ROMI3 - Indústrias Romi

Hoje a romi desnegativou. Pensando em sair dela com algum lucrinho. Porém ela representa pouco na minha carteira, o que vcs acham, realizo o lucro ou mantenho posição?

Qual era o racional que você seguiu quando comprou?

Na época eu tava aprendendo ainda e olhei o LPA e ROIC pelo site do fundamentus, a dívida e a liquidez corrente. Como o LPA tava inflado, parecia uma boa empresa pra mim
Só que agora eu vejo que ela é mt inconsistente e boa parte dos números dela estavam inflados qnd eu comprei

Eu não sou de jurar “até que a morte nos separe” com ativo. Se o contexto que me fez comprar mudou ou se apareceu algo melhor, eu sigo adiante.

Cabe a você avaliar se dentro da tua estratégia a operação continua fazendo sentido ou não.

1 curtida

Eu só venderia se resultado do próximo Semestre vier fraco meu PM é de 8,69, acumulo alta de 23,95% considerando os dividendos, vislumbro no futuro a ação sendo precificada a multiplicadores de fintech - pela possibilidade de inovação tecnológica - isso jogaria o preço que hj tá nos r$10 a r$ 40.

Eu também tenho esse sonho de encontrar uma empresa forte de tecnologia na b3, mas até hoje não vi nenhuma que tenha me convencido. Sei que é fora do tópico, mas que outras empresas sugerem?

Cofre,
Nunca aventei essa possibilidade, o que o faz acreditar nisso? A empresa tem algum projeto quanto a isso? Alguma vantagem em relação a outras do setor, como MYPK3 e SHUL3? Torço para que esteja certo, até pq não vendi as minhas (pensei em fazer isso após o ultimo balanço)

Fazem alguns anos que eles tem investido em tecnologia e inovação, gosto bastante do que leio a respeito (acrescido da carteira de pedidos que vem crescendo vide meu post do dia 23 de abril) é um ativo que não pretendo vender ou trocar.

1 curtida

Também acho uma ótima empresa: bem tecnológica, boas margens, baixo endividamento e gestão pró-mercado. Pena que dependem muito do crescimento do Brasil ainda. Vale ter na carteira de LP com certeza! Fora que é boa pagadora de dividendos!

1 curtida

Boa tarde Cadu.

Consegue fazer cálculo estimado de preço justo para esta empresa?

Andei estudando bastante a mesma, e parece ter bom potencial de crescimento.

Trabalho no setor eólico, e os mesmos são grandes produtores de fundidos para os fabricantes com fábrica no país. Também visitei recentemente as instalações no interior de São Paulo, e o nível de organização é de impressionar.

A oscilação entre bons e ruins balanços é que me preocupa…

@cofre vi que comentou bastante sobre a empresa, teria informações mais recentes?

Muito obrigado!!

1 curtida

Montei o calculo do preço alvo fazendo ajustes, pois no ultimo tri a empresa reportou um fator não recorrente que inflou o lucro, senão teria apresentado prejuízo - veja aqui.

Empresa ROMI3
Cotação atual 10,29
Preço alvo pelo PSBe esta em 28,89 com potencial de crescimento de 181%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 23,49
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de -4% p/ os próximos 5 anos.

Indicadores Anual Ultimo tri anualizado
P/L 9,31 -9,04
P/VP 0,86
ROE 9,2% -9,5%
DY 7,00%
Margem Operacional 30,3% 46,7%
4 curtidas

Realmente está interessante… Muito obrigado mais uma vez, Cadu!!

2 curtidas

Preço atual r$ 16,98 (+45% nos ultimos 30 dias), ah como é bom sempre seguir a própria metologia na aquisição mesmo o mercado não enxergando :stuck_out_tongue:

Posso n ser bom pra definir preço alvo, mas quando uma coisa tá barata eu compro sem dó e repito o processo.

2 curtidas

Eu achei que ainda iria demorar um pouco mais para se valorizar (acho que teremos um resultado mais fraco esse tri).

Ótima empresa. Espero achar novo ponto de entrada.

Sigo comprado, mas confesso que numa dúvida danada se vendo antes do resultado do 2T.

O que acharam do resultado do 2 tri? Para mim, os números vieram apenas dentro do esperado, talvez até um pouco abaixo, não justificando a alta que teve nos últimos dias). A boa notícia (mas ainda dentro do esperado para mim) foi a evolução da carteira de pedidos. Acho que está mais para cair no CP, o que poderá dar uma boa chance de entrada.

1 curtida

Penso o mesmo. A alta é bem desproporcional. Por ora, há apenas uma boa sinalização de bons resultados mais adiante, se mantida a evolução da carteira de pedidos. Confesso que esperava algum lucro, ainda que tímido, mas prejuízo não.

1 curtida

Para uma empresa que produz bens de capital e emprega alta tecnologia, as margens poderiam ser mais altas. Esses financiamentos de longo prazo ao cliente também “imobilizam” o negócio, mesmo rendendo juros, a empresa poderia ter mais perfil de manufatura para ganhar no giro e no momento econômico.

1 curtida

Ainda está comprado nela? Comecei a ler sobre ela esses dias, estou gostando e pensando em aprofundar mais os estudos, recomenda?

Sim, sigo comprado. Embora nos próximos 12 meses não espere nada muito positivo do setor, continuo fazendo aportes.