Renda fixa (TD, CDB, LCI, poupança)

Parabéns pelo esforço de tentar sair da poupança e ainda mais por se expor “em público”… :wink:

Alguns comentários:

1. Você não precisa sair tudo de uma vez da poupança. Faça gradativamente, tipo 10% do total agora, depois mais um pouquinho e assim por diante conforme for ganhando confiança nas outras modalidades de investimento.

2. O Tesouro Selic eu diria que é o investimento mais seguro depois da poupança. É emitido pelo governo.
    A chance dele ficar negativo é baixíssima (sim, eventualmente ele pode ficar um pouco negativo), tem resgate entre D+0 e D+1 dependendo do horário que pedir e segue a taxa SELIC, que é um indicador fácil de acompanhar e amplamente divulgado.
    Anote aí: incide IR (cobrado automaticamente) e semestralmente te cobram uma taxa bem pequena de custódia (tem que ter saldo em conta - fica de lição de casa estudar sobre isso :wink:)

3. Com relação aos títulos que você investe em outros bancos, CBD, LCI, LCA, etc… são emitidos por instituições privadas, diferente dos títulos do Tesouro que são emitidos pelo governo.
    Por essa característica, tem um risco maior, diretamente associado à qualidade do emissor.
    Importante notar que o fato de você comprar um título de RF num banco, não obrigatoriamente ele foi emitido por esse banco, pode ter sido emitido por um terceiro.
    Sendo assim, os títulos de RF de bancos e financeiras seriam um segundo passo após o Tesouro.
    Num primeiro momento foque em:

• Títulos emitidos por bancos sólidos e com bons balanços;
  • CDBs, LCIs e LCAs, porque tem a cobertura do FGC. CRIs, CRAs e debêntures não tem. LCIs e LCAs são melhores porque não tem IR, mas tem que comparar as taxas e prazos pra escolher. CDBs podem ter liquidez diária, LCI e LCA normalmente só no vencimento.
  • Foque em títulos pós-fixados ou atrelados à inflação. Evite os pré-fixados neste começo (eles tem um “que” de aposta).
5 curtidas

Boa noite, Sellous! Que comentário enriquecedor. Sinceramente, não sei como te agradecer por sua disponibilidade em compartilhar tanto conhecimento. Vou dá uma olhada nesse link do Banco Data e com mais segurança tomar a decisão correta. É bom demais poder contar com ajuda de vocês. Sellous, mais uma vez muito obrigado.

1 curtida

Procura lá no Banco Data o Daycoval… veja se o banco da lucro ou prejuizo… :wink:

Outro detalhe importante: investir em CDB, LCI, etc… pode ser pior que a poupança se a taxa paga for muito baixa.
Tem bancão aí que oferece produtos que são uma vergonha (de tão ruim).

Sim, lucro de 1bi no último ano. Incomparável com o Inter que soma na parcial 67 mi. Rapaz, achei sensacional. Sinto mais seguro com acesso a essas informações do que antes do questionamento que havia feito acerca da instituição bancária. Muito bom mesmo.

Edit: Um outro banco que estava interessado que é o BTG Pactual, também mantém lucro bilionário. Muito bom esse site.

1 curtida

Boa tarde, Ravenx. Entendido, amigo. Vou seguir sua orientação. Muito obrigado.

Pessoal, acessando a área de investimentos do Inter, encontrei esse CDB de 1 ano do BMG. O que vocês acham?

1 curtida

Não tem muito segredo. Se você não tem nada particular em mente, escolha o que tem mais rentabilidade líquida, vê se parece um bom risco-retorno, se não passa para o segundo, e assim vai

Risco é algo completamente individual. Conheço gente que dobrou o patrimônio investindo só em pré-fixado do Máxima, e gente que torce o nariz até para CDB do Itaú porque “se quebrar é grande demais para o FGC cobrir, e o Tesouro nunca vai ter esse problema risco soberano blablabla”

2 curtidas

Tem prêmio de uns 0,7% sobre o título público de prazo similar, então está minimamente atrativo. Para este prazo só não sei se o título é o correto. Digamos que o IPCA no período seja 8% (acima do que está esperado até o final de 2022), a rentabilidade deve ser grosseiramente 8+6,15=14,15 a.a. Prefixado do governo tem a ~13,10% (nas corretoras tem a quase 14% o bancário) e a ideia do mercado é que o cdi chegue a algo entre 12,75/13,25 (nas corretoras para esse prazo tem a 108% do cdi). Então a não ser que o IPCA seja maior que esses digamos 8% tem pouca chance desse título ipca ser melhor que os outros.

Num prazo de 12-15 meses ainda acho atrativo o posfixado e o prefixado.

Risco/Retorno hehe

Eu tive uma boa grana há alguns anos em títulos da financeira DaCasa.
Por sorte venceu tudo antes de quebrar.

Na época eu não avaliava os riscos do emissor. Hoje em dia não teria coragem, mesmo com o FGC.

2 curtidas

Eu tinha uns cdbs do DaCasa quando quebrou. Recebi sem problema algum. Tudo muito simples e relativamente rapido. Acredito que dentro do limite do fgc vale o risco, afinal os premios de bancos menores sao infinitamente melhores.

4 curtidas

Passei pelo mesmo processo. Tudo tranquilo e transparente. Mas que dá um ca#aço, dá :smiley:

Isso tem que ser avaliado. Teve uma época em que o BTG estava pagando mais que Pine, Original, esse grupo intermediário para ruim dos bancos menores

1 curtida

Usar o FGC não tem problema, mas colocar, digamos, 100% do patrimônio crendo nisso é pedir para se incomodar no futuro. Uma hora a roleta russa funciona.

1 curtida

Claro que podem ocorrer exceções. Porem na maioria das vezes as taxas são infinitamente superiores dos bancos menores. É regra do mercado, risco x prêmio.
De qualquer forma, cabe a cada um analisar os riscos inerentes aos seus investimentos, apenas quis relatar que ja utilizei do FGC e foi tudo ok.

1 curtida

Se o Itaú quebrar, leva o Tesouro junto rs.
RF, o ideal é pulverizar e concentrar o risco no curto prazo. A carteira da minha mãe é 50% RF, esses dias peguei um CDB de 14,65% se não me engano do Banco Master. Olhei o Banco Data, nada demais, mas bem pequeno, aloquei coisa de 0,1% mais ou menos. Mas também quem faz o IR é minha irmã. Divisão do trabalho rs.

2 curtidas

Alguém sabe pq o ipca 2055 está sumido do TD?

2 curtidas

Alguém indica algum produto da CEF para reserva de emergência? Algum produto melhor que poupança?

Imagino que tenha tesouro direto na caixa, já que no BB tem.

Se alguém conseguir habilitar o TD na Caixa, mas fala como. Toda vez que tentei, o site deu mensagem de tente mais tarde, e quando eu tentava novamente, meu fazia preencher o perfil de investidor de novo. Mandei um e-mail pra parede, digo, para a gerente da conta, que foi solenemente ignorado. O jeito foi tirar o dinheiro de lá, o que estou fazendo em partes.

Eu nunca fiz isso, mas comprando direto pelo TD não dá para escolher o banco que vai custodiar? O problema é se quiser vender rs, aí vai depender da plataforma de qualquer jeito