PSSA3 - Porto Seguro

Eu pessoalmente só compro pn se tiver tag along e se tiver alguma grande desvantagem em comprar a on.

A única unit que tenho é Taesa.

O único problema que paira sobre as Units com tag along é que já vi entendimentos que elas não estariam inclusas sobre a isenção de vendas de 20k no mês. Corre o risco de ter incidência de imposto sobre o lucro de qualquer unit vendida

http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/certificado-de-deposito-de-acoes-units.htm

postei o link acima, tag along nada tem a ver com IR, ter ou não não muda a classe do ativo. São ações, simplesmente se enquadram na mesma regra. Ali no link tem um menu “vantagens”, tem mais bem explicado.

1 curtida

Não conheço bem o Bastter, mas o que parece é que ele faz um trabalho de “choque de gestão” nas pessoas, então pra proteger e facilitar o primeiro contato com o mercado, ele fez um apanhado de alguns fundamentos buy & hold e defendeu ferozmente, duma maneira bastante simplista, mas que facilita pra quem está começando. Na parte aberta do site, que já li algumas coisas há uma desmedida grosseria, tudo é “bullshit”, nada presta, só o que ele fala, meio “religiosa” a coisa… mas creio que tem sua validade, até que a pessoa se sinta segura pra ir um pouco mais além. Ainda penso ser melhor vir desse excesso do que as outras alternativas, como dicas de corretora, carteira de banco etc. O trabalho depois é tentar se livrar dos preconceitos criados, que podem ser úteis num primeiro momento e ficar “adulto”. Claro que é um vendedor, precisa de mensalidades, o foco do negócio são assinaturas e não fazer dinheiro na bolsa, mas até aí…

5 curtidas

Valeu. Não tinha visto isso . Fico mais tranquilo com minhas taee11 agora…

1 curtida

Um ponto que temos que levar em consideração é que aqui é Brasil e não os EUA. Lá até o Buffet investe em ações PN, mas é outro nível. Então, todo cuidado é necessário e racional por aqui. Se o majoritário quiser massacrar com minoritário ele vai fazer isso de qualquer jeito (e não existe ON ou Tag Along que proteja o minoritário), pois a forma mais efetiva e racional de massacrar com o minoritário é manipular o lucro para mais (no IPO) ou para menos (fechamento de capital etc).

O ponto central é ter uma visão global e sistêmica (gestão, governança, lucro, setor de atuação, reinvestimento, ON, tag along etc), pois quanto mais fatores da empresa estiverem a seu favor, então é melhor para você.

Outro fato que se deve levar em conta é o prazo do investimento, pois quanto maior o prazo em que você ficar “comprado/investido” na empresa, então mais fatores favoráveis você precisa ter, pois o risco será maior (turbulências na gestão, na governança, no setor, no mercado etc que irão refletir no lucro da empresa).

Por fim, operar comprado (segurar as ações) você está comprando um negócio. Já operar vendido (alugar as ações) você está comprando um momento do negócio.

3 curtidas

Um ponto que eu levaria em consideração é o seguinte:

Captura de Tela 2020-04-22 às 10.57.33

A Porto Seguro é uma das poucas seguradoras no segmento auto a trabalhar com índice combinado menor do que 100%. Em poucos momentos ultrapassou esta marca e somente em períodos onde a taxa de juros esteve alta. É a seguradora mais competitiva do mercado e por isso mesmo assumiu a posição de liderança em market share que tem hoje.

Quanto a Sul América, está em um mercado que tem passado por transformações. O segmento saúde é bastante pulverizado e começou a se consolidar nos últimos anos. A Sul América aparenta ter se saído bem:

Bom lembrar, porém, que boa parte deste crescimento é apenas reajuste e não aumento da base de clientes. Note que, mesmo tendo números um pouco melhores que o mercado, como todas as seguradoras tradicionais, tem uma desvantagem clara:

Captura de Tela 2020-04-22 às 10.58.57

Uma seguradora verticalizada como a Notre Dame vai trabalhar com uma sinistralidade 14% menor do que a média das seguradoras tradicionais, que ainda são 9% a mais do que as cooperativas. Vai conseguir, por exemplo, oferecer planos de saúde individuais acessíveis, o que é impossível para as não verticalizadas. Isso vai resultar em uma taxa de crescimento real (acima da inflação médica) maior no longo prazo. Possível que cresçam acima de 2 dígitos por um período de mais de 20 ou 30 anos.

Com o crescimento dos planos verticalizados, as tradicionais vão acabar enfrentando ou redução da margem, pois o segmento se tornaria tão competitivo quanto o de automóveis (mais provável); ou necessidade de verticalizar, o que exigiria investimentos maciços (possível, mas improvável, dado o modelo de negócios); ou sair do mercado, caso não tenha competitividade.

Acredito que a Sul América ainda seja uma empresa resiliente por ser acima da média. Mas eu consideraria no setor pelo menos avaliar a GNDI. É aquela situação em que há 10 anos atrás você pode investir na LREN ou na CGRA. Hoje, eu não hesitaria em ficar com qualidade ao invés de preço.

10 curtidas

Vale também observar que a Porto Seguro vem enfrentando dificuldade em aumentar suas receitas.

