Renda fixa (TD, CDB, LCI, poupança)

Como é possível as taxas pré-fixadas do Tesouro Direto estarem caindo sendo que a SELIC segue tendência de alta?
Quem compraria pré-fixado em uma situação dessas?

Taxas seguem os juros futuros, não a Selic (Taxa de juros atual), o juros futuros e uma previsão de juros para anos a frente, formada por negociações diárias dos contratos de juros futuros na B3.

5 curtidas
2 curtidas

Mais alguém pensando em montar posição em tesouro ipca?

1 curtida

Só a partir de IPCA+6%

2 curtidas

Eu venho comprando acima de IPCA+5%, @sardinhafrita. :raising_hand_man:t2:

2 curtidas

recebi um email da xp falando sobre IPCA+5% pra 2060 e vender em 3 anos.

O que acham?

Resumindo:

· Cenário Positivo: se comprarmos a NTN-B 2060 em IPCA+ 5,33% e vender a IPCA+ 4,33% em 3 anos, o retorno final esperado será de 63,1% (17,7% a.a.).

· Cenário Neutro: se comprarmos a NTN-B 2060 em IPCA+ 5,33% e vender a IPCA+ 5,33% em 3 anos, o retorno final esperado será de 37,6% (11,2% a.a.).

· Cenário Negativo: se comprarmos a NTN-B 2060 em IPCA+ 5,33% e vender a IPCA+ 6,33% em 3 anos, o retorno final esperado será de 18,0% (5,67% a.a.). Esse valor ainda é acima do IPCA projetado.

1 curtida

Não acho uma taxa de 5,33% interessante o suficiente frente o risco de ter que carregar essa bomba até 2060. Estamos num cenário de grande possibilidade de alta de juros internacional e recessão no exterior.

Pensando em risco x retorno - fato: tem prefixado de 3 anos pagando +14%;

Na melhor das hipóteses (e olha que esse 4,33% tá difícil de acreditar) você levaria 17,7% a.a. (isso é bruto?);
Qualquer outro cenário: o pré oferece um retorno melhor.

1 curtida

Toda sugestão de corretora sofre do mesmo problema. Se acontecer a situação 4: Nenhuma das Anteriores, eles lavam as mãos

1 curtida

vencimento muito longo 2060, bastante risco.
se der uma zica na economia, temos recessão batendo na porta (ninguém sabe o que vai acontecer e ainda tem eleição) e essa taxa subir pra 7%, 8% e vc quiser vender antecipado vai perder bastante dinheiro.

dá uma pesquisada no yotube nos vídeos da marilia fontes sobre renda fixa/tesouro

loteria

Se for vender em 3 anos, se o juros cair vc ganha dinheiro, se não cai vc perde dinheiro.

Concordo, penso em comprar mas gostaria de ipca + 7 ou ipca + 8, para iniciar, ai se subir mais a taxa ainda colocaria mais (tipo entraria so com 20% do maximo que estaria disposto a colocar)

IPCA + 6% já começo a comprar

Hoje me presenteei com um CDB de 15,1% a.a. para 2026. Quero acreditar que esse aperto monetário já está no fim, de qualquer jeito é uma ótima taxa se o país não Argentinizar.

3 curtidas

Pessoal, bom dia. Tudo bem?
Desde já sou grato a todos com seus comentários que me ajudaram a ter coragem em largar a poupança da Caixa.
Durante muitos anos fui cliente da CEF, talvez por comodidade e não querer arriscar e/ou pela segurança que a instituição possui, apliquei grande parte do meu salário na poupança.
Recentemente, abri uma conta no banco Inter e fiz uma aplicação de 15 mil em LCI IPCA+ 4,31% de 3 anos. Pra quem passou muitos anos na poupança da CEF não vou mentir que tô com medo desse banco que é de 94 falir e perder meu investimento. Estou ciente graças aos comentários de vocês, que o FGC garante o retorno do dinheiro investido em até 250 mil, mesmo assim fico com aquela sensação se caso isso aconteça quanto tempo levará pra reaver esse dinheiro. Outra dúvida é saber de vocês se o Inter é mesmo confiável, pra quem já faz aplicações nele, já ocorreu algum problema? O resgate do rendimento é fácil e sem qualquer problema? Existe outro banco que vocês poderiam me indicar para diversificar meu investimento?
Mais uma vez muito obrigado a todos que me ajudaram com seus comentários e intelectos e desde já me perdoem qualquer coisa.

