O robô nesses dias de tendencia clara é dinheiro no bolso.
O negócio é evitar os dias sem tendencia, o problema é saber quais serão eles…rsrsrs
O robô nesses dias de tendencia clara é dinheiro no bolso.
O negócio é evitar os dias sem tendencia, o problema é saber quais serão eles…rsrsrs
Fala, Cadu…Continuando aqui com os testes no robô.
Eu tenho usado uma estratégia há alguns dias, e puxei um tempinho no “lápis”, mas, teria como vc fazer um novo back test dessa nova estratégia num prazo de um ano? Se possível lhe passo a estratégia, coisa simples. Abs.
Certamente!
Legal…vamos ver se agora vai.
Grafico de 15 minutos.
MME 72 - acima compra, abaixo venda
Parametros para entrada - Hilo 18 periodos
Tem como fazer isso?
Pode fazer com um mini contrato.
Se der simulação de 12 meses, uma para mini dolar e outra para mini indice.
Valeu!!
Rodei aqui Pelicano, de uma checada se está correto, pois os valores foram fracos.
Rodando primeiro a parte comprada, desde 01/01/2017, usando 5 mini contratos por trade (é o mínimo que o backtest aceita, não sei pq), do indice futuro da bovespa, encerrando no final do pregão, e sem considerar corretagem:
Os últimos trades p/ conferir:
O setup de venda rodei separado, e deu um prejuízo de -1,72%, ou R$ -1.723,37, nestes mesmos parâmetros do de compra.
Já no dolar futuro o resultado foi um pouco superior, mas ainda sim fraco. Na parte de compra:
E na venda deu um lucro de 1,57%, ou R$ 1.566,04.
Caramba… digamos
Win - 1000 reais de prejuizo
Dolar - 3800 reais de lucro
Isso?
Lucro total de 2800 reais…realemnte pouco trabalhando com 10 contratos em cada operação(5 win e 5 dólar)
Seria isso?
Daria para colocar aqui o mes de fevereiro, compra e venda de dolar e win? Ae eu faço no lapis aqui para ver se bate.
Isso. No segundo gráfico eu coloquei as últimas entradas e saídas do setup na parte comprada do indice futuro bovespa, p/ checar.
Eita…está dando bastante diferença
Uma coisa, precisa trabalhar das 09:00 ás 17:45, que é o horario de encerramento da corretora, senão eles encerram no forceps, e fica mais cara a corretagem(senão me engano existe isso)
:
Como trabalha ai? se o candle fecha abaixo ou acima da MME72, seu robo focaliza na compra ou venda , desde que o HILO 18 periodos esteja em compra ou venda?
Seu robô trabalhou no indice cheio né? Pelo que vi tem uma diferençazinha entre o grafico winfut e o wing18/jwinj18.
Voce não consegue roda o mini indice mesmo? Ou vc trabalhou no mini indice?
Vi alguns dias, e todos deram diferenças…
Caso tenha rodado no WINFUT (cheio) .o dia 20/02 por exemplo , nao entendi a entrada das 09:30 , pois o hilo está para venda e o papel está abaixo da mme 72. Para mim a compra entrou só as 11:45 aos 85500 e saiu com 900 pontos de lucro às 17:15, quando o HIlo ficou negativo…isso no WINFUT com 5 contratos daria 4500 de lucro, certo?
Mas vamos la, supondo que seu robo rodou no mini, WINJ18, também não teria a entrada na parte da manha, pelo mesmo motivo acima…e entraria a tarde…alias, rodaria igual(não sei se é da caabeça minha isso da diferença entre o grafico cheio e o mini,ou não existe diferença)…mas vamos la…no mini , tambem daria 900 pontos…o que serim 900 pontos de lucro…900 x 0,20 x 5…900 reais de lucro, certo?
Agora…aqui trabalha da seguinte maneira…Candle fechando acima ou abaixo da MME 72 periodos sinaliza compra ou venda…e a entrada/saída se da no HILO 18 periodos…entrada na segunda escada, saida tambem na segunda escada…
Da uma olhada ai…veja se estamos trabalhando da mesma maneira, parece-me que não…será que estou errando algo? VAmos dar uma refinada nisso…Ainda espero que a estratégia seja boa…rsrsrs
Abs.
