Política (Part 2)

mas vc tem um monte de instituição de ensino privada que tb é uma porcaria.
Conheço muita gente que saiu do 3o ano junto comigo que tinha dificuldades sérias para escrever (ortografia e gramática) e com conceitos básicos de matemática. Isso já tem aprox 18 anos, isso num colégio particular tradicional.
Acredito que a situação só piorou.
Se entrar no mérito do ensino superior, acho que é pior ainda. Boa parte das faculdades privadas “vendem” diploma, sem se preocupar em ensinar nada de fato.

3 curtidas

Se isso aumentar a eficiência e/ou investimento total na área, ótimo! Só não tenho certeza disso. E teríamos que ver o que fazer com quem não pode pagar (nunca estudei quão bem funciona o sistema friedmaniano de “vouchers”). Boa parte da educação básica no mundo é estatal e boa. Ademais, parte do nosso ensino privado também não fica muito atrás, infelizmente.

Mas eu estaria disposto a estudar e ver a viabilidade. Só estava ressaltando nosso atraso mesmo. Nossa situação atual é normal e condizente com nossa largada tardia.

4 curtidas

Já fui professor em uma particular e a qualidade sempre foi uma preocupação de fachada. Se eu apertasse os alunos rapidinho recebia orientação pra aliviar, para não reprovar e por aí ia.
Fora o sistema reprova apenas quem quer.

1 curtida

Mas como funciona o sistema de ensino ficar totalmente na iniciativa privada? o que aconteceria com as pessoas que não tem dinheiro para pagar? Ficaria sem acesso à educação ou o estado daria um voucher com os recursos que atualmente gasta na educação pública?
Mesmo com as pessoas em geral conseguindo pagar escolas e universidades, tenho minhas dúvidas também se seria um ensino de qualidade. Vejo tantas escolas e universidades particulares de baixa qualidade. Mais no esquema de pagou, passou.
Mas concordo que o estado falha categoricamente em dar educação de qualidade que cada ano piora. Só tenho muitas dúvidas se realmente traria ganho de qualidade para a população em geral que não dispõem de recursos e que precisaria de algo tipo bolsa escola. Para quem tem dinheiro para pagar as melhores escolas ,talvez sim e nem faça diferença. Para classe média melhore. Mas para a grande enorme parcela da população que trocaria uma educação pública por uma particular no estilo “pagou,passou” creio que não.
Além disso, tem a questão da merenda. Parece que muita gente de baixíssima renda bota o filho na escola mais interessado na merenda do que na qualidade do ensino.

Pra mim, a area da educação não é o unico problema. A gente tem tanto problema relacionado que até pra melhorar é dificil. Por exemplo, como voce vai investir mais na educação, sendo que temos um sistem extremamente corrupto que vai desviar dinheiro? Como vamos inibir a corrupção, se nossa justiça nao funciona. Como a justiça vai funcionar se votamos mal, muitos nao se interessam por politica e temos apenas discussoes polarizadas? Como teremos uma avaliação melhor se nossa educação é precaria? Entende? É um ciclo vicioso do terror e desesperança.
Eu nao vejo isso mudando nos próximos 20, 30 anos.

1 curtida

Na estaca zero, não há qualquer obrigação em fornecer educação nem aos mais pobres nem a ninguém. Isso surge depois, com a Constituição, que coloca lá que as pessoas tem direito à educação e saúde gratuitas. Mas isso existe porque alguém escreveu, não é uma lei universal. Mas ok, vamos por isso de lado, vamos então para um modelo privado que atenda o nosso texto constitucional, precisamos equacionar a gestão do ensino pela iniciativa privada e o financiamento através do governo. É a questão do voucher que o @vitoriacampeao mencionou. Mas há muitas maneiras e acredito que seja um tema extenso.

A questão inicial porém foi a eficiência na utilização dos recursos da área, aí realmente eu precisaria começar ganhando de 1 x 0 e alguém teria que provar que a eficiência da gestão pública é superior à gestão privada. Foi colocado o problema das faculdades privadas, mas isso é simples, basta entender que o ensino superior privado é voltado para o aluno do ensino básico público e o ensino superior público (que é de qualidade, pois há excessiva concentração de recursos) é voltado para o aluno do ensino básico privado.

1 curtida

pois é, e isso é uma grande inversão de valores.

Acredito que educação deveria ser um valor do país. E assim sendo, deveria ser dever do estado propiciar educação para todos. Se vai fazer isso com educação 100% pública ou educação privada + bolsas (ou vouchers), eu não sei.

Minha opinião é que ensino infantil, fundamental, técnico e médio deveriam ser públicos. Claro, vão ter instituições privadas também, mas as públicas deveriam ser muito boas e atender a todos.

Já ensino superior entendo que deveria ser mais voltado para instituições privadas, com meios de acesso para público de baixa renda, seja via cota, voucher ou bolsa de estudo (como é feito nos EUA).

