Política (Part 1)

Eu vi!! A síndrome de morte por pneus estourados!!

imagem

Sensacional!!! Muito engraçado quando os bots tão tilt rs

2 curtidas

Eu vi agora pouco em um canal do YouTube ( seu mizuka ) postando a certidão de óbito justamente desse caso aí e na certidão consta morte por coronavírus. Se eh verdadeira a certidão eu não sei, mas que tem o decreto de Dória de que todas as mortes no estado de SP devam ser inicialmente classificadas como mortes por conta corona vírus isso tem.

1 curtida

Hahaha!!!

Fake total, surgiu centenas de bots postando a mesma coisa. Essa certidão é fake certo.

Depois pública esse decreto do doria aqui

1 curtida

Achei isso:

1 curtida

Saudades dos tempos em que Bots eram só no CS !!

2 curtidas

Eh uma resolução da secretaria de segurança de sp:

1 curtida

É o mesmo que publiquei acima. Antagonista não é fonte confiável, péssimos jornalistas que foram praticamente expulsos de redação e fundaram esse site.

1 curtida

Pode ver que a própria matéria do antagonista admite isso. Teor completamente diferente da chamada:

A norma estabelece ainda que, “todo cadáver, com suspeita ou não de infecção pelo Covid-19 (novo Coronavírus), em ambientes extra ou intra-hospitalar, sem nenhum indício ou suspeita de crime, ficará sob responsabilidade do Serviço de Verificação de Óbitos do Município (SVOM)”.

A resolução fixa medidas de enfrentamento e contenção ao Covid-19, no âmbito da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, nos seus Institutos Médico-Legal e na Criminalística.

O governo diz que as regras são para resguardar a saúde dos servidores da perícias criminal oficial, e também para reduzir as possibilidades de contágio e disseminação da doença”. Espera-se que a medida não propicie eventual inflamento das estatísticas

/////////

Olha aí a conclusão da matéria contrariando totalmente a manchete.

Ta SERTÚ … confiável eh o estadão, folha e uol :joy::joy::joy:

2 curtidas

Não precisa confiar … basta ler o decreto e a conclusão da própria matéria do antagonista.

Lembro no mestrado na faculdade. Um amigo fez um bot, mulher, e colocou pra conversar com um amigo nosso …

Ele passou a tarde conversando com a bot :rofl::rofl::rofl::rofl:

2 curtidas

Segue meu comentário caro @luizlh

Veja uma.refutaçao do que vc aduziu sobre o fato do funcionalismo nao ter.aumentado seu salario

O trecho principal do texto:

A diferença salarial entre o que é pago para um trabalhador no setor público e privado aumentou nos últimos 32 anos. Entre 1986 e 2017, o salário médio mensal de quem trabalha no setor público cresceu 23,5%, em média, passando de R$ 3,4 mil, em 1986, para R$ 4,2 mil, em 2017. Já os rendimentos do setor privado se mantiveram praticamente estáveis no período: foram de R$ 2,5 mil para R$ 2,4 mil, no mesmo período.

Isso mostra justamente o que eu falei (abaixo), mas não é que aumentou o do servidor é que o salário da iniciativa privada foi achatado e o do servidor teve correção somente a partir de 2003 como a propria reportagem diz.

alquimista:

No serviço público isso não acontece, então, ao longo dos anos, a diferença foi aumentando. Mas não porque o salário do servidor aumentou. (isso é outra discussão que eu vou entrar mais tarde). Não aumentou mesmo. É porque relativamente o salário da iniciativa privada diminuiu.

Segundo a pesquisa do Ipea, as remunerações no setor público ficavam estagnadas ou eram decrescentes de 1986 a 2002, mas passaram a crescer entre 2003 a 2014. Neste último, elas começam a se estabilizar. Se consideradas as três décadas de levantamento, o ganho real anual dos servidores público é de 0,73% ao ano.

