Algumas pessoas falam q vao votar no bolsonaro pq o lula é pior. Por outro lado, muitos vao votar no lula com o mesmo argumento, dizendo que qualquer coisa é melhor q o bolsonaro.
Quem perde no final das contas é o país, q vai afundar por mais 4 anos. O próprio bolsonaro que ressuscitou o lula, pois o mandato dele ta sendo tao ruim ao ponto do lula ser enxergado como salvador da pátria.
Bolsonaro n consegue bater de frente com o centrao pq também tem o rabo preso, fez tudo pra blindar o filho no início do mandato, que acabou custando caro. Agora q ficou impopular, a tendência é o centrao cobrar cada vez mais caro pra n botar o processo de impeachment na mesa.
Se tivesse o apoio da população mesmo, poderia chutar o centrao e o stf, que a população o apoiaria. Hj sobrou só a militância nas ruas, que nao impõe medo em ninguém.
Por essa razão, um registro físico do voto termina sendo indispensável, já que qualquer incerteza pode ser resolvida pela conferência e auditoria por não-especialistas de um registro verificado por parcela significativa do eleitorado".
eu discordo em partes, sim o centrao tem sua parcela de culpa, mas os projetos/ideias ja saem pessimos na origem do paulo jegues , se o problema fosse so o centrao como diz e/ou politica ele apresentaria ideias/propostas boas ou na linha do q ele “vendeu” q era, e chegando la na politica iriam transformar/modificar , mas não, o proprio ja inicia ideias/projetos de cair o cool da bunda, coisa de guido mantega pra baixo
Por mais que vc não concorde com o PR. Temos que concordar que essa história está esquisita. A questão não é se houve fraude e sim se são seguras !! Independente de eleicao presidencial.
Cara, não vejo sistema que elimine qualquer incerteza como você diz. Nos EUA (com voto impresso) também houve narrativa de fraudes nas eleições com uma legião de apoiadores do Trump acreditando nisso, talvez ainda acreditem na fraude. Se algum político quiser e investir nisso, sempre vai ser possível criar uma narrativa de fraude nas eleições.
A questão é a seguinte. Hoje mesmo que você acredite que não houve fraude nas eleições (como eu acredito), você tem que concordar que o Brasileiro comum não entende de criptografia, proteção de alteração do programa por hash, boletim impresso de urna, etc… A maioria nem entende que as urnas não são conectadas a rede.
Isso gera desconfiança da população, pois teriam que confiar na opinião dos especialistas e na boa índole dos servidores do TSE. Isso gera várias das teorias (como a do algoritmo que foi acionado na última apuração para alterar a eleição da Dilma x Aécio) que não tem cabimento nenhum, mas as pessoas acreditam por não entenderem o funcionamento completo.
Você adicionar um votinho impresso que caia numa urna sem contato com o eleitor não devem resolver 100% das teorias de conspiração (“votei na Marina Silva mas a urna imprimiu Cabo Daciolo”), mas ao menos é algo palpável, que a maioria das pessoas conseguiria entender o funcionamento.
Outra coisa que o Aranha defende que concordo é com a publicação do código das urnas de forma aberta. Pode parecer bobagem, mas códigos abertos costumam ter as vulnerabilidades corrigidas mais rapidamente e se tornarem mais seguros com o tempo.