4 curtidas

Concordo, instituições como a USP, a Unicamp, deveriam ser todas privadas. Parece absurdo, mas se não me falha a memória, o orçamento da União é maior ou igual para o Ensino Superior sozinho que para todos os demais, fundamental, médio, técnico. Imagine, um pesquisador da Unifesp vale quanto? 15 professores no ensino fundamental, uma sala de computação? Não sei, mas vale muito. É uma séria inversão de valores.

3 curtidas

Ou ao menos a USP , Unicamp, etc. deveriam cobrar mensalidade de quem pode pagar…deveria haver uma declaração tipo de pedido de justiça gratuita, onde é necessário juntar declaração de IR dentre outros documentos que comprove a hipossuficiência econômica.

2 curtidas

Bolivarização da economia. A nova paridade

No es cambio flutuante, compañero.

1 curtida

n da pra fazer isso, a menos que tenha mudado , em 2015 morei 8 meses na Nova Zelandia e muito chines migra pra la, eles n tinham nenhuma dessas ferramentas a epoca( facebook, google, whatsapp ) apenas similares da propria china

Foi uma ironia, meu amigo.

1 curtida

Sem querer entrar em conflito com apoiadores do presidente, mas tem mais alguém preocupado com a governabilidade?
Os governistas estavam todos animados após eleição do Lira e Pacheco, mas eu estou com um sentimento que tem algo prestes a estourar…
Gastei bastante caixa nos últimos 5 meses, além dos aportes mensais… pensando seriamente em dar uma segurada…

notícias como essa só pioram esse meu sentimento. sei que vão criticar por ser da Folha, chamar de fake news, mas enfim…

2 curtidas

Na parte da educação, uma proposta que acho que deveria ser criada, mais barata e como um começo, seria primeiro exigir a educação para os parlamentares. Exigir um grau mínimo de formação superior para poderem ser eleitos. Sei que daí viria a galera do “aiiin, elitismo, querem tirar o Lulo e o Tiririca da política”. Mas faz a bendita lei e bota pra valer pra daqui 10 anos, 10 anos pra você correr atrás do diploma, quem quiser ainda pode se candidatar e se reeleger sem nada, porque com certeza aprovar para agora o corporativismo político não deixaria. Poderia até ser que o cara sem Ensino Médio e grau Superior seria efetivado/eleito, mas assim que assumisse obrigatoriamente teria aulas de EJA e caso tenha já Ensino Médio, teria que se matricular em qualquer curso de grau superior registrado pelo MEC. O próprio congresso poderia fazer uma “escola técnica da política” voltada ao EJA, alfabetização, leitura, matemática básica; e as regras, ferramentas, dos políticos nas discussões, poderes e capacidades de cada parlamentar.

O nível subiria, deveria subir. O Tiririca por exemplo, o cara chega lá e tenta criar quase todos seus projetos para a classe circense dele, pras crianças que viajam junto com os circos etc. Beleza, é bem intencionado, mas vai lá, quantos circos existem no Brasil? O quanto a gente gastou com ele como parlamentar e o cara focou só na classe de origem, minoria da minoria. E tenho certeza que ele ainda fez muito mais que vários parlamentares por aí. Usei de exemplo porque ele chama a atenção pela visibilidade. Se ele tivesse mais formação, instrução, seria um melhor parlamentar.

Lembram do impeachment da Dilma na Câmara? Cara tinha 10 segundos pra dizer qual o voto e justificar. Foi um show de horrores “Voto pela minha mãe Dona Gertrudes e pelos meus filhos”. Os caras não são sérios. A população não é séria. Um é reflexo do outro, mas vamos forçar tbm os mais em cima a mudarem, seria mais barato num primeiro momento e mais rápido, resultados mais práticos.

1 curtida

Olha, tb estou com essa sensação. Principalmente depois do documento assinado pelo PIB.

E o Bozo não muda o discurso … sei não, achei que terminava o mandato. Mas acho que não vai segurar.

E estou comprando dólar. A cada pequena queda dele compro mais um pouco. Com boa liquidez lá fora.

1 curtida

Criciúma: ‘Lockdown voluntário’ com desconto de salário não tem adesão. Veja mais no UOL. Acesse: Criciúma: 'Lockdown voluntário' com desconto de salário não tem adesão

Surpresa zero.

5 curtidas

Não adianta tb… seria só mais uma lei para inglês ver… tá cheio doutor que tem um péssimo português e não sabe operações básicas de matemática…

Bastaria o cara fazer um curso de esquina aí… Não adianta ter curso superior… o problema maior do Brasil não é político ter formação acadêmica ou não até porque a academia brasileira em sua grande parte é lixo, tá longe de ser referência no mundo e mais longe ainda de produzir resultados bons para sociedade… no máximo você conta com exemplos isolados e univerisidade de faz conta… tanto públicas quanto privadas…

Só se salva os cursos concorridíssimos e com tradição, a maioria, como disse, é lixo.

Bolsonaro deve fazer pronunciamento esta noite em cadeia de rádio e televisão
Segundo informou o Broadcast, presidente deve falar hoje às 20h30 e tratará sobre a vacinação no País

1 curtida