E um detalhe. Chegaram a ser descrescentes em um período de 1986 a 2002. (16 anos) sendo que boa parte deles (inicio) foi um periodo bem mais inflacionário que o restante. Isso chega a ser contraditório com o próprio titulo da reportagem. E justamente começou a ser crescente desde 2003 pois foi ai que entrou uma leva maciça de servidores com mais alta qualificação. O Governo aumentoou o salário e atraiu mais gente da iniciativa privada.

luizlh:

Outra questao a ser levantada…o teto prescrito na CF ja foi aumentado inumeras vezes.

Sim, foi. Em que período? Inúmeras vezes desde 1988?Se sim, eu concordo e qual a conclusão? Ainda bem que tem teto. A iniciativa privada tem teto? Se vc disser que alguns abusos precisar ser corrigidos eu estou de acordo.

luizlh:

Terceiro, coloquei inumeros links demonstrando o salario exacerbados de servidores. O Banco Mundial fez uma pesquisa com 57 paises…e advinhe só. Brasil lidera com os maiores salarios do funcionalismo publico.

Vários pontos a considerar.

1. Esse relatório do banco Mundial foi encomendado pelo Governo para levar à mídia no auge da apresentação da reforma da Previdência. Não digo que contém inverdades, mas muito tendencioso. A Estatistica mostra aquilo que vc quiser.
  2. Sim, o salário do servidor publico federal é mais alto que a média e um dos motivos é para atrair pessoal mais qualificado. Se de agora em diante o Governo quiser pagar menos ou igual a iniciativa privada ele pode. Será que ele vai conseguir? Vejamos:

Apenas para dar um exemplo. Um concurso público para médico (estadual nesse caso) em RR só começou a ter atratividade quando elevaram o salário para 20mil. Isso há uns 5 anos mais ou menos. Há outros exemplos disso. A mão-de-obra mais qualificada está nos grandes centros. Quantos querem ir trabalhar na fronteira?

Só para iniciar o assunto os maiores salários do serviço público não vem do pessoal que está desempregado e procura emprego, faz o concurso e passa. Geralmente, com todo o respeito, se a pessoa está desempregada ela procura os concursos menos concorridos primeiro. Ela vai subindo a medida que ela começa a se ajeitar. Quem entra nos maiores, na maioria, são aqueles que optaram saindo da inciativa privada, universidades, etc.
Deveria ser o contrário?Há ciclos. Deixa a economia voltar a empregar que logo podemos ter o movimento inverso. Ninguém quer ficar sentado estudando para concurso se pode procurar coisa melhor na inciativa privada. O que eu falei só acontece quando a inciativa privada não emprega e o Estado precisa repor seu funcionalismo e começa a empregar. Se o Estado não repusesse ia ser pior o desemprego.

Um engenheiro que trabalha em uma empresa privada nível sênior com a experiência que tem deixaria a iniciativa privada para ir pro serviço público pelo mesmo salário? Ele tem que pesar muito bem se vale a pena. Eu começaria a pensar no caso se o salário fosse ao menos 30% maior e se fosse para ficar na mesma cidade. Se tivesse que mudar de cidade o prêmio de risco teria que ser maior. Tem suas vantagens e desvantagens. Primeiro delas é se submeter a sair da sua cidade e ficar longe da sua família, podendo ir trabalhar no interior do Acre, por ao menos 10 anos, sem desmerecer aquela cidade maravilhosa. Mas para quem é de SP pensaria duas vezes pela distância. Segundo, na iniciativa privada você tem um maior reconhecimento pelo que faz e os benefícios são melhores (previdência privada, plano de saúde, FGTS), em relação ao serviço público onde vc ganha salário seco (tem apenas a estabilidade para substituir o FGTS). Terceiro, na iniciativa privada, como já disse, o céu é o limite em termos salariais. Não sei vc, mas certamente deve ter pesado tudo isso e preferido permanecer na sua profissão que é o que eu faria também. Acho a advocacia mais desafiante e recompensante.
Eu conheço bem a área do Direito, tem advogado que nunca pensaria em ser juiz/promotor. Ele ganha muito mais se quiser. São poucos? Sim. Assim como juizes são poucos perto do número de todos os servidores públicos. E esses advogados também são poucos perto de 1MM de advogados que tem o Brasil. Isso falando de advogados. Não estou me referindo a bachareis, pois aí o número explode.

