Renda fixa (TD, CDB, LCI, poupança)

Pessoal me tirem uma dúvida por favor : eh possível migrar uma CDB de um banco X comprada para um banco Y ? Digo isso , pois tenho uma cdb do BMG , que só eh negociada lá , do próprio banco , e estava qurendo consolidar todos os meus investimentos em um banco só. Se for possível, tem alguma penalidade em fazer isso ?

O melhor é se informar nos dois bancos BMG e Itaú, a principio sim é possível fazer, pois a portabilidade de CDB é aprovada, em relação a % do produto da BMG, talvez não haja problema pois o Itaú trabalha com produtos de outras financeiras.

1 curtida

Olá senhores,

Alguém aqui analisou o novo título (RENDA +) do TD? Me parece uma boa opção, mas não melhor que o tradicional IPCA +.

O que acharam do renda +?

1 curtida

Sim, depende a sua finalidade. O IPCA + você vai receber tudo de uma vez na data do vencimento, o IPCA com juros semestrais vai começar a receber semestralmente a partir da data da compra. O Renda+ é um mix, se você comprar o 2045, ele vai ficar rendendo até essa data normalmente, e quando chegar 2045, você passa a receber um valor mensal por 20 anos, ou seja 240 parcelas. Então se você investe no tesouro pensando em aposentadoria, eu vejo vantagem, visto que você só paga imposto 1x (no caso no ato do recebimento da “mensalidade”) enquanto o resto continua rendendo normalmente. Se você fosse fazer isso com os tradicionais, você ia comprar o IPCA 2045, ia receber tudo de uma vez e pagar os impostos, daí você iria ter que comprar o IPCA com juros semestrais e pagar os impostos novamente.

4 curtidas

Além disso se você levar o renda + até o vencimento vc não paga taxa de custódia.

2 curtidas

Tenho minhas dúvidas se é melhor do que um plano de previdência.

2 curtidas

Pelo que entendi, o grande problema é que nesse prazo de 20 anos de recebimento não correm juros. O valor só recebe atualização pela inflação.
Eu, sinceramente, não vejo vantagem nenhuma nesse novo título, salvo se as taxas na data da compra forem muito superiores aos IPCA+, de forma a compensar esses 20 anos de recebimento sem juros.

2 curtidas

Não tinha entendido isso. Vou pesquisar de novo depois. Se for assim realmente não vale.

3 curtidas

Tem um vídeo do “Investidor Sardinha” que ele fala como funciona e se vale a pena.
Em resumo, na opinião dele, é bom para quem não entende de investimentos e não pretende aprender.
Para quem já investe por conta própria e tem uma carteira de ativos não vale a pena.

1 curtida

https://www.tesourodireto.com.br/blog/planeje-a-sua-aposentadoria-complementar-com-o-tesouro-renda.htm
O valor continua atualizado por juros e IPCA no período de fruição da renda.

Na prática, pelo que entendi, esses títulos vencem com prazos bem mais longos, porém 20 anos antes do vencimento há a tal “conversão”, que consiste na venda automática de 1/240 mensalmente. Fique só na dúvida como a marcação a mercado afetaria o valor nesses 20 anos, se seria da mesma forma que no IPCA+ ou se há alguma regra específica.

Se nos 20 anos de renda a taxa de juros oscilar demais pode ser péssimo ao investidor.

Acabei de ver. Quando ha a conversão ainda paga juros +ipca. A questao da taxa de custodia:. Nao é cobrada semestralmente e sim somente no resgate. Se vc resgatar em ate 10 anos é 0,5% de 10-20 anos 0,20%, apos 20 anos 0,10% e se vc levar o titulo ate o final vc nao paga, exceto se sua renda mensal no periodo de recebimento exceder 6 salarios minimos.
Eu nao acho que é um título so pra quem nao entende de investimento igual o cara do video fala. Acho muito generalismo falar isso, é como dizer que quem entende nao compra renda fixa.

4 curtidas

Concordo com vc. Eu ainda não tenho convicção formada, por isso estou buscando entender as características específicas do título. Não existe resposta pronta, cada um deve analisar se o produto é adequado ou não dentro de sua carteira, podendo ser utilizado para diversas finalidades.
O que me chama a atenção de início é que hoje os títulos de vencimento mais longos são Renda+. Para quem tem horizonte longo e quer deixar os juros compostos agirem o máximo possível, além de postergar o pagamento de IR, vale a pena pelo menos estudar a opção.

1 curtida

Realmente. Vi a notícia no lançamento e não me atualizei. Eu havia entendido errado.
Nesse caso, me parece uma boa alternativa aos fundos de Previdência VGBL que compram esses mesmos títulos públicos atrelados ao IPCA, mas cobram uma gorda taxa de administração pra isso.

A questão é: o que acontece se você morrer com esses títulos, durante o período de capitalização E usufruto? O produto é isento de IR ou só de taxa da B3 carregado até o vencimento? Previdência tem benefício de diferimento fiscal no caso de PGBL e a taxa mínima é de 10% em tabela regressiva, não passa por inventário e dependendo do estado não tem ITCMD, pode ser resgatado, pode ser convertido em renda por tempo determinado ou até mesmo vitalício. Para mim ainda falta entender melhor a novidade.

1 curtida

Será que a vantagem tributária dos fundos não compensa a taxa de administração?

Se voce morrer tem que fazer inventário.
IR é aquela tabela regressiva igual CDB

1 curtida

É que o VGBL não tem vantagem tributária do I.R. O PGBL, que tem essa vantagem, continua sendo melhor pra quem tem I.R. a descontar (na minha opinião).

3 curtidas

O que acham de investir num lca do banco abc com rentabilidade de 94,5% cdi e vencimento em out 2024?
me pareceu bem mais atrativo que a média dos lcas/lcis e dos cdbs… será que tem alguma pegadinha?
O banco abc sempre me pareceu confiavel. consultei os niveis de basileia e imobilização e estão ok…

3 curtidas

Hoje o principal risco de títulos posfixados curtos é o de reinvestimento. Em 10/2024 você vai investir no quê?

4 curtidas

Está dentro da média. Se quiser um pouco mais de rendimento, vai ter que abrir mão de FGC e investir em CRA, CRI, debênture diretamente ou através de um FI.
Itaú e Bradesco tinham umas LCAs e LCIs interessantes até o final do ano passado, mas pra aplicar tem que encontrar no app e depois ligar pra fazer a aplicação. Tinha umas de até 95,5% do CDI com carência de 90 dias. Acho essas mais interessantes porque você pode carregar até o vencimento ou ter liquidez diária após os 90 dias.

4 curtidas