Política (Part 2)

Assim como com Collor, Lula e Dilma. A quantidade continua praticamente a mesma :joy:

Só pelo fato de 1/3 das pessoas não confiarem, acho justo o sistema ser aprimorado. Como a democracia pode ser plenamente exercida se uma expressiva parcela não acredita no sistema de votação?

Aqui não estou defendendo o que deve ser feito, mas o ponto que algo deve ser feito. Essa desconfiança não irá desaparecer como fumaça.

2 curtidas

Entendo seu raciocínio. Mas nada que envolva humanos será 100% confiável. Simples assim. Se tivesse pelo menos um único caso de fraude confirmado em 25 anos de uso da urna…eu seria a favor de qualquer mudança. Se é tão sujeito à fraude… é esquisito ñ existir sequer uma fraude para eleições de vereador numa cidade de 3 mil pessoas nos rincões isolados do país…imagina para presidente…e outra dúvida…comos e daria uma fraude nas urnas para PR? Milhares e milhares de urnas deveriam ser programadas nos quatro cantos do país para validar os votos apenas de um candidato? A logística de uma fraude assim merece aplausos…rs…Eu - definitavamente - ñ acredito nisso. Tudo é auditável. Início, durante e fim da eleições existem auditorias internas e externas. Mas…cada um com suas próprias desconfianças.

3 curtidas

Te dizer, considero o Bozo o pior entre esses. Nunca escondeu a merda que é e fomos lá e elegemos para presidente … triste … enfim.

Os outros pelo menos disfarçaram, jogaram um perfume por cima para esconder o fedor.

Minha opinião é que as urnas são consideravelmente seguras, mas como a maior parte da população não entende poderia ter o voto impresso para dar uma forma das pessoas entenderem, isso se os custos forem razoáveis. E acho que Bolsonaro só bate nessa tecla pra ter uma desculpa caso venha a perder a eleição.

PSDB - pelas prévias de Novembro, vai vir Eduardo Leite, Tasso Jereissati ou Dória, qual vocês apostam que será o candidato? Para primeiro turno, entre esses possíveis concorrentes, prefiro essas opções do PSDB

1 curtida

Doriana ta confiante kkk

Uma chapa Leite / Mandetta seria interessante. Mas não vai acontecer, só o contrário. E tb, dos males o menor. Prefiro Mandetta / Leite que o Doriana / Mandetta.

Admitindo aqui meu pouco conhecimento do Mandetta, fora o que fez na pandemia.

“Apesar disso, o entorno de Jereissati alega que ele já teria sinalizado que poderia abrir mão de sua candidatura para apoiar Eduardo Leite. Nessa movimentação, o senador já afirmou que poderia articular pelo nome do governador gaúcho principalmente no Nordeste, seu reduto eleitoral.”

Não é possível dizer se houve alguma vez fraude em grande parte porque não é um sistema auditável, redundante como dizem. Mas os técnicos mostraram e parece ser relativamente simples.

Isso meio que politizou de vez, mas até o Ciro defende, é algo que poderia reduzir o índice de corrupção do país e melhorar a visão externa sobre a nossa política. Independente do custo, vejo muito mais como um investimento.

Acho que só tem um país na África que segue o nosso modelo, o resto são todos auditáveis.

Essa questão de voto impresso já se arrasta faz muitos anos, boa parte dos congressistas eram a favor, tramitou facilmente na comissão de constituição justiça depois o ministro Barroso, junto com Alexandre de Morais passaram a fazer reuniões com os presidentes de partidos, e estranhamente comessaram a trocar os que eram a favor por quem era contra na comissão. Deve ter 3, 4 países que adotam essas urnas obsoletas. Vale lembrar que isso já devia ter sido implementado nas eleições de 2018

Muitos países partem do pressuposto que qualquer cidadão tem que ser capaz de auditar o processo. Por isso um sistema eletrônico, que depende de conhecimentos específicos de coisas como criptografia, não deveria ser aplicado.

2 curtidas

Toda discussão é válida, se feita de forma razoável e não usada por um dos interessados para justificar baderna e falsas acusações.

Dito isso, não houve um mísero sinal de fraude no Brasil. Qq partido pode pedir auditoria do sistema, é disponível.

O problema é o processo eleitoral, agora que colocaram a biometria melhorou. Onde não tem o dispositivo era só esperar ficar perto do final da votação, ver quem não compareceu e votar pelas pessoas, precisaria de um conluio ou ausência de alguns mesários (não é dificil), mas isso seria alguns votos aqui e outros ali. Para a peça de FRAUDE pegar são necessários alguns milhões de votos (+1% do total). Também era possível ir com os documentos de alguém parecido e votar no lugar da pessoa antes da biometria.

Além disso, de acordo com o Instituto para Democracia e Assistência Eleitoral Internacional (Idea) – uma organização intergovernamental que apoia democracias sustentáveis em todo o mundo e que conta com 34 países-membros, como Suíça, Portugal, Noruega, Austrália e Canadá, além do Brasil –, o voto eletrônico é adotado por pelo menos 46 nações. Sete agências de checagem confirmaram que essa informação é confiável.

Ainda segundo o Idea, 16 países adotam máquinas de votação eletrônica de gravação direta. Isso significa que não utilizam boletins de papel e, assim, registram os votos eletronicamente, sem qualquer interação com cédulas.

http://www.sedep.com.br/noticias/pesquisa-revela-que-35-paises-utilizam-sistema-eletronico-de-votacao/

A lista inclui nações de sólida tradição democrática, como Suíça, Canadá, Austrália e Estados Unidos, país que adota sistemas eletrônicos em alguns estados. Na América Latina, México e Peru também fazem uso do sistema. Na Ásia, além de Japão e Coréia do Sul, há o exemplo da Índia. Maior democracia do mundo em número de eleitores (mais de 800 milhões), o país utiliza urnas eletrônicas semelhantes à brasileira, mas adaptadas à realidade eleitoral local.

4 curtidas

É verdade que a urna eletrônica não é auditável? Não. Há no equipamento diversos recursos que possibilitam e fortalecem a possibilidade de auditagem. São eles: Registro Digital do Voto, log da urna eletrônica, auditorias pré e pós-eleição, auditoria dos códigos-fonte, lacração dos sistemas, tabela de correspondência, lacre físico das urnas, identificação biométrica do eleitor, auditoria da votação (votação paralela) e oficialização dos sistemas.

3 curtidas

Quando saiu da Saúde pintaram vária “notícias” sobre o Mandetta falando de envolvimento com corrupção. Agora se é verdade fica difícil saber, principalmente com este governo que tem o “gabinete da verdade”, a la Orwell.

Mas de biografia política é fraco, e não se sabe o que pensa de qualquer pauta relevante para o país.

Eu não sou técnico nisso, sugiro assistirem os vídeos da comissão. Mas resumidamente é possível instalar um programa capaz de detectar se ocorre um teste (há um teste padrão) ou uma eleição de fato. Quando ele entende que é a eleição que está ocorrendo, os votos são registrados de acordo com o programa (são trocados). Isso são palavras se não me engano do próprio criador do software. Posso ter explicado errado, então procurem a versão original dele.

1 curtida

Assiste os vídeos da comissão se tiver interesse. Boa parte dos desenvolvedores participaram além de técnicos na área. Urna eletrônica é tecnologia de game boy.