Vamos reconhecer a realidade brasileira. E aqui eu peço vênia ao que vou falar. É triste, mas é a realidade. Ainda falta gente qualificada no mercado de trabalho, o que não ocorre nos países desenvolvidos onde a concorrência é alta entre profissionais e a formação é muito melhor que aqui. Lá a disparidade é menor. Sem dúvida.

Poucos de nossos engenheiros (vou falar pelo que conheço bem) se comparam com os de países desenvolvidos. Falta gente qualificada e com boa formação. O Sr. Lula com o ensino superior deu acesso fácil FIES (mérito) mas sem se preocupar com a qualidade do que viria (péssimo).
A iniciativa privada quer formar o aluno e pronto. Até o mestrado se banalizou. Quanto mais fácil melhor para ela. Imagina se uma faculdade privada começar a cobrar muito do aluno. Sabe o que acontece? Hoje o que vale para muitos é ter um diploma de graduação, sem se importar com a qualidade. Boas empresas sabem disso e não contratam apenas por ter curso superior não. Ela quer qualidade na formação de quem contrata para seu primeiro emprego. Depois a experiencia começa a falar mais alto quando já se passar mais tempo de carreira. Fui professor universitário na rede privada mas preferi sair, ou melhor fui obrigado a sair, senão iria reprovar 30% da turma. Inaceitáveil isso para a faculdade. Imagina. E não pode falar que era um pessoal de baixa condição financeira. Consegui ver a diferença que existe entre as universidades públicas e privadas. (Antes que pensem, sempre estudei em escola pública, desde o primário). Muita diferença em termos de qualidade de ensino. Não de estrutura.

Quem já teve a oportunidade de participar de um processo seletivo em uma grande empresa pode dizer que não é fácil também. Compare o salário nessas empresas, que são poucas, com a outra maioria da iniciativa privada. Vai haver diferença também. Diria uns 30% maior. O nível de exigência é alto também para o mesmo cargo. Agora, tenta tirar um profissional dessas empresas grandes/multinacionais. O serviço público tira pagando melhor que elas. Se for oção do individuo. E não é muito mais alto o salário não. essa migração da inicativa privada para o Estado foi acontecendo aos poucos. Não foi de repente. E a maior parte do executivo não é formada pelo pessoal do Direito e sim por engenheiros,economistas, administradores, contadores e outras áreas.

No passado, os maiores salários eram de juízes e promotores apenas. A medida que aumentou a concorrencia, foi elevando o nível do pessoal formado em Direito ao longo dos anos para obter aprovação. Hoje não se exige apenas mais curso superior para ser juiz. Tem que possuir, ou um mestrado/pós ou experiência na área por 3 anos, no mínimo. Em um certame desses sobram vagas. Com tanta exigência apenas os mais bem colocados passam e isso ainda acontece. Uma coisa puxa a outra. Se exigir cada vez mais no concurso em termos de conhecimento isso vai puxar o salário para cima. Se o Governo diminuir o salário de entrada pode ser uma saída. É isso que deve acontecer. Só que é bem provável que a iniciativa privada fique com os mais qualificados. É o mercado. Não tem como mudar isso. É um trade-off para o Governo.

O Governo Federal não barganha como acontece na iniciativa privada em que quando há oferta alta de profissionais, implica salário de entrada menor. O Governo sempre selecionou o melhor que ele pode no mercado por meio de concursos muito acirrados. O Governo precisa desse nível de profissional atualmente, mais ainda do que na época que entrei. Quando o salário não for mais atrativo, as grandes empresas é que vão pegar esses profissionais antes deles pensarem em concurso.
Uma outra coisa. Quando o servidor público consegue obter, a duras penas um reajuste para a carreira, repondo a inflação, todos, desde os níveis iniciais, também tem esse reajuste. Algo que não existe na iniciativa privada, pois ela vai defasando o salário de entrada ao longo dos anos e o aumento é dado apenas aos que estão na ativa. Ao longo do tempo essa diferença entre o topo e o piso se alarga. Já comentei isso antes. No serviço público as diferenças são menores.