É pq para períodos maiores do indice, ele tem um codigo chamado INDFUT, que é do indice futuro cheio da bovespa. Nele, a plataforma vai pegando as datas de vencimento do índice, e aí já faz a mudança automática. Senão ia ter de rodar cada série de vencimento separadamente, e depois no final somar todos os resultados.
A entrada e saída montada foi esta mesmo.
No do dia 20 entendi o que ocorreu. O último candle do dia 19 virou p/ alta, com isso no candle seguinte ele fez a compra, mesmo abrindo em baixa. Fiz um ajuste aqui p/ anular este efeito, mudou pouco o resultado p/ cima (de 0,75% p/ 0,90%), confere estes agora (compra - indice futuro bovespa):
Ainda da diferença…
No dia 20 o lucro é de 900 reais com 5 mini contratos
No dia 21 o lucro é de quase 400 reais
No dia 22 o prejuizo é de mais ou menos 50 rais.
No dia 23 fica quase no zero a zero, mas com pouco lulcro
Algo não esta batendo, desta vez fiz no grafito do INDFUT…
Vou ver se colo aqui o grafico, mas não sei como fazer, talvez nao de certo
Consegui…rsrsrs(mais ou menos)
Da uma olhada aii no dia 20 e 21 para ver, como ficou diferente, olha só como foram dias de ampla alta ,dando bem mais do que deu na sua simulação.
Já entendi o que ocorreu. As entradas e saídas estão corretas. Se olhar os horários e os ptos, estão batendo. Mas a qtdade de contratos que está usando somente 1 contrato. Não sei pq, mas neste setup usando o INDFUT mesmo alterando p/ 10, 15, … o backtest só está trabalhando com 1 contrato.
Ah sim, parece que o seu grafico está igual ao meu.
Então qual teria sido o lucro total nas operações de venda e compra de dólar e índice? 2800 reais? ou mais?
Ai já muda de figura, vc ganhar cerca de 3 mil reais num ano com 1 contrato já é mais palatável. Claro que tem de descontar o pagamento da plataforma, de IR. ,mas é certo que ninguem quer trabalhar com um contrato.
Transformando isso em cinco contratos , teriamos bruto cerca de 15 mil reais, tiramos uns 4 mil para IR e para a plataforma da 11 mil reais, que seja 10 mil reais no ano, já está bom demais, deixando o robô trabalhar por você.
Mas, mesmo assim, mesmo sendo 1 contrato, ainda vejo diferença, veja bem , no dia 20 um contrato na sua simulação deu 113 reais de lucro, enquanto que na “realidade” seriam 180 reais, pois foram 900 pontos de lucro 900 x 0,20 igual a 180,00…e no dia 21 tambem da mais…
Primeiro, que acha dessa lucratividade anual liquida levando em conta 5 contratos para cada lado?
Segundo, onde será que estaria essa diferença que ainda permanece?
Vamos ver como sai hoje? No fim do dia não sei se consegue fazer o back test , desse própria dia, pode ser? Se quiser e puder, podemos ir avaliando dia a dia…por uma semana, dez dias, sei la…depende de sua disponibilidade,
Valeu, Cadu!
Não pode esquecer do principal custo p/ operar um robô de DT: corretagem! Como disse no primeiro post, rodei o backtest sem colocar nenhum custo na corretagem. Quando se faz 2 ou 3 trades isso não significa muito, mas quando se fazem uns 300 trades, aí a coisa já muda de figura.
Sobre o lucro do dia 20, achei onde estava a diferença p/ o setup que montei e o seu. O que montei estava programado p/ fazer o trade no candle de fechamento. Por exemplo, se no dia 20 o candle das 11:45hs rompeu o Hilo de baixa, a compra se daria no candle das 12hs. Mas ele estava configurado p/ compra no fechamento deste candle. Por isso a diferença. Mudei p/ fazer a compra na abertura do candle seguinte ao rompimento.
Com isso mudou muito a configuração do setup, p/ melhor. De uma olhada em como ficou rodando só com a mudança deste ajuste de fechamento p/ abertura, no indice futuro bovespa - compra:
Agora com indice futuro bovespa - venda:
P/ checar, as entradas/saídas do setup de compra no INDFUT:
verdade…tem a corretagem…mesmo sendo barata p dt futuro vai uma grana
A noite em casa vou repassar isdo q me passou e o dia de hoje.
abs
Fala, Cadu.
