Enquanto isso no Brasil
Olhando diferentes janelas
Pós GFC
Peguei o ETF pela “treta” dos dividendos no índice.
Os 3 maiores
O ARKK é muito específico… eu não usaria como “fator”.
Ravenx achei muito interessante esse seu estudo de comprar baseado no (MES -1)
Estou começando agora, como vc faz para realizar esses estudos? Existe alguma ferramenta?
Se tiver algum link que eu possa ler de como fazer, agradeço muito
Faço tudo no Excel com uso de VBA.
Vasculhando a Blogosfera de finanças, me deparei com uma estratégia interessante.
Alguém já fez esse tipo de movimento?
Interessante os dados.
Old… mas interessante:
Ótimo vídeo, recomendo assistir os 30 minutos.
Pensando no Brasil: gráfico de empréstimos ao setor privado.
Como isso vai se equilibrar com a dívida crescente do setor público e quais medidas de austeridade serão tomadas é uma outra pergunta. Mas tirando essa bagunça política de lado, é um motivo para estar bastante otimista com o Brasil.
Estava lendo o livro o tripé da independência financeira, e tem uma parte bem interessante, na qual o autor descreve a visão dele sobre os diversos investimentos, e sua posição em Risco x Retorno. Resolvi compartilhar a figura que mostra de forma gráfica aqui, pois pode ajudar ao pessoal.
Quem quiser comprar o livro, o link está abaixo. Está de graça pra quem tem o Kindle unlimited.
Alias, aceito sugestões de livros do assunto, sem que sejam os mais clássicos, que acho que já li quase todos.
O gráfico é muito interessante.
Dois pontos me chamaram bastante atenção:
- Incorporação imobiliária no mesmo patamar de risco de small cap. Achei bem legal, atuações been distintas.
- LCI/LCA estar do lado risco retorno desfavorável e “pior” que TD IPCA/Pre. Ele discorre mais sobre LCI/LCA e os motivos de sua colocação no livro? Pode dar um spoiler?
Ele considera que LCI e LCA podem ser “tipo 2” se forem com pouca taxa de adm, rentabilidade acima do CDI e emitidos por bancos seguros.
Só que a maioria dos LCIs e LCAs, ao menos quando ele escreveu esse livro, não se encaixavam nessa categoria.
LCI via de regra perde para tesouro ipca, o melhor LCI que peguei era um 100% CDI, ou seja, uma especie de Tesouro Selic sem tributação. Mas essa taxa de 100% do CDI e próximo só encontrava em bancos médios e pequenos, bancões era entre 70% e 80%.
Quem consegue colocar em prática uma estratégia como essa pode receber proventos de várias empresas com o mesmo montante, como se ele tivesse investido a mesma grana em várias empresas.
Uso mais Valuation e ultimamente tenho testado alguns métodos quantitativos, entre os métodos mais simples, sempre acreditei mais no Peg [uso um diferente considerando o log(1+crescimento*P/L)/log(1+crescimento) ] >> P/L >> Graham.
Me surpreendi com esses dados do fica de hoje, alguém mais acompanha?
@rafaeljsm, com seu nível de conhecimento, eu testaria meus próprios modelos com uma base retroativa maior (10 anos). Não tenho nenhum indicador preferido em particular, mas faço sempre a ressalva que o P/L é um indicador para o mundo desenvolvido, onde não há variação cambial. Já tentou adaptar de alguma forma?