Só para complementar, vivemos em uma terra de bandido e o que a Receita Federal, CGU, Polícia Federal, IBAMA recuperam ou evitam de prejuízo por ano já pagam seus salários anuais. Se não tivéssemos tantos sonegadores,corruptos e bandidos talvez não precisariamos desse pessoal todo com o expertise que possuem. Alguns vão se especializar nos EUA, Europa para trazer riqueza de conhecimento para cá.
Você acha que servidor público é bater carimbo e entregar intimação?

Você e outros colegas aqui já questionaram sobre a eficiência do serviço público. Vou aproveitar o tópico. Desculpe se me alongo.

Vamos lá. Nossa Justiça está entupida de processos. Por que? Porque tudo se judicializa e acaba indo parar até o STF. Até ação de ladrão de galinha. Pode isso? Nossa constituição permite isso. Nossas leis permitem muitos recursos. Você sabe disso. E quem fez a CF/88? Nossos juristas. Daí vem a primeira indignação com o serviço público ineficiente. E acredito, posso estar errado, que muitos advogados no mercado também contribuem para isso.

Eu te digo pela minha visão no Executvo que a razão da falta de eficiência está na falta de pessoal e nas nossas leis e processos administrativos. A falta de pessoal está sendo suprida com a melhoria de processos internos, já que alteração na legislação em busca de menos burocracia é um processo moroso. A quantidade de pessoal no serviço público no Brasil é mais baixa que em muitos países da OCDE. Pode verificar. Em parte, a legislação engessa muitos processos, pois estamos lidando com a coisa pública. Por outro lado, alteração de leis depende de nossos legisladores. Entidades dos servidores públicos já enviaram muitas propostas de mudanças na legislação para melhorar o sistema em busca de maior eficiência. Isso nunca é colocado na mídia. Talvez seja interessante. Por que a população não cobra mais eficiência do legislador, do que do funcionário público? Tem muita coisa pronta na gaveta deles. A cada 4 anos trocam os legisladores e a chance de voltar tudo na estaca zero é grande. Dependemos muito do que vem de cima. Seria um favor para nós servidores públicos a sociedade cobrar isso dos parlamentares. Agora imagina se houvesse rotatividade de servidor público também.

Reforma do CPP, Reforma Tributária são algumas das muitas iniciativas que já foram propostas pelos servidores públicos federais. No entanto, ainda não tiveram a prioridade devida pelo Legislativo.

O nível de burocracia aumenta á medida que aumenta o tamanho da organização e seus controles. E em um país com tanta corrupção como o nosso é natural aumentar mais ainda o controle e a burocracia. Você que é advogado deve saber como é a lei de Licitações. É um processo mais moroso de compras do que ocorre na iniciativa privada. E mesmo assim o empresário, o político, conseguem burlar. Há falhas nela? Sim, há, e mudanças tem sido propostas, também, nesse sentido.

Enxugar mais a máquina pública? OK. Para e pensa um pouco. Soluções fáceis como vc propõe e quem faz todo o resto? Privatiza tudo? Esse é o conceito quando falam em enxugar a máquina pública. Já deixei claro que o ensino superior privado é deficiente na qualidade técnica. Nem pesquisa faz. Publicação de artigos. Muito pouco mesmo. Até as universidades publicas pecisam melhorar nisso. Imagine as particulares. Quer privatizar segurança? Quer privatizar a saúde? Nos EUA ,hoje, os pobres nem estão indo procurar o sistema de saúde, devido a pandemia, pois lá é tudo privatizado. Se entrar no hospital sai com uma conta que nem a classe média consegue pagar. Não sou um defensor da estatização de tudo, mas se vc se preocupa com o bem estar da população então concorda que parte deve ser do Estado. Você conhece a CF/88 e sabe que lá há principios que se a maioria dos brasileiros soubesse que existem nunca iria permitir uma privatização de ensino, saúde e segurança e iriam reconhecer que a seguridade social é necessária. Estão querendo acabar com a aposentadoria de todos, empurrando para a iniciativa privada. Em parte eu não acho ruim, principalmente para quem tem educação financeira. E o resto da população?

