Política (Part 1)

1 curtida

“Fique em casa, a economia agente vê depois”, chegou a conta, 2021 vem a cobrança. As consequências disso, vai ser mto pior do que o covid!

Não vamos misturar as coisas. Falo de política de valorização da mão de obra brasileira seja a qualquer tempo. Independente de pandemia.

A questão é que a nossa classe política é tão lixo, mas tão lixoooo, incluindo a esquerda, que tal proposta nunca foi objeto de interesse.

2 curtidas

Número de imigrantes no Brasil é muito baixo para ter esse impacto. Em 2020, imigração líquida foi de 106 mil, considerando crise de refugiados na Venezuela. Em condições normais, não duvido que seja negativa. Por comparação, nos EUA é quase 5 milhões. Problema do desemprego é custo de mão de obra. Infelizmente, é uma pauta difícil. Quem já está empregado, não abre mão de direitos, quem não está, tenta se virar na informalidade. Essa massa de desempregados é o Frankstein social democrata que temos acalentado desde a era Getúlio Vargas e que tem as raízes bem plantadas na Constituição.

3 curtidas

Em homenagem aos sobreviventes da era Mantega/Tombini:
:brazil: :brazil: :brazil:
https://www.thebanker.com/Awards/Central-Bank-Governor-of-the-Year/Central-Banker-of-the-Year-2021

2 curtidas

Bem colocado. Desemprego é um problema de difícil solução mesmo, e certamente o viés dos últimos governos de aumentar a “proteção ao emprego” piorou ainda mais a coisa. Mas vou dar uma ideia sobre o assunto. Uma das falhas que vejo foi a política de estímulos a universidades. O governo ficou décadas incentivando as pessoas a irem para uma faculdade. O resultado disso foi um déficit de mão de obra mais básica e técnica. Vejo que seria muito mais eficiente estimular os jovens, principalmente de baixa renda, a fazerem cursos técnicos, onde o mercado de trabalho é muito mais aquecido e ágil.

6 curtidas

Isso é verdade. E não sei se é só minha experiência, mas tenho visto profissional formado em curso técnico com uma capacitação muito maior que a do graduado, principalmente o novato, pois o cara sai da faculdade 10x mais cabaço que o técnico. É esse pessoal que vocês estão formando na COGN. :grin:

5 curtidas

Kkkkkkkk verdade.

2 curtidas

Concordo contigo e coincidentemente estava falando sobre isso semana passada.
Em qq lugar do mundo, a quantidade de trabalhadores de nível técnico/médio é bem maior que o de nível superior.
Não adianta investir em ensino superior se nosso ensino fundamental, médio e técnico são deficientes.
As escolas técnicas são boas, pelo menos conheço muita gente competente saindo de lá nos últimos 10-15anos, mas ainda acho muito pouco valorizada. Acho que as pessoas deveriam ser mais incentivadas a cursar o ensino técnico que o ensino médio. A faculdade vir depois ou não é questão de vontade e oportunidade de cada um…

4 curtidas

Acho que o problema maior nem é a quantidade de pessoas com nível superior. Apesar de não ter dados na mão, me parece que a quantidade de pessoas sem curso superior (apenas básico e médio) é muito alto ainda. Mesmo com o aumento das vagas nas faculdades nos governos do PT.

O que me incomoda é as áreas onde a maioria dos cursos tiveram vagas abertas. Por ser mais barato é fácil, tivemos um grande aumento de formandos em áreas humanas - advogados, pedagogos.

2 curtidas

Curso técnico é o mestrado útil senão o cara ta ferrado, curso superior na maioria é um status superficial que na pratica uma maioria fica a ver navio na maioria dos casos.

2 curtidas

Como confiar nos números de pesquisas sobre imigração se não controlamos vistos de residência, fronteiras, nada?

Olha, em SP/capital, me deparo com imigrantes em tudo que é canto, impressionante! Africanos, venezuelanos, bolivianos, paraguaios, haitianos, etc. Do centro da cidade à periferia eles estão dominando. Antes os via atuando na informalidade, mas hoje os vejo atuando em redes de supermercados, indústrias, etc. Gostaria de saber se é exigido visto de residência e/ou cidadania p/ contratação desses estrangeiros, tal qual é exigido em todos os países de primeiro mundo.

