Política (Part 2)

Assiste a entrevista do Campos Neto no roda viva.

Minhas opiniões sobre a entrevista:

• Os entrevistadores estão acabando com o roda viva, muitas perguntas para fazer recorte e lacração.
  • O entrevistado extremamente técnico, respostas boas sem cair na pilha dos entrevistadores.

O problema não é alterar a meta,
O problema é a forma q esta sendo realizada.

Querem uma canetada, porem neste momento o governo não demostra controle dos gastos nem sinal de responsabilidade fiscal, mto pelo contrario o atual governo pediu “cheque especial” antes mesmo de assumir, até agora só tem aumentado os gasto e se mostra avesso a atual regra do teto sem propor nada de forma concreta. Sendo assim, alterar a meta agora será visto como relaxamento em relação a inflação.
Logo o efeito será inverso, poderá até ter a redução na canetada do juros de curto prazo, porem aumento do juros de longo prazo devido a perda de confiança e credibilidade.

Juros (curto e longo) não é “controlado” por canetas ou vontade de uma entidade. Juros está ligado a confiança.
Semelhante a inflação, se não houver confiança no controle da inflação, esta sai de controle, pois as pessoas perdem a confiança no valor da moeda.

Se tivéssemos um governo demonstrando interesse em manter a responsabilidade fiscal com certeza o BC também reduziria o juros. Inclusive nos estudos prévios a eleição era avaliado a redução do juros, mas o atual governo tem dados sinais de irresponsabilidade fiscal e atacando o BC.

Esta foi apenas uma tentativa de resumir com a minha opinião algo interessante de ouvir. Peço q assista a entrevista para tirar suas próprias conclusões.

Atacar a independia do BC, não vejo com benéfica tbm, durante a entrevista é comentado sobre outros paises q já possuem um BC independente mais maduro. E como eles são respeitados gera mais confiança que ajuda no controle da inflação.

Em relação ao emprestimo bancário a conversa é mais complexa do que “apenas” a selic. Inclusive a conversa está ligada mais a juros de longo prazo. Vou dar um exemplo reverso, msm com a selic chegando a 2% ao ano, não era visto divulgação de empréstimos nem próximo desse valor (excluindo talvez alguma proposta de emprestimo incentivado pelo governo, oq seria exceção). Isto ocorre pois não é somente a selic responsável por essa “precificação” e sim o juros longos, além da avaliação da capacidade de receber os valores combinados e a capacidade de rever os valores caso o contrato seja quebrado por falta de pagamento, logo para baixar juros bancário é necessário mais confiança ainda.

O assunto é complexo e longo, acredito q estudo continuo é a melhor abordagem. Espero ter contribuído com informações que eu considero relevantes.

10 curtidas

Concordo muito com o que você falou!

Mas, complementando o que @murilo2206 falou aqui https://forum.penserico.com/t/politica-part-2/4629/9534:

O quanto você acha que a alta dos juros foi capaz de reduzir a inflação atual? Falo isto porque não acho que aumentar os juros atacou as suas motivações reais… as quais para mim foram: pandemia, guerra Rússia X Ucrânia, quebra da cadeia logística mundial e etc; derivando em forte aumento dos combustíveis, commodities e alimentos. No Brasil tivemos ainda uma crise hídrica, impactando o preço da energia.

Acredito que seja unanimidade aqui que não estamos vivendo inflação de demanda, né? E sim, eu sei que se não tivesse aumentado os juros, a inflação teria sido ainda maior, mas a que preço? Perceba que quando o governo reduziu artificialmente o preço dos combustíveis foi quando tivemos mais sucesso no arrefecimento da inflação…

Creio que o BC fez o que deu, já que ele não tinha poder para mexer no preço dos combustíveis e da energia. Mas, acredito que o Governo e o Congresso deveriam ter buscado antes uma forma de atacar o que realmente pressionava a inflação no país. E é claro que nada adiantaria tendo um lado fiscal descontrolado como vivemos nos anos Dilma, principalmente.

Este tópico fica muito melhor quando se discute ideias e não pessoas…

O que não dá é ficar o lado 1 chamando o lado 2 de capitalista/rentista escroto quem sempre evidencia a importância do fiscal na Economia; e também não dá pro lado 2 achar que só o lado fiscal controlado vai resolver, porque tá provado que não vai. Tivemos um governo bem controlado no lado fiscal (considerando as dificuldades da pandemia e da situação global), mas ao não combater os verdadeiros vilões da inflação tivemos uma forte perda do poder de compra da maior parte da população brasileira, com a combinação de inflação e juros altos. Economia não é uma ciência exata e ficar enviesado só por uma corrente ideológica causa estas distorções.

8 curtidas

Fazendo uma conta de padaria, deu quase exatamente o juros de 5 anos.

Peguei dois bonds do governo na bolsa de Frankfurt com prazos muito próximos de 5 anos e um cupom parecido com o da T-Note, pra não dar alteração no duration.

Deu uma média de 5,66%

O EMBI+ está dando 3,01% numa janela de 24 meses.

A T-Note de 5 anos está saindo a 3,60% mais ou menos.

O TBI, ou breakeven inflation do período está 2,45%.