Cuidado com sistema meritocrático. Na iniciativa privada só quem faz política tem os melhores cargos e não são os mais competentes. Só os amigos do rei possuem. No serviço público eu acho que isso não iria funcionar, pode depender de avaliação apenas de seu chefe. Se vc falar em parcela variável do salário por produtividade eu concordo. A Receita Federal propôs isso e o Governo até hoje não regulamentou.

Por que vc não pode colocar a cúpula da iniciativa privada CEO´s dentre os mais ricos? Só coloca a parte que interessa para o seu discurso? Estatistica!!!. Cuidado com a média que é burra. Se eu espremer mais esses números eu também posso chegar a conclusão que dos 40% mais ricos estão TODOS os advogados, engenheiros, administradores do Brasil, tamanha a nossa desigualdade e ainda restam 23% de servidores que nem nessa estatística entram. A iniciativa privada gera empregos? Perfeito. O poder publico não gera empregos? É o maior empregador do Brasil. Ah, não precisa deles? Então volta ao que falei antes. e privatiza tudo.

A iniciativa privada sofre com tributos? OK. A carga tributária nos paises desenvolvidos chega a 35% do PIB tbm. A corrupção aqui no país deixou estragos marcantes nos últimos 30 anos. E ainda deixa. Se tivéssemos o nível de corrupção dos países mais ricos iria sobrar muito dinheiro. E se vc acha que o servidor público paga pouco imposto vamos comparar com os profissionais liberais? Não quero comparar para fazê-los pagar mais. Não estou aqui para julgar isso. Pagamos assim como qualquer um que é CLT.

Sim. Concordo na adequação. E o patrimonio também tributado. Tributar a renda não sei até que ponto é viável. Há formas de vc ter renda não tributável. Escapam por aí. Complexo.

Todo esse assunto deveria ser parte de uma conversa de bar. Você pode não concordar com a maioria das coisas que eu disse em razão do que vc presenciou, leu e ouviu, ou viveu, mas apenas quis dar uma resposta ao seu post e mostrar um panorama do que presenciei até hoje. E quando a mídia colocar uma impressão sobre algo a respeito do serviço público veja o outro lado para vc sopesar e tirar melhores conclusões.

Procure conhecer o trabalho da Receita Federal, CGU, Banco Central, Polícia Federal, Ibama, e tantos outros tantos. Não tome apenas o judiciário como exemplo ou o legislativo. Eu sei que há incoerências, elas existem e digo que estão acabando desde 2003.

Precisamos da sociedade valorizando o serviço público, cobrando melhorias aos nossos parlamentares e tenho certeza que estamos melhorando ao longo dos anos. Se o pessoal ganha bem, pode exigir mais, cobre mais resultados, seja por escrito ou por meio dos parlamentares, mas não nivelemos por baixo aqueles que deram muito de seu sacrifício pessoal para chegar onde estão.

O Brasil ainda é um pais cheio irregularidades, mas também cheio de oportunidades para quem quer dar o seu melhor. Aqui não tem a mesma concorrência por empregos que há lá fora. Quem procurar se qualificar vai ter seu lugar seja na iniciativa privada ou no serviço público. É uma questão de opção. Não há melhores. Há escolhas.

