Renda fixa (TD, CDB, LCI, poupança)

IPCA acima do esperado, IGPM mirando os 20%.
Vamos ver até onde a selic aguenta.

Só citou que é “muito perigoso”, mas que o que importa são as metas de inflação, por isso não deverá mudar seu discurso de “estímulo extraordinário”. Não é perigoso, é uma usina nuclear em alerta amarelo. Mas o cenário está maravilhoso para expansão bancária, não sei como os bancos estão tão baratos, acho que vamos fazer uma bolha. Tem crédito na praça a IPCA + 1% a.a.

3 curtidas

Estranho foi cogitar eventual corte de juros ainda que pequeno. Achei que isso já fosse hipótese descartada.

“Campos Neto também reiterou que o BC não pretende elevar a Selic --hoje em 2% ao ano-- a menos que as expectativas e projeções de inflação fiquem suficientemente próximas das metas em seu horizonte relevante, que abarca 2021 e, em menor grau, 2022…Repetiu ainda que, em razão de questões prudenciais e de estabilidade financeira, o espaço remanescente para cortar ainda mais os juros básicos, se existente, deverá ser pequeno.”

2 curtidas
1 curtida

Um fundo de Renda fixa atrelado ao IPCA, sua valorizaçao ou desvalorizaçao da cota acompanha a oscilaçao na taxa pre fixada do tesouro ipca? No caso de um fundo como o BTG IPCA Curto

Varia conforme taxa e também IPCA.

1 curtida

O que me dá raiva é que depois de toda essa inércia do BC, certeza que vamos ter uma reação exagerada que vai acabar atrapalhando a retomada econômica. Nunca pensei que julgaria tão mal o Campos Neto, mas o legado e o foco dele parece ser apenas Pix e agenda tecnológica. Cadê o Goldfajn?

2 curtidas

@sr_fouquet, mas o que é possível fazer se a decisão é mais política do que econômica? Penso que o Campos Neto esteja pisando em ovos tanto quanto o Guedes. A noção de Economia do Bolsonaro é zero, fato, que piora a situação e aumenta os riscos.

1 curtida

Quem exerce influência é o Guedes e há conflito de interesses com o fiscal. Mas o que baixou o juros a 2% foi a decisão dele, se ele falasse 3%, 3% seria. Ele tem autonomia para agir (aliás, a autonomia do BC sai até 2022). Mas tem que estar a altura do cargo.

1 curtida

Olha, descobri que clicando no lápis laranja consigo ler a mensagem apagada! Acabou para você, @j.black :smile:

14 curtidas

:joy::joy::joy::joy::joy: sabia nem a pau disso.

1 curtida

Grande descoberta, acabou-se a curiosidade agora kkkkk, um negocio tão simples e passa despercebido.

1 curtida

kkkkkkkkkkkkkk acho que agora ele para de apagar! :slight_smile:

1 curtida

kkk…boa, @sr_fouquet!

1 curtida

kkkkkk boa

Estava procurando por isso faz um tempo:

Dívida Líquida: esta não é uma conta tão exata, pois os dados não são perfeitamente padronizados. Nosso governo reportou 55,7% em Dezembro/2019 (60,7% em Agosto/2020). Nesses dados, podem haver pequenas diferenças, talvez coisas como endividamento de estatais ou considerar o patrimônio líquido do banco central, difícil dizer, mas podemos focar no relativo e não no absoluto. O site dá um valor de 58,1% para o Brasil em Dez/19. O que faz uma enorme diferença em relação à Dívida Bruta é o Caixa ou Dívida Líquida Externa (Reservas Internacionais - Dívida Externa). África do Sul, p.e., que é muito comentada, reportou 55,3%, o Uruguai 53,0%, México 45,6% (este realmente um passo acima). Faltou ter a Índia que para mim deveria ser nosso benchmark.

Resumindo, problema da dívida é sério, mas tem muito terrorismo por aí.

4 curtidas

A melhor forma de medir se é o preocupante ou não é a disposição do agentes (estrangeiros, nacionais, instituições) em financiar o governo e ultimamente me parece bem preocupante dadas as exigências de prêmios elevados… E querendo ou não vamos estar concorrendo por recursos com outros países…

3 curtidas

Curiosamente andei perguntando sobre os títulos públicos da África do Sul. Como investir, etc.

Excelente o material encontrado. De fato, há muito terrorismo no ar.

2 curtidas

Correto, @lawyermg, eu só acrescentaria que além do atraso nas reformas, o mercado está precificando a Selic artificial aumentando o prêmio na ponta longa da curva. Só para comparação, o México que está bem melhor em termos de dívida e quase não gastou no Covid, a última informação que recordo é que estava com taxa basica de 4%. O erro pra mim está mais na taxa do que em qq outra coisa. Campos Neto é decepção total para mim.

A verdade é que bolsonaro, paulo guedes e robertos campos foram engolidos…

O teto de gastos é como se fosse uma coca retida por tampa de papel… o centrão e a galera que pede mais estado e gastos de qualquer jeito se transformaram em mentos com a pandemia…

Se aproveitaram do gatilho e circunstancias…

Acredito que a Selic a 4 seguraria o cambio e não prejudicaria tanto o setor imobiliário… até porque a taxa selic deixa de ser referencia quando começa a transitar no mundo paralelo brasil-suiça…

1 curtida