Condordo com ajuda humanitária, mas ainda acho absurdo que não haja lei protegendo a mão de obra brasileira. Lembrando que eles (estrangeiros) fazem uso do sistema de saúde e não pagam, não trazem dólares, não investem, apenas sobrecarregam o Estado.

Pra trabalhar formalmente precisa de visto de trabalho… na verdade até pra vir morar definitivo pro Brasil precisa de visto.

Agora os ilegais não tem muito como controlar…

Concordo em partes, curso técnico é excelente, principalmente para baixa renda, pois é um curso mais rápido e mais objetivo, ou seja é cirúrgico, a faculdade é muito ampla.

Mas discordo quando fala que o governo só incentivou faculdade, quem não se lembra, no debate da Globo, a Dilma falando para um economista fazer o Pronatec. Pode ser que incentivou mais faculdade do que curso técnico nos últimos anos de Dilma, mas curso técnico foi muito incentivado e é até hoje. Nos últimos 15 anos a quantidade de IFs cresceu, o número de vagas e cursos técnicos aumentaram muito, e além de aumentarem as vagas, a concorrência também aumentou.

Eu cheguei a fazer curso técnico quando estava no ensino médio, muitos longos anos atrás, eu lembro que na época a relação candidato/vaga no CEFET, da minha cidade no interior, era um pouco mais de 1 por vaga, tinha curso que sobrava vaga. Hoje esse mesmo CEFET, a concorrência chega a ser 7 por vaga. E olha que o número de cursos ampliou. Sim, sou a favor de fortalecer mais o curso técnico, mas o problema hoje é que quem faz curso técnico numa escola federal gratuita (IF, CEFET) é quem já tem condições financeiras, e com certeza, vai cursar uma faculdade, eles estudam nessas escolas porque a qualidade do ensino é excelente e é gratuita, e logo se perde uma oportunidade de qualificar alguém de baixa renda. Eu sou a favor do curso técnico ser 100% das vagas preferencial para baixa renda, pois quem tem condições, com certeza, vai fazer faculdade, e não vai usar o curso técnico para garantir um emprego, então acaba sendo gasto jogado fora.

3 curtidas

É verdade, mas talvez o problema seja o Estado custear tudo isso. É aquele história de pagar para formar quem pode pagar perfeitamente para estudar no Largo do São Francisco.

Mas acredito que aí vão as profissões mais procuradas. Tem técnico em segurança do trabalho, operador de escavadeira, operador de outras máquinas, mecânico, blaster etc. Que há carência sim de mão de obra e muitas vezes a empresa precisa formar alguém quando surge a necessidade. Nem imagino classe alta procurando esse tipo de curso.

2 curtidas

Sim, concordo que tem cursos que não tem procura da classe alta. Mas o motivo das pessoas com condições financeiras fazer uma escola federal é o ensino médio gratuito que é nível escola particular de qualidade, e como o ensino médio é integrado com o técnico, eles acabam ocupando essas vagas do técnico. A solução foi ter curso técnico para quem já fez ensino médio ou faz ensino médio em outra escola, foi uma boa solução e realmente muita gente de baixa renda procuram fazer esses cursos, mas são poucas vagas, então não vejo problema essas escolas federais de ensino técnico ter 100% das vagas preferencial para baixa renda.

Sobre os cursos que vc citou, é esse o ponto que eu acho para melhorar o ensino técnico, o governo devia mapear quais cursos estão em carência e em quais regiões para ampliar as vagas, hoje eu acho que não é feito muito isso, porque vejo um crescimento de um cursos que não faz muito sentido para a demanda regional, tipo desenvolvimento de jogos digitais em cidades do interiorzão que tem carência em outros setores, nada contra jogos digitais, mas poxa não é o mercado brasileiro, nesse caso é melhor a pessoa fazer faculdade e especializar nisso.

4 curtidas

Se for verdadeira a matéria, é RIP pro Trump…

https://twitter.com/washingtonpost/status/1345792166715600897?s=19

5 curtidas

Tem uns áudios divulgados já… Acho que o Trump endoidou…

2 curtidas

Calma que já já aparece uma teoria conspiratória

2 curtidas