Com certeza precisa e muito. Não disse que os eua irão ficar de lado, mas podem acabar se isolando de uma forma ruim. Imagine a China se tornando a principal parceira comercial do México… Seria um trunfo para a China que os eua não tem. A UE por exemplo pode aumentar os laços no novo acordo com a América Latina e diminuir ainda mais a influência dos eua na América.
O Trump está jogando Monopoly na minha opinião. Acho que tratar dos assuntos internos que ele promoveu na campanha é tratar o que trouxe o eleitorado para ele. Querer comprar a Groenlândia ao custo de perder a OTAN e a aliança com a UE me parece uma insanidade aleatória. Usar tarifas também para criar sanções em assuntos que não tem nada a ver com comércio também é péssimo politicamente. Por outro lado, gera arrecadação para os EUA e é um tipo de medida inflacionária exógena, assim que cairem as tarifas, viria deflação. O lado positivo é que pode acelerar acordos importantes como UE-Mercosul.
Entretanto, não se pode descartar a retaliação que poderia sofrer os EUA caso se concretize as ameaças de taxações a produtos importados de “alguns” países, pois se esses “alguns” países também resolverem retaliar, taxando produtos de empresas exportadoras americanas, ele sofrerá um desgaste imenso diante do empresariado e do mercado em geral.
E lá vamos nós de novo. O cara não aprende, mais uma vez tentando censurar as redes sociais
Talvez estejamos entrando numa nova era da geopolítica. Civilizações e países surgem e são extintos, Estado Unidos sem dúvida tem um planejamento estratégico a longo prazo que não vai mudar, independentemente do presidente, penso que tempos de guerras ou de conquistas de territórios podem surgir com tudo nos próximos anos , já temos exemplos no mundo…
Eles sabem que uma hora passa, toda vez tem que fazer aquele movimento todo para barrar e a cada vez esse movimento vai esfriando. Talvez em casos como esse quando uma matéria é rejeitada tinha que ter um tempo mínimo para o assunto poder voltar a ser pautado.
claro que aprende, tanto aprende que insiste nisso, e não vao parar ate conseguir … e um passo crucial para o controle total
A ditadura, pesada, do Poder Judiciário brasileiro entrando no radar dos americanos.
Está aí outro câncer no país , a OAB
Trump deveria imputar uma sanção pesada contra o Brasil por conta da “lacração”. Enquanto não moralizarem o Judiciário brasileiro a partir do STF e fecharem Globolixo, UOLixo e Folhalixo…100% de tarifa sobre produtos brasileiros. BORA, Trump!!!
Fechar jornais e intervir no judiciario… igual veneuzela, ne?
Se todos os países que o Trump taxar resolverem retaliar, a economia dos EUA afunda, pois eles praticamente não produzem nada e tudo vai ficar muito mais caro por lá. Não sei não, mas acho que a estratégia dos norte-americanos é um tiro no pé. Vamos ver daqui a um mês se vão manter esse posicionamento. Eu aposto que voltam atrás quando os empresários e a população começarem a sentir o peso no bolso.
Eu li recentemente um estudo sobre o impacto das tarifas e há alguns pontos que são interessantes:
- Sim, independente de novos acordos entre diferentes mercados, alocação de exportações etc, as tarifas aumentam a arrecadação de forma substancial (inicialmente).
- A retaliação reduz em torno de 20% o ganho proposto pela imposição de tarifas.
- Em absolutamente todos os cenários, a trajetória da arrecadação e, portanto, o efeito das tarifas, é uma trajetória de declínio ao longo do tempo, sendo 10 anos um prazo onde os ganhos passam a ser praticamente marginais.
- Dado o exposto acima, não é possível fazer a substituição de impostos, como o de renda, pela arrecadação de tarifas.
- O impacto sobre o PIB é sempre negativo, pior quando há retaliação.