Renda fixa (TD, CDB, LCI, poupança)

Cada um sabe de si, mas:

1. quanto ao título a 2,87%. Vamos supor uma inflação média de 5% a.a até 2035. Teu rendimento real será de cerca de 1,43% a.a. acima da inflação. Tem IR e os 0,25% a.a do TD. Se a inflação for de 8% a.a., teu rendimento real será de 0,99% a.a. acima da inflação. Isso com o dinheiro preso até 2035;

2. quanto ao título prefixado a 7,35% (“só alegria”). Rendimento desse título é de 5,9975% a.a. Com inflação média de 5% a.a, você fica com 0,9975% a.a de rendimento real. Basta um único ano com inflação de 20% e teu rendimento final provavelmente irá para o negativo.

Te desejo sucesso, mas dá uma refletida. Estás em um jogo perigoso.

Exato, o momento e as perspectivas são muito importantes. Compreender macroeconomia e as curvas de juros futuros é imprescindível para operar bem no Tesouro Direto.
De 2012 a 2017 eu comprava apenas IPCA+ mensalmente para a aposentadoria, sem entender direito. Á partir de 2017 passei a compreender melhor a dinâmica do TD e passei a investir nos melhores momentos. Desde esta época temos um pequeno grupo de amigos que estuda e se ajuda para melhor investir. Teve uma época que tentamos fazer marcação a mercado, mas percebemos que resgatando com lucro não tínhamos onde investir de imediato estes valores - de forma a bater no longo prazo o próprio TD, com o seu baixo risco. Então, muito raramente faço resgates, tendo em vista o objetivo do logo prazo.

IPCA de 8% a.a. é pegar bem pesado

O Brasil nem tinha inflação realmente sob controle antes de 2015, e a média de 2008 para 2015 é uns 6% a.a.

Existem ganhos deflacionários ligados a tecnologia e supply chain que dificilmente serão perdidos, independente da política monetária

Diante de taxas iguais…ipca+ 45 ou ipca+ 26? qual traz maior retorno na marcação a mercado?

Será que é pesado? Mas é possível, né?

Quando, desde 1994, tivemos IGPM mordendo os 30% a.a. ?

O de maior duration, nesse caso o 2045.

Você está perpetuando uma situação transitória, não se iluda.

1 curtida

Não estou perpetuando nada.

Se estivesse perpetuando, eu estaria fazendo conta com 30% a.a.

Meus exemplos com inflação anual média de 5% e 8%, o que é factível, ao menos como hipótese para quem compra prefixado a 7% a.a.

Por favor, leia com atenção antes.

IGPM vai baixar no curto prazo? qual patamar vc imagina?

2002

Os títulos IPCA+ pagam a inflação mais uma taxa. Ou seja, se a inflação for 8%, 20%, não interessa, o título paga a inflação mais 2,87% (1,43% líquido) e 7,35% (5,9975% líquido), como no exemplos. Isto, todo ano, com juros capitalizados, até 2035.
Você fez a conta como se fosse um prefixado, descontando a inflação da taxa. Para este tipo de título o prazo é menor e o prêmio é maior.

Obrigado, te desejo sucesso também.

Amigo, me desculpa se escrevi algo que não foi da forma mais cordial.

A intenção é realmente ajudar.

Olha só!

É necessário observar que, quanto maior for a inflação, menor é o rendimento real, porque o IR incide tanto sobre o IPCA quanto sobre o prêmio.

Isso que você falou, de que a não interessa quanto for a inflação, não está correto.

4 exemplos (são apenas hipotéticos, não estou dizendo que a inflação será essa):

1. Título IPCA + 4% e inflação de 3%.
    Rendimento bruto = 7%
    Rendimento após IR = 5,95%
    Rendimento após os 0,25% do TD = 5,70% a.a
    Rendimento real (efetivo descontando a inflação): 2,70% a.a.

