Renda fixa (TD, CDB, LCI, poupança)

Há cerca de 3 anos tento achar um investimento para abrir meu próprio negócio, mas simplesmente não consigo atrair sócios, o que devo fazer?

1 curtida

Poderia especificar melhor qual o business plan, quais alternativas já foram buscadas, quais as respostas obtidas?

Geralmente, o primeiro sócio a ser buscado está na sua árvore genealógica.

1 curtida

Pessoal, para acompanhar as curvas de juros futuros no Brasil, vocês utilizam o quê?
Tento quebrar o galho com o gráfico de de DI futuro usando o tradingview. Mas alguns contratos que tenho interesse de consultar tem pouquíssima liquidez, de modo que o vencimento mais longo que consigo analisar é 2031. Queria por exemplo, ver também 2055, se é que tem esse gráfico para consultar em algum lugar.

Galera que investe em cupons do TD. Eles caem na conta da corretora em maio e novembro, confirma?

Depende do título. Se não me engano tem até 8 datas possíveis.

2 curtidas
Datas de Pagamento de Cupom Juros de Titulos Públicos (Atualizado em 24/ago/2020)
01/jan 15/fev 01/mar 01/abr 15/mai Jun
Indexados ao IGPM
Tesouro IGPM+ com Juros Semestrais 2031 (NTNC) Tesouro IGPM+ com Juros Semestrais 2021(NTNC)
Indexados ao IPCA
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2024 (NTNB)
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2026 (NTNB)
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2030 (NTNB)* Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2035 (NTNB)
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2040 (NTNB)* Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2045 (NTNB)
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2050 (NTNB) Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2055 (NTNB)*
Prefixados
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2021 (NTNF)
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2023 (NTNF)
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2025 (NTNF)
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2027 (NTNF)
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2029 (NTNF)
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2031 (NTNF)*
01/jul 15/ago 01/set 01/out 15/nov Dez
Indexados ao IGPM
Tesouro IGPM+ com Juros Semestrais 2031 (NTNC) Tesouro IGPM+ com Juros Semestrais 2021(NTNC)
Indexados ao IPCA
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2024 (NTNB)
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2026 (NTNB)
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2030 (NTNB)* Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2035 (NTNB)
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2040 (NTNB)* Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2045 (NTNB)
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2050 (NTNB) Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2055 (NTNB)*
Prefixados
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2021 (NTNF)
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2023 (NTNF)
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2025 (NTNF)
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2027 (NTNF)
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2029 (NTNF)
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2031 (NTNF)*

https://www.tesourodireto.com.br/documentos/datas-de-pagamento-dos-juros-semestrais.htm

1 curtida

Eu não clicava nesse link nem fodendo, perfil novo que parece não ter nenhum interesse no conteúdo do fórum. Pode ser malicioso

8 curtidas

Resolvi montar uma carteira de renda fixa com liquidez imediata visando aproveitar qualquer crise que possa surgir (reserva de oportunidade), motivo pelo qual não quero deixar dinheiro em título longo.

Como liquidez imediata geralmente é no máximo uns 2% ou 3% nominal (menos que o IPCA) vou tentar compensar a perda do poder de compra colocando 1/3 da minha renda fixa em fundo de inflação de título de curto prazo, meio conservador, que talvez possam me dar os 1 a 2% de poder de compra que o Tesouro Selic e afins (Nuconta) vão me tirar e eu terminar o ano no “zero a zero” mesmo com liquidez imediata e 2/3 em selic.

Pensei no “BTG Pactual Tesouro IPCA Curto FIRF” por dois motivos:

1 - vi que balanceiam a carteira de modo a, mesmo em fortes crises, perderem no máximo uns 2% (o que não comprometeria minha “reserva de oportunidade” para comprar ações no “fundo”), sendo até mesmo bem raro cair mais que 1% mês. Foi isso que aconteceu em março de 2020. Já o título tesouro IPCA 2024 (acho) caiu mais que isso no mês.

2 - conseguiram manter rendimentos razoavelmente em linha com a inflação mesmo em momento de alta dos juros reais (ex: 2013-14-15), o que em tese arruína os fundos de inflação.

Se alguém tiver com saco de perceber algum furo na estratégia, agradeço rs

Pode ser que não consigam repetir bons desempenhos do passado, mas me parece um fundo muito bom.

Sei que fundo de inflação não é uma aposta muito boa para o momento, de juros reais tão baixos (pois eles tendem a subir em algum momento), mas quero fazer esse “seguro” para a minha principal aposta - onde está 2/3 da minha renda fixa - que é a de que o BC, nos próximos semestre ou ano(s) vai tornar a aumentar os juros reais e deixá-los positivos.

O que não abro mão é da liquidez imediata para possíveis crises da renda variável.

1 curtida

Corrigindo uma informação acima. o “motivo 2” é referente a outro fundo que tem desempenho igual ao do BTG Pactual e parece bem gerido também, o “western-asset-ima-b5-ativo-fi-rf

Ambso tem baixa taxa de adm. (e pelo menos nao pago a 0,25 do tesouro)

Acho que a resposta é que com juros a 2% não faz muita diferença colocar na poupança, tesouro, lca etc. Tenho deixado meu caixa em IPCA+ 2026, mas minha perspectiva não é usar o recurso imediatamente, é um título sujeito a variação, mas é curto e como o IPCA está dando coisa de 0,8% a.m. nos últimos meses, sei que está positivo, apesar de acreditar que minhas taxas contratadas estão abaixo do mercado (não tenho certeza, precisaria consultar).

E principalmente não vale a pena colocar dinheiro num investimento arriscado qualquer que rende 120% do CDI.

1 curtida

Concordo. Recentemente passei pelo incômodo de recorrer ao FGC e, apesar de ter resolvido rápido, é uma situação bem preocupante. Não vale a noite mal dormida…

5 curtidas

Vi isso hoje. Talvez interesse alguém

Papel: CRA Usina Cocal

Rating: AA+

Reservas até: 05/02/2021 – data que o recurso precisa estar na conta corrente.

Bookbuilding: 08/02/2021

Liquidação: 03/03/2021

Vencimento: 1 serie 18/02/26

Vencimento: 2 serie 15/02/28

Remuneração Teto: 1 serie NTN-B 2025+2,50%aa ou IPCA+4,50aa

Remuneração Teto: 2 serie NTN-B 2025+2,65%aa ou IPCA+4,60aa

Juros: Trimestrais

Amortização: 1 serie, no final

Amortização: 2 serie, trimestral a partir de 2025

Tributação: Isento de I.R.

Mínimo: R$ 1.000,00

4 curtidas

interessante amigo, onde analisar a empresa para identificar os possíveis riscos?

NA sua corretora deve ter o prospecto… lá costuma listar os riscos e informações necessárias pra análise.

1 curtida

Estava bom um CRI ou CRA de uma subsidiária da ENGIE que previa pagamento de 4% + IPCA, se não me engano. mas não lembro o rating da empresa nem se tinha aval da ENGIE.

eu acho que era um debênture de pampa sul, se não me engano. Se não me engano a Engie ta desinvestindo do proejto.

1 curtida

Mas se tivesse aval da Engie era uma boa oportunidade. Na época que vi, fui ler sobre, mas não achei nada a respeito.

1 curtida

No Banco do Brasil tem:

CRA BEEF3 IPCA + 3,55% vencimento 16/12/24
CRA BEEF3 IPCA + 3,75% vencimento 16/06/25

2 curtidas

Alguem aqui já comprou ipca+ (c/ juros sem) dias antes do pagto (cupons)? O que acham da estratégia?