Por fim, peço desculpas a todos se de alguma forma posso ter ofendido a algumas pessoas por algumas palavras. Não foi essa a intenção, mas apenas quis colocar uma realidade por que passei e tive a oportunidade de ver tanto na iniciativa privada, em uma grande empresa, como professor de faculdade privada e e agora como servidor público. Não sou melhor ou pior que ninguém. Estou aprendendo a cada instante aqui nesse fórum com muitos pontos de vista diferentes. Podem ter certeza que, assim como muitos outros servidores que conheço, eles estão trabalhando para mudar a sociedade que vivemos e não para, como se diz, “mamar” nas tetas do Governo. Isso, quando ocorre, é devido a uma minoria. Não tome o todo pela parte.

E, também, peço desculpas ao dono do fórum @cadu se sai do objetivo do grupo, talvez colocando um assunto impertinente. Fique a vontade para deletar. Apenas não quis deixar o colega sem resposta. Sinto-me no dever de contribuir com a imagem do servidor público, reconhecendo deficiências, inverdades e abusos que ocorrem, assim como mostrar um pouco do que está sendo feito e de como as coisas funcionam e que talvez a sociedade não consiga ver.

Como já disse, esse foi meu último post sobre esse assunto para não poluir o espaço. Caso queiram saber mais, seja para me criticar ou para tecer outros comentários, tirar dúvidas, fiquem a vontade no privado. Será um prazer conhecer e aprender mais também.

Obrigado

12 curtidas

Top !!! Quando eu falo que esse fórum é nota 1000000 poucos acreditam !! Obrigado pelas informações !!
Parabéns aos dois por levantarem este assunto !!

2 curtidas

Bem lúcidas as colocações. :clap:t2:

Acredito que este espaço é aberto a todos os pontos de vistas e discussões (as vezes acaloradas até demais kkkk), e também não tem essa de privado não, posta no fórum pra todo mundo poder ter acesso.

1 curtida

Vc está certo. É alto. Não tenho dados aqui fidedignos agora a respeito disso. Dentre os 3 (RGPS/RPPS/Militares) o dos militares é o maior e em razão das especificidades dos cargos deles. O nosso é o maior na sequencia. Mas eu preciso ver uma coisa com relação ao RGPS que acaba sendo menor o per capita devido ao denominador da conta ser maior sendo que nem todos contribuem ( aposentadoria por idade e rural). Ou seja, vc tem 10 contribuindo e 15 usufruindo o que acaba diminuindo o per capita. Eu preciso confirmar isso.

Tem muitas aposentadorias por idade no serviço público que são realmente incoerentes e isso era para ter terminado em 1998, salvo melhor juízo. Tenho colegas que se aposentaram com 46 anos por ter trabalhdo desde os 16 com carteira assinada, sendo 10 na iniciativa privada e mais 22 anos no serviço público. Jovem ainda. Isso acabou agora. Mas isso, salvo engano, acontecia também com a iniciativa privada até um tempo atrás. Agora, aposentadoria com menos de 55 não existe. Foram justos na reforma. Inquestionável.
Ou seja, nossos governantes anteriores não souberam administrar nosso Orçamento da Seguridade…Já sabem disso há tempos. Poderiam ter feito uma reforma muito suave ao longo do tempo e incluindo a expectativa de vida calculada pelo IBGE.
O problem é que tudo está na constituição. Aí exige quórum qualificado (PEC) e para ter a maioria é dificil. Mas por outro lado é uma garantia ao trabalhador.
Bom é isso. Se eu achar o estudo que pediu com a consideração que fiz eu posto aqui nessa sequencia. Se não achar tem na internet e posto o que divulgam

1 curtida

https://twitter.com/Movimentodirei3/status/1244387912357117954?s=09

1 curtida

Excelente argumentaçoes, daria um belo advogado kkk abraço @alquimista!

Isso é fake news. Na verdade isso são trabalhadores migrantes saindo de forma desordenada das grandes cidades em razão do lockdown.

Cuidado com os vídeos aleatórios de twitter. Ainda mais nesse tipo de twitter…

1 curtida

Pessoal tá precisando selecionar melhor as fontes de informação aqui. O que fala o que achamos certo/verdade não necessariamente está dando a informação correta …

2 curtidas