3 curtidas

Pelo visto o(a) gerente da caixa fez o serviço direitinho te deixando morrer de medo, né? (Brincadeira)

É bastante tranquilo o Inter, Banco do grupo Menin (dono da MRV / CNN / Inter / LOG CP), só aí são 3 companhias de capital aberto na bolsa. Outro banco também listado que é saudável é o BMG, por exemplo.

Mas se te preocupa tanto o risco do emissor, poderia começar investindo em títulos públicos. O nível de crédito seria até melhor que o da CEF. Aí é uma questão de cada objetivo seu e entender os tipos de produtos disponíveis.

3 curtidas

Banco Daycoval

Exato… Tesouro Selic em qualquer banco ou corretora de sua preferência, desde que não cobrem nada além do que o próprio Tesouro cobra.
Como o dinheiro fica no Tesouro, se o banco/corretora que você usar pra investir “quebrar”, você não perde o dinheiro.

2 curtidas

Olá, tudo bom? Vamos Lá:

O tempo médio para receber o valor no caso de intervenção pelo Bacen é 45 dias, mas esse tempo vem caindo. Entretanto esses prazos são os divulgados, vai depender do tramite da intervenção, há casos de alguns meses, mas isso ocorre geralmente quanto maior o banco. Uma lista do prazo para recebimento, dos casos mais recentes:

image

Pode olhar a lista completa mais atual no próprio site do FGC em estatísticas e publicações.

Você pode conferir a lista das instituições participantes antes de aplicar, no site do FGC:

https://www.fgc.org.br/associadas/associated-institutions

Uma dica que te dou é olhar a situação financeira da instituição no Banco Data e você mesmo avaliar a situação da empresa. Os dados nem sempre são atuais, mas ajuda já bastante:

Importante entender também o Rating (apesar que prefiro eu mesmo olhar no Banco Data, como falei) que lhe informam das instituições. Mesmo um BBB para baixo já pode não ser tão seguro.

Se você tem pouco capital para investir (como 15 mil) não deve se preocupar tanto. Mas é importante entender as regras de limite de 250 mil por instituição e limite global de 1 milhão (com validade de 4 anos, antes de zerar a contagem) conforme sua carteira aumenta. Além disso muitas pessoas irrelevam o risco por existir o FGC e este é um dos motivos de terem alterado um pouco as regras (antes era 250 mil por cada instituição, sem limite global). Estatisticamente é pouco provável você não receber o pagamento, mas é importante frisar que o FGC tem 65 bi em suas reservas, o que cobre apenas 2% dos depósitos elegíveis (que por sua vez representa 50% dos depósitos do mercado). Ou seja, instituições maiores, caso venham a falir, provavelmente não terão cobertura (os 5 maiores Bancos ainda têm mais de 80% do mercado), ou mesmo caso várias instituições pequenas quebrem em conjunto. Mas caso isso aconteça (algo semelhante com a crise do Subprime nos EUA), acho que esse será o menor dos seus problemas, pois vai indicar um grave problema no sistema Brasileiro.

Em suma, diversifique entre pequenas instituições se possível com rating A e boa situação financeira. Pelo que você me fala, o inter aparenta não ter títulos de outras instituições na sua base para negociação, então seria interessante abrir conta em alguma corretora (em renda fixa o mais completo é a XP, mas outras corretoras como Rico ou Mirae também possuem), já que por ela você poderia comprar diversos títulos de instituições diferentes.

Por último, a poupança ainda é válida, mas como estratégia de compor parte do caixa de suas emergências, visto ele ser um dos poucos produtos que literalmente tem liquidez imediata e rende algo. Deixe nele um valor que o deixe confortável para pagar algo como um salário ou o custo de uma emergência médica (fatalidades de final de semana numa noite podem ocorrer). O resto, componha fundos ou títulos com cerca de D+0 ou D+1.

Abraços.

9 curtidas

Boa tarde, Ravenx. Tudo bem? Junto ao nome do Inter, ouvi falar muito bem desse banco. Vou tentar abrir uma conta nele quando possível. Não tenho muito conhecimento sobre o Tesouro Selic. Conforme já orientado pelo Guipaqual vou estudar a fundo esse investimento. Muito obrigado!

1 curtida

Guipasqual,
Kkkkkk…Foi por aí mesmo meu amigo. Mas graças a pessoas como você, Ravenx e o Sellous estou perdendo esse medo e em breve almejo com toda humildade realizar investimento com risco, algo impensável há meses atrás. Estou muito feliz por ter dado esse primeiro passo em investir nas letras de créditos. Agora, irei seguir sua orientação sobre os títulos públicos e entender melhor como proceder.
Muito obrigado amigo.

4 curtidas