Estava fazendo as contas aqui…puxar no “lápis” é dureza…kkkk
Ainda há desajustes…mas melhorou, acho que a diferença é entre o INDFUT e o grafico do mini.
A Smartbot trabalha no mini mesmo. Na sua plataforma, na conta real , trabalha em mini ou só no INDFUT?
Uma coisa , eu entro sempre as 09:15 na primeira operação, isso se entrar né…de acordo com o candle das nove horas…e encerro sempre no candle das 17:45.
Outra coisa, na Smarttbot não tem MME acima do preço…então eu uso as MME de 2x72…que praticamente acaba ficando preço x MME 72, embora não seja mesma coisa.
Na verdade , a ideia nem era ligar ele direito, porque tem dias que fica no zig-zag e ai mata , é onde da prejuizo.
Eu quero ver se trabalho da seguinte maneira: o dia iniciou com o a MME2 acima da MME72 é compra apenas, conforme o HILO…ou seja, eu deixaria ele comprado…se no meio do dia virasse a MME eu não entraria operando, pois estaria compilado para funcionar apenas comprado…São poucos os dias que vira dando bom lucro, na maioria dos dias que vira durante o dia, acaba dando muito stop e ai ferra tudo.
Nem precisaria ficar de olho durante o dia, só esse primeiro momento, ou então deixar como terminou o dia passado, até para facilitar. Não sou muitos os dias que termina acima da MME e começa abaixo…mas de todo modo, eu as nove horas quase sempre tenho disponibilidade.
Como falei o negocio é evitar ao maximo muitos cruzamentos durante o dia, pois os stops comem os lucros.
De todo modo, essa estratégia mesmo cruzando durante o dia, me parece boa.
Pelo que me passou, deu um lucro bruto de 8.775,00 com 1 contrato , isso? Se for ja seria bom, pois segundo uns cálculos seria 5 mil reais liquidos no ano. Isso descontando corretagem, plataforma , IR. E ainda teriamos o dólar.
Outra coisa, que vi que é bom usar é um stop de 500 pontos para o indice e 5 pontos para o dólar…porque se o stop terminar num candle elefante, o prejuizo é muito alto. Então é bom trabalhar com stop e reentrada, após o termino do candle.
Outra coisa, amanha por exemplo, o dólar já está a 12 pontos distantes do hilo, então é ruim começar operando logo no inicio, pois está muito distante. O dia terminou em forte baixa do dólar(14/15 pontos de uma só vez) e se o dia amanha for positivo ou até neutro, vai terminar em prejuizo…então teria de deixar desligado no inicio e se possivel ficadr de olho uma horinha ou outra para ligar em venda ou até nem ligar…o certo é ligar quando estiver mais proximo do hilo/mme.
É complicado…kkkk…não é facil lucrar, mas se fosse fácil, todo mundo teria um robo e ficaria rico…
Vou passar para vc as telas da minha smarttbot com a configuração que uso, ja com o stop e trabalhando como falei, conforme o inicio do dia ou fim do dia anterior, para evitar cruzamentos e disperdicios…então num dia vou trabalhar só comprado ou só vendido, que é como puxei no lapis outubro de estava muito bom.
Hoje, ja dessa maneira, deu 60 reais de prejuizo no win e 10 reais de prejuizo no dólar
Vou colocando aqui todos os dias. Assim eu não desisto e continuo trabalhando. Duro que eu já estou muito á vontade com a Smarttbot, mas não vai dar para trabalhar na real com ela, já vi que não…ai vou ter de ver se da para fazer igualzinho na sua plataforma
Amanha não devo trabalhar no dólar está muito longe da MME e do HILO.
Por outro lado , ja vou começar com o Índice do IBOV ligado, porque está bem perto da MME, então pode começar abaixo e mudar e ir embora, ou pode começar acima e vir para baixo e ir embora…nessa situação acho que vale a pena começar o dia com comprado/vendido…vamos ver.
Valeu, vamos trocando idéia…é duro esse caminho do robô.
Bacana. O lucro foi esse mesmo.
Na investcharts é possível sim colocar o preço acima ou abaixo da MME, que foi como coloquei.
Dá para usar sim o mini indice. Eu usei o INDFUT para o backtest, pq eu consigo rodar de uma vez todo o período de 1 ano.
Achei o setup promissor, vale a pena ir acompanhando mesmo.