2. Título IPCA + 4% e inflação de 7%.
    Rendimento bruto = 11%
    Rendimento após IR = 9,35%
    Rendimento após os 0,25% do TD = 9,15% a.a
    Rendimento real (efetivo descontando a inflação): 2,15% a.a.

3. Título IPCA + 4% e inflação de 15%.
    Rendimento bruto = 19%
    Rendimento após IR = 16,15%
    Rendimento após os 0,25% do TD = 15,95% a.a
    Rendimento real (efetivo descontando a inflação): 0,95% a.a.

4. Título IPCA + 4% e inflação de 27%.
    Rendimento bruto = 31%
    Rendimento após IR = 26,35%
    Rendimento após os 0,25% do TD = 26,10% a.a
    Rendimento real (efetivo descontando a inflação): -0,90% a.a (RENDIMENTO NEGATIVO).

Por causa do IR, quanto maior for a inflação, menor será o rendimento. A malandragem do Governo é cobrar IR também sobre a inflação.

Então, pode acontecer de um título IPCA + X% ter rendimento real negativo.

3 curtidas

Existe o problema, mas não é como você colocou. Precisa descontar o IR só no prazo final ou no resgate, dá uma bela diferença. Para ter rendimento real negativo o IPCA precisa chegar na casa de 100% a.a.

1 curtida

Para ter rendimento real negativo o IPCA precisa chegar na casa de 100% a.a.

É menos, mas os números continuam completamente irreais para a atualidade. O rendimento líquido é zero quando o IPCA for 85/15 = 5,67 vezes o prêmio do título. Esse é o ponto onde o ganho líquido vai ser igual ao IPCA. No IPCA mais curto hoje seria por volta de 18%

A questão é que esse IPCA teria que ser ao ano, o que é completamente fora da realidade. Se a inflação está nesse patamar na média, e sem controle durante os vários anos do título, provavelmente vão existir problemas mais sérios do que se importar com rentabilidade de investimento

3 curtidas

Eu fiz uma aproximação, para demonstrar que, quanto maior a inflação, menor será o rendimento real dos títulos. Isso é um fato.

Como o desconto do IR ocorre somente no vencimento do título, dá uma diferença sim, como você disse, mas está muito longe de ser necessária inflação de 100% para o rendimento dar negativo.

Tem titulos que nao tem cobrança de IRPF. Hoje no Banco INTEr tinha LCA do BANCO BTG para prazo de 5 anos com IPCA + 3.55%

O título com duration mais longo é o IPCA+ 2045, se nao me falha a memória é mais longo que o Cupom 2055, é portanto o título de maior volatilidade. Bom para duas coisas: 1) ir para o risco 2) cobrir o IR da correção monetária do 2055, como é um título muito rentável, segurando até o vencimento, uns 10-15% em relação a sua posição na NTN-B 2055 já cobre essa perda.

Vocé está correto, mas só uma dica:

Se
Rendimento Real = 4,5%
Inflacão = 3%

Logo
Rendimento Nominal = Rendimento Real (1+Inflação) + Inflação

Rendimento Nominal = 4,5% (1 + 3%) + 3%
Rendimento Nominal = 7,64% e não 7,5%

O negócio do IPCA+ é a cobrança do IR que vai sendo diferida e você rentabiliza em cima desse passivo, mas com certeza é inferior que uma debênture incentivada ou CRA. Aliás, CRA de JBS ou Marfrig é bem interessante, pois o risco país é menor, são empresas dolarizadas, mas captam com risco Brasil cheio. A própria Vale é uma opção, mas não me lembro da última emissão deles.

2 curtidas

Será que o tal teto de gastos aguenta?

Pessoal

Exemplo: comprei TD hoje, serei obrigado a ter a grana disponível em c/c hoje, ou posso, resgatar minha poupança (d+0) no primeiro horário do dia seguinte p/ cobrir o TD?

JB

1 curtida