Em 2019, mesmo com seu resultado financeiro ajudando, com uma performance de 175% CDI, (resultado este que será insustentável com o novo patamar da Selic) a empresa reportou crescimento baixíssimo. Isto posto, na minha concepção a empresa tem um grande desafio operacional pela frente, por este fato eu daria preferência à Sulamerica no momento.

Como acredito que a PSSA irá lateralizar ao longo do ano, pode ser que você consigo aportar nela mais pra frente, mas na atualidade eu iria de Sulamerica.

4 curtidas

Resumão.

A Porto Seguro (PSSA3) encerrou o primeiro trimestre de 2020 com queda de 23,8% do lucro líquido. De acordo com o relatório divulgado pela companhia nesta segunda-feira (4), o valor, excluindo as combinações de negócios, passou de R$ 299,6 milhões no mesmo intervalo de 2019 para R$ 228,4 milhões.

A receita total atingiu R$ 4,5 bilhões, crescimento de 3,7% em relação aos R$ 4,4 bilhões dos primeiros meses do ano passado. Já o resultado financeiro ficou em R$ 1,5 milhão negativo.

O resultado operacional de seguros aumentou 33,2%, de R$ 172,9 milhões para R$ 230,3 milhões.

Os prêmios emitidos cresceram 3,7% e totalizaram R$ 3,7 bilhões. A sinistralidade apresentou queda de 1,5 ponto percentual, chegando a 52,6%.

“No primeiro trimestre de 2020, a Porto Seguro mais uma vez demonstrou resiliência para enfrentar os períodos e crise. O resultado financeiro foi fortemente impactado pelo desempenho dos investimentos em renda variável, decorrente dos efeitos da pandemia do vírus covid-19 na economia global. No entanto, essa queda foi atenuada pelo aumento significativo de 52% do resultado operacional, decorrente da melhora na operação de seguros e da expansão relevante dos negócios financeiros e de serviços”, afirmou a companhia.

Na avaliação da Porto Seguro, a diversificação dos negócios tem se mostrado bastante relevante para sustentar o crescimento da empresa e mitigar os riscos.

9 curtidas

Resultado operacional desse Tri foi o maior patamar histórico da empresa, foi extramente impactada pelo resultado financeiro, o que me chama atenção é como as aplicações do float foram afetadas, eles possuíam 4% apenas em ações. Aumentaram para 9% e usaram bastante da reserva de emergencia

5 curtidas

Ao pessoal que acompanha a empresa, fiquei com uma dúvida no último resultado… O capital requerido é o que é regulamentado pela Susep?

image

1 curtida

AVISO AOS ACIONISTAS

DISTRIBUIÇÃO DE JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO

A PORTO SEGURO S.A. (“Porto Seguro” ou “Companhia”) (B3: PSSA3) comunica aos senhores acionistas que, conforme deliberação em reunião do Conselho de Administração realizada em 24 de junho de 2020, foi aprovada, ad referendum da Assembleia Geral Ordinária da Companhia, a declaração dos juros sobre o capital próprio (“JCP”) relativos ao primeiro semestre de 2020, no valor de R$ 192.175.666,00 bruto, imputados ao valor do dividendo obrigatório relativo ao exercício social de 2020, observado o que segue:

1. O valor bruto dos JCP corresponde R$ 0,59679777 por ação para cada uma das ações da Companhia, desconsideradas as ações em tesouraria. Sobre este montante incidirá retenção de imposto de renda na fonte à alíquota de 15% (quinze por cento), exceto para os acionistas que sejam comprovadamente isentos ou imunes.

2. O crédito correspondente a esses juros será efetuado contabilmente, em valores líquidos, em 29 de junho de 2020, de forma individualizada a cada acionista com base na posição acionária final dessa data (inclusive), sendo que, a partir de 30 de junho de 2020 as ações da Companhia serão negociadas ex-direito aos referidos JCP.

3. A data de pagamento dos JCP será fixada na Assembleia Geral Ordinária da Companhia, a realizar-se até 30 de abril de 2021.

São Paulo, 24 de junho de 2020.

Porto Seguro S.A.

Celso Damadi

Diretor de Relações com Investidores

Segue abaixo o link de acesso direto aos documentos:

Aviso aos Acionistas - Juros sobre Capital Próprio

Ata da Reunião do Conselho de Administração

Contato de RI
Tel.: +55 (11) 2393-7093 ou 2393-7094
[email protected]
www.portoseguro.com.br/ri

2 curtidas

Fazendo as contas por alto o JCP será de quase 1% (sobre meu PM). Dá até vontade de aumentar posição para receber e vender depois, quando ficar exproventos rsrs

1 curtida

Queria ter aumentado posição qnd foi abaixo dos 45, mas faltou dindin

1 curtida

9 curtidas

Impressionante.

1 curtida

Excelente resultado, mesmo. Hoje tenho somente BBSE de seguradora, sempre de olho em PSSA e SULA pra algum dia adicionar outra.

Menor sinistralidade e retorno do resultado financeiro faz toda diferença,

1 curtida

Essa é aquela ação que sempre olho pra ela amargurado de não ter conseguido aportar em Abril quando estava na casa dos 40,00.

Ainda estou curioso sobre como ela manterá o lucro com a rentabilidade da RF tão baixa.

1 curtida