O DI de 5 anos em 13%

Então fiz a conta um pouco no palpite, do celular mesmo:

(((1 + 0,056) ÷ (1 + 0,0301) × (1 + 0,0360) − 1) × (1 + 0,06) ÷ (1 + 0,0245) + (1 × 0,06))

Leitura:
Taxa livre de risco = yield do nosso bond - risco de default
Equivalência com a Note é a taxa livre de risco + a Note

É um bond em dólar

Então o resultado é uma T-Note brasileira.
Falta trazer pra moeda local
Coloquei a inflação histórica de 6% pra ver no que dava, teria que usar o solver
E joguei contra a TBI 5 anos

Resultado = 12,42%

Isso é uma informação do mercado, nada a ver com banco central. Porque o número é alto? Diferencial de inflação, basicamente.
Se pegar inflação implícita no DI, que tem na Anbima, vou chutar que fica entre 6-7%

Historicamente, está bem plausível. Porque os juros são mais baixos na maior parte do mundo? Ou porque a expectativa de inflação é menor ou porque estão sendo lenientes. Como o @fabio_barbosa disse, a redução na gasolina teve um forte impacto, e mercado não é cego, ele analisa o core. O problema da inflação é que existe contágio. Na Europa seguraram porque era a questão do gás etc, agora já passou pros imóveis e pros aluguéis, daí vai pros salários e termina na geladeira de cada cidadão.

4 curtidas

image
Bolsonaro não deve ser preso, dizem ministros do STF - 15/02/2023 - Mônica Bergamo - Folha

2 curtidas

A esquerda vai ficar 4 anos só falando de Bolsonaro…

5 curtidas

Pensei que a Justiça era cega. Isso é atuação política, é declaradamente anular uma possível candidatura futura. Porque se houve de fato crime contra a democracia por parte dele, não faz sentindo deixar o José Arruela preso porque foi na arruaça do dia 8 e, ao mesmo tempo, deixar o suposto mentor solto.
Eu não defendo o bolsonarismo não. Só acho que ou ele não participou ativamente de tentativa de golpe e deve manter seus direitos políticos, ou participou e deve ser tratado com o mesmo rigor que os outros.

1 curtida

Creio que o título se refere aos próximos 4 anos. Bolsonaro responde a 16 ações no TSE, e a diversas ações criminais e civis, mas para ser preso criminalmente deverá ser condenado em todas as instâncias e não caber mais recurso, o que no nosso país é praticamente impossível até as próximas eleições.

1 curtida

Passar por todas as instâncias pode ser residindo, depende da pessoa.

1 curtida

Rememorando, rapidamente: no fim do milênio passado, o Brasil parecia ter obtido as condições macroeconômicas necessárias para a estabilidade e o crescimento. Especificamente, câmbio flutuante, que permitia atenuar os choques externos. Lei de Responsabilidade Fiscal, que tenderia a resolver o crônico desequilíbrio financeiro do setor público. E metas de inflação, que dariam previsibilidade à trajetória dos preços no longo prazo.

Quando o País se afastou dessas condições – que haviam sido apelidadas de “tripé macroeconômico” – as coisas saíram do eixo. A inflação disparou, o crescimento desabou e a eficiência da economia caiu muito. Nos últimos tempos tinha ocorrido uma reaproximação com o tripé. No entanto, agora esses pontos seguem sendo questionados.

A discussão do Conselho Monetário Nacional (CMN) que poderá alterar as metas de inflação é uma ideia ruim. Ruim porque está sendo discutida pelas razões erradas e no momento errado. É lícito e democrático pensar se uma taxa de juros real de 7 por cento ao ano (na hipótese mais benigna) é realmente necessária. Porém, esse é um daqueles assuntos que tem de ser discutido muito longe da política partidária.

Alterar as metas de inflação seria uma involução. Se ela ocorrer, é preciso que sejamos darwinistas e nos adaptemos às condições mais adversas de mercado.

(15/02/23 - newsletter - E Eu Com Isso - Levante)

isso é bom, Bolsonaro é o câncer da direita, abrirá espaço para uma opçao melhor

3 curtidas

Bolsonaro se vacinou…

CGU diz que cartão de Bolsonaro tem registro de vacina contra Covid e apura se dado é real | Política | G1

3 curtidas

https://twitter.com/leiatheinvestor/status/1626601691184513025?t=QQJeZR86NpL1fuF4J4kbaw&s=19

1 curtida

O Barba quer que a Econômica melhore na “marra”.:face_vomiting:. Só pode tá de “brincas”. Todo dia o cara ferra um pouquinho com o país.

4 curtidas

Na economia do agro e de indusria o pessoal com medo de aperto do ministério do trabalho parou de contratar trabalhadores vindo de tercerizadas e trabalhadores sob intermediários do tipo que vem para industria de outros estados… motivo? Medo de fiscalização e multas.

Enquanto o mais honesto do país não parar com essa aventura terraplanista econômica e não dar o mínimo de respaldo para os industriais, empresáros e otras pessoas ávidas por produzir vai continuar assim…

Os caras não vão despejar dinheiro e assumir riscos com esse governo. Enquanto o Lulinha não voltar a ser o paz, amor e “mercado para que te quero” em vez “lula a vingança” investimentos nacionais e fluxo de capital nacional será negativo…

Se eu fosse servidor de alto escalão ou empresário de alta renda estaria remetendo toda minha renda para fora, mas como não tenho como ter plano B fora do país , prefiro assumir o risco local do Brasil não ir para a tragédia… mas miuta gente com muito dinheiro está se precavendo…

LUla precisa decidir, entre dividir o país entre miseráveis analfabetos e corporativistas safados x pessoas produtivas e com capital, ou… fazer uma conciliação, abaixar a bola e fazer jorrar dinheiro no país de quem quer fazer o país dar certo…

3 curtidas

enganou todo mundo

#stfvergonha

3 curtidas
5 curtidas

12 curtidas

Um belo resumo sobre a situação atual de Bolsonaoro.
image
Extradição, prisão, julgamento na Europa: o que ameaça Bolsonaro? - YouTube

3 curtidas

aposto 1 real nessa tese