Cdi só se for para reserva de emergência, se o governo não ligar a impressora a SELIC vai a 3% em 2022 apenas. Se a aposta é em RF de longo prazo melhor pegar titulos mais longos a 150/170% do cdi, um CRI talvez ou então IPCA+ que pelo menos te repõe inflação, nos próximos anos o cdi tende a ter rentabilidade real negativa.
No mercado secundário da XP é possível conseguir títulos de até 180% do CDI, mas não vejo esse como o modo mais efetivo e seguro em investir, o ideal ao meu ver é construir uma carteira com títulos atrelados ao CDI, IPCA, IGPM e pré-fixados. Assim, você estará resguardado de todos os cenários (alta da inflação, alta da selic, não modificação do cenário base etc).
A subida dos juros não acontece tão rápido, daria tempo de vc resgatar antes de um prejuízo maior.
Tenho pré fixado, sempre fico de olho na taxa de juros e no resultado das reuniões do Copom.
Eu simplesmente não me sinto confortável de “prender” o dinheiro por tanto tempo, ainda mais no Brasil. Tenho um CDB que investi em 2016, vence em 2021. Nunca mais faço isso.
Mas eu acho que o dinheiro no picpay fica protegido pelo fgc, mesma coisa do nubank. Aí essa questão vai depender da tolerância ao risco da pessoa. Se for reserva de emergência, melhor deixar em banco rendendo quase nada.
Estou cogitando sair dos CDBs e passar a investir em fundos com baixa volatilidade (abaixo de 2.5%). Noto que eles possuem boa performance com resgate bem inferiores aos CDBs. Alguém poderia opinar se é uma boa ideia?
Tem muito CDB/CRI/CRA entregando esse rendimento na faixa de 150% do cdi e sem come-cotas. Acho que a pouca volatilidade não compensa os 2+20 que a maioria desses fundos cobra sobre o cdi. FIIs de papel high grade estão entregando 6% a.a. (315% cdi), muitos destes estão 5 a 10% abaixo do valor patrimonial o que diminui o risco de uma queda por possível tributação e podem gerar apreciação.
Ao meu ver FIIs de papel deveriam ser uma possibilidade para quem quer produtos mais incrementados fora da renda fixa ou então partir para fundos com maior volatilidade, porque sinceramente, estes fundos não tem uma relação risco retorno adequada entregando cdi+0,5/1,0.
Entendo que FIIs possuem uma rentabilidade melhor, mas não concordo com a comparação. O IFIX possui volatilidade acima dos fundos que eu citei. Nesta faixa, tenho fundos com rentabilidade histórica acima de 6% a.a. Com relação às taxas, os valores que passei de % CDI são líquidos, uma vez que os fundos já reportam sua rentabilidade livre de taxa.
Agora, com relação aos CDB/CRI/CRA eu concordo. Consigo encontrar alguns prefixados de curto prazo acima de 4% a.a., porém muitas vezes de bancos ou instituições duvidosas. Tem alguns exemplos de bons papeis para me mandar?
Ontem vi um CRA da Caramuru em oferta na XP, algo como cdi+5% e IPCA+5%. Não vi maiores detalhes, olho pouco para esse mercado.
A questão da taxa eu sei que é líquido, mas o cdi hoje está em 1,90%a.a. e 150% do cdi é 2,85%, um fundo 2+20 me entregar menos de 1% de prêmio de cdi acho ridículo, ainda mais tendo que devolver o IR ainda.