Rentabilidade + Estratégia de Carteiras

Enquanto isso no Brasil

Olhando diferentes janelas
image

Pós GFC
image
Peguei o ETF pela “treta” dos dividendos no índice.

Os 3 maiores
image

O ARKK é muito específico… eu não usaria como “fator”.

Ravenx achei muito interessante esse seu estudo de comprar baseado no (MES -1)
Estou começando agora, como vc faz para realizar esses estudos? Existe alguma ferramenta?
Se tiver algum link que eu possa ler de como fazer, agradeço muito

1 curtida

Faço tudo no Excel com uso de VBA.

2 curtidas

Vasculhando a Blogosfera de finanças, me deparei com uma estratégia interessante.

Alguém já fez esse tipo de movimento?

1 curtida

https://twitter.com/jesobailce/status/1374151319871700992?s=20

Interessante os dados.

1 curtida

Old… mas interessante:

https://www.researchaffiliates.com/content/dam/ra/documents/F_2011_March_The_Biggest_Urban_Legend.pdf

Tão atual…

3 curtidas

Ótimo vídeo, recomendo assistir os 30 minutos.

Pensando no Brasil: gráfico de empréstimos ao setor privado.

Como isso vai se equilibrar com a dívida crescente do setor público e quais medidas de austeridade serão tomadas é uma outra pergunta. Mas tirando essa bagunça política de lado, é um motivo para estar bastante otimista com o Brasil.

3 curtidas

Estava lendo o livro o tripé da independência financeira, e tem uma parte bem interessante, na qual o autor descreve a visão dele sobre os diversos investimentos, e sua posição em Risco x Retorno. Resolvi compartilhar a figura que mostra de forma gráfica aqui, pois pode ajudar ao pessoal.

Quem quiser comprar o livro, o link está abaixo. Está de graça pra quem tem o Kindle unlimited.

Alias, aceito sugestões de livros do assunto, sem que sejam os mais clássicos, que acho que já li quase todos.

8 curtidas

O gráfico é muito interessante.

Dois pontos me chamaram bastante atenção:

• Incorporação imobiliária no mesmo patamar de risco de small cap. Achei bem legal, atuações been distintas.
  • LCI/LCA estar do lado risco retorno desfavorável e “pior” que TD IPCA/Pre. Ele discorre mais sobre LCI/LCA e os motivos de sua colocação no livro? Pode dar um spoiler?

Ele considera que LCI e LCA podem ser “tipo 2” se forem com pouca taxa de adm, rentabilidade acima do CDI e emitidos por bancos seguros.
Só que a maioria dos LCIs e LCAs, ao menos quando ele escreveu esse livro, não se encaixavam nessa categoria.

1 curtida

LCI via de regra perde para tesouro ipca, o melhor LCI que peguei era um 100% CDI, ou seja, uma especie de Tesouro Selic sem tributação. Mas essa taxa de 100% do CDI e próximo só encontrava em bancos médios e pequenos, bancões era entre 70% e 80%.

2 curtidas

Quem consegue colocar em prática uma estratégia como essa pode receber proventos de várias empresas com o mesmo montante, como se ele tivesse investido a mesma grana em várias empresas.

1 curtida

Uso mais Valuation e ultimamente tenho testado alguns métodos quantitativos, entre os métodos mais simples, sempre acreditei mais no Peg [uso um diferente considerando o log(1+crescimento*P/L)/log(1+crescimento) ] >> P/L >> Graham.

Me surpreendi com esses dados do fica de hoje, alguém mais acompanha?

5 curtidas

@rafaeljsm, com seu nível de conhecimento, eu testaria meus próprios modelos com uma base retroativa maior (10 anos). Não tenho nenhum indicador preferido em particular, mas faço sempre a ressalva que o P/L é um indicador para o mundo desenvolvido, onde não há variação cambial. Já tentou adaptar de alguma forma?

2 curtidas