Garanto para você que o sistema de saúde norte-americano vai ter um estresse maior que o do resto do mundo, inclusive pelo modelo (sem saúde publica universal) de tratamento que eles seguem.
A gente vai descobrir quais são as vulnerabilidades que o regime de trabalho moderno, com terceirização, com trabalho por aplicativo, cria num momento desses. A gente vai descobrir mais cedo também a importância de se usar sistemas de venda online, de pagamentos sem contato e outras coisas.
Mudanças que o mundo levaria décadas para passar, que a gente levaria muito tempo para implementar voluntariamente, a gente está tendo que implementar no susto, em questão de meses.
Então, independentemente da progressão da pandemia e das mortes que podem acontecer ou não, só as mudanças para se adaptar a ela já estão adiantando ou atrapalhando alguns passos que a humanidade daria nas próximas duas décadas.
E ainda tem — e isto está em aberto e a resolver — qual vai ser o trauma das pessoas. O que é que este período de confinamento fará conosco, se a relação entre os familiares aumenta ou diminui. Como as pessoas vão suportar esse período de isolamento, que valor que a gente vai dar para uma reunião, um almoço, uma festa, algo assim.
Tudo isso vai ser muito diferente quando a gente sair do surto
BBC News Brasil - O que aconteceria com a economia se nada fosse feito?
Iamarino - Vamos supor que a gente seguisse a recomendação de alguns e, no máximo, isolasse os idosos ou fizesse algo assim.
Numa realidade dessa, se você é dono de uma empresa e os seus funcionários pegam a covid-19, em menos de um mês a empresa inteira estaria contaminada, pelo menos 10 a 20% dos seus funcionários precisariam ser hospitalizados.
Os outros 80% vão ter graus diferentes de complicação, e alguns vão precisar trabalhar de casa, ou parar de trabalhar por causa de febre, dor de cabeça, dor no corpo.
Então, mesmo se a gente não fizer nada, se a covid-19 chega numa empresa, parte dos funcionários some. Parte não vai ter condições de trabalhar, e a parte que ficar trabalhando não vai ter nem a moral, nem o estado de saúde para render o que rendia. Mesmo que a gente não fizesse nada, a economia já ia sofrer e muito com a queda de produtividade.
Então, é uma realidade que nos foi imposta, na verdade. Quem está tentando manter a economia de 2019 está se recusando a aceitar essa realidade. Na verdade a gente já deveria estar virando a chave e tentando entender como sair do outro lado.
Dando um exemplo meu: tem um restaurante aqui perto de casa que frequento regularmente. Não cheguei para eles e falei “Olha, quando o covid-19 vier, não feche”. Porque eu sei que não existe essa possibilidade. Eu falei para eles: “Avise seus clientes que você faz entrega. Já vai testando os diferentes aplicativos de entrega para ver quem cobra a melhor taxa. Já prepara as pessoas que trabalham na cozinha para revezar turnos, e se prepara financeiramente, por que vai ser um impacto grande”. Tenho que aceitar que isso aconteceu e mudou
outra reportagem com viés.
se alguém tem curiosidade assista a coletiva.
No meu caso, nessa uma semana, notei algumas coisas:
-
estou desenvolvendo de casa. Meu rendimento nessa primeira semana notei que aumentou muito. Sem pessoas na volta, sem interrupções.
-
estamos descobrindo quantas reuniões poderiam ter sido uma vídeo chamada rs.
-
deslocando as pessoas direto para os serviços no local. Esta, por enquanto, funcionando muito bem. Ganhamos o tempo que perdíamos indo todos para o escritório.
Não sei se o lugar certo é na política … mas política, pra mim, não é só partido rs.
Ele usa como fonte o Estadão. Aí vc vai ler a matéria, e a fonte deles é anônima. Ou seja, os caras metem um fonte confidencial, e escrevem o que quiserem, e os outros jornais vão replicando.
O que é com viés? Todo mundo que não concorda contigo?
O biólogo dando palpite na economia não entende. Mtas empresas podem continuar “tocando” com apenas 80% da sua potencia sem quebrar, pois o giro continua. Porem mtos negocios não podem parar 2 meses, pq sem giro quebra.
vc assistiu a coletiva?
minha base é em relação a coletiva de ontem.
Me lembrou bem a fake news que o Estadão espalhou do Buffett ser acionista da Irb. E todos os outros meios de comunicação replicaram a coisa, usando a mesma matéria do Estadão, e que citava tal fato com base em uma fonte anônima.
O próprio ministro da saúde ontem na coletiva criticou bastante este papel da imprensa.
Não discordo de vc … jornalismo brasileiro ta preguiçoso demais. Lasca uma fonte anônima ou cita o que outro jornal falou. Verdade.
Sinal dos tempos, de ter que passar notícias em tempo real, sem ter como trabalhar mais a matéria.
Minha ex é jornalista e atuou um tempo na área política … esse convivo deu pra ver como é a rotina deles nessa época de internet.
Ok, sabemos disso … nem quero voltar nessa discussão. Estou falando de mudanças na forma de trabalhar, comprar, etc … que podem ser muito modificadas nesse período de corona vírus … mesmo depois de passar a quarentena.
Se vc sabe q o jornalismo está ruim pq espalha a noticia com os problemas já citado.
Se vc sabe a diferenca de trabalhar com menor potencia e parar literalmente, pq divulga essa informação como se fosse uma verdade.
Sinceramente eu não estou te entendendo.
Não me atendei a esse detalhe que o Cadu falou. Simples assim.
Concordo com ele, carece de fontes. Foi usada a velha fonte do jornalismo preguiçoso (ou sem tempo, com a pressão pra sair a matéria) … fonte anônima e outro jornal.
Partidos políticos com lideres de cérebros retrógrados sem amor a pátria e com sede de poder preparam caminho para expansão de domínio comunista ou melhor criando formas de mascarar a corrupção fragilizando o pais.
Verinha cada dia passando mais vergonha…jornalismo ideológico não dá ![]()

Ainda bem que temos um ministro da Saúde e governadores que não são despirocados.