Renda fixa (TD, CDB, LCI, poupança)

Acho que só aparecem os bancos que te “liberaram” no sistema. Caixa não aparece pra mim.

1 curtida

Habilitei o TD tranquilo pela CEF.

Estranho. Vou tentar de novo ou em um terminal. Valeu.

Selic acima de 13%

1 curtida

Alguém para explicar o processo, detalhadamente, em caso de transferência de custódia? Os títulos chegam a ser liquidados? Como ficam os juros acumulados?

Rolando alguma comunidade no Inter?

1 curtida

Certa vez fiz uma transferência de custódia de PJ para PF, mesmo dono (majoritário mas com sócio). No balanço estava registrando por custo conforme a lei das SAs determina, já que mesmo não sendo SA, nunca vi outra lei versando a respeito. Preenchi o mesmo formulário de uma transferência de custódia comum e declarei Venda Direta. No campo de valor, pus o valor contábil de custo. Não paguei imposto.

Já no inventário do meu pai, o juiz pediu uma avaliação doa bens (eram ações antigas do BNBr e do Bradesco que o velho tinha e eu nem sabia. Esses bens foram para uma parte da família que nos tenho contato, o que digo é: é o mesmo documento de transferência de sempre. Lembro que há um campo para herança/espólio. O juiz pediu avaliação (eu entreguei média do último mês). Provável haver algum tipo de determinação em normativa da rF ou no código civil. Paga ITCMD de todo jeito. Se houver IR, acredito que caiba ao falecido.

Minha experiência pouca no assunto é essa, espero ter ajudado.

1 curtida

Vontade maluca de por quase tudo nesse Tesouro Direito 2035 IPCA +6,00%. Difícil pensar em outro investimento que tenha rentabilidade real de 6% nesse prazo.

5 curtidas

Fácil, tem um monte de Debenture Incentivada AAA nesse prazo. E não paga IR sobre o IPCA.

1 curtida

Com a diferença que não tem a liquidez diária garantida pelo Tesouro.

2 curtidas

Boa tarde, moçada.

Tenho alguns títulos do TD IPCA+ 2026 com taxas ainda na faixa de IPCA + 5,2% do ano passado. Estou pensando em vender já que ainda estou no terreno positivo, fazendo a marcação a mercado, e em seguida recomprando títulos com as taxas atuais de IPCA + 6%.

Alguém sabe de algum site, planilha ou aplicativo que faça essas contas para saber se vale a pena fazer a marcação a mercado do título ou manter a posição carregando até próximo do vencimento?

1 curtida

Pra quem tem banco Inter, hoje está com promoção na LCI de 3 anos, IPCA+5,60, como estou em uma comunidade, peguei IPCA+5,80%

3 curtidas

Isso não faz sentido. É a mesma coisa que vender uma ação a preço X e recomprar novamente ao mesmo preço.

Além disso, importante mencionar a tabela regressiva de IR. Como você comprou ano passado, não está na alíquota mínima ainda…

Eu não faria este movimento de forma alguma.

Abs

3 curtidas

Valeu, @roge!

Talvez eu não tenha me expressado bem. Meu pensamento foi que ao trocar o papel mais curto (2026) por um mais longo (2035), com taxa maior, eu poderia me beneficiar ainda mais em caso de queda na taxa de juros. Queria fazer uma simulação comparando os cenários, com as duas posições.

1 curtida

Ah sim. São títulos públicos com vencimentos distintos… Aí sim teria que fazer o cálculo. Mas é difícil precisar, pq o risco/volatilidade do título mais longo é superior.

1 curtida

No site do tesouro direto vc pode simular uma venda antecipada, testa alguns cenários lá

1 curtida

https://www.tesourodireto.com.br/titulos/calculadora.htm

testa ai

3 curtidas

Peguei um “cadinho” ontem…

1 curtida

Exatamente o que eu procurava. Funcionou perfeitamente para fazer as simulações comparando os resultados das duas posições em uma data futura de resgate antecipado. Valeu, pessoal!

1 curtida

Curioso que a curva de juros segue reta até 2032, dando uma inflação implícita na casa dos 7%. E isso gera uma dúvida enorme. Teremos problemas políticos? Se sim, a inflação será maior, se não, não. Os EUA terá toda essa inflação, se sim, também teremos, se não… então eu poderia supor 4 cenários:

Ruim BR, ruim EUA
Bom BR, ruim EUA.
Ruim BR, bom EUA

Nestes 3 há inflação

Bom BR, bom EUA

Somente neste último temos um cenário mais de acordo com as premissas do BC. Aí poderia de cara presumir que as chances são de 1/4. Parece lógico. Mas seriam de um para quatro de isso fosse um jogo de dados e de números inteiros.

Cada variável dessa pode representar valores que vão praticamente de 0 a um número incontável. No entanto, o mercado parece apostar com precisão. Ou então estão apostando apenas no medo.

5 curtidas