Sapr4 estável e Sapr3 subindo forte …
A disparidade das duas está oscilando muito… será que vem novo tratamento para diversos tipos de ações pela empresa?
Sapr4 estável e Sapr3 subindo forte …
A disparidade das duas está oscilando muito… será que vem novo tratamento para diversos tipos de ações pela empresa?
Apenas oscilação normal, devido liquidez menor. A SAPR3 varia de -20% até +30% perante a SAPR4.
Volume está normal hoje, última vez que volume elevou foi na troca ocorrido no inicio do ano, pessoal buscando dividendo mais gordo.
Taxa de desconto é muito pessoal, mas eu acho esses valores muito baixos. A taxa de desconto é, na teoria, o quanto o acionista quer ganhar ao ano com aquela empresa, dado o investimento que ele fez e o fluxo de caixa que ele receberá ao longo do tempo.
Eu costumo utilizar o DI futuro de 2029 (atualmente em 6,82%) + um prêmio de 4,5%, o que dá uma taxa de desconto de 11,32%. Se for uma empresa com muitas vantagens competitivas, eu diminuo o prêmio e se for uma empresa mais complicada pra carregar a longo prazo, por exemplo, uma Petrobras da vida, eu costumo aumentar o prêmio.
Isso também depende se você vai utilizar valores reais ou nominais. Eu prefiro usar valores reais, pois é muito difícil estimar a inflação futura. Os derivativos do DI acabam sendo influenciados por previsões de curto prazo. Se não me engano, as NTNs de 20-30 anos estão com rendimento entre 3,5% a 4,0%. Este último valor tenho como o mínimo para taxa livre de risco. Prêmio de mercado tenho usado 6%. No final, com o ajuste do beta, a taxa de desconto acaba sempre entre algo como 6% a 12%, que seria, como você bem disse, o retorno esperado pelo acionista, mas em valores reais. Para cálculo da perpetuidade, utilizo uma previsão do PIB (2% a 3%) ou menos.
SAPR4/11 rompendo TH.
Só me dei mal vendendo ela…
Primeira vez peguei nos R$6,xx para vender em R$8,xx… Depois em R$12,xx para vender em R$14,xx… Agora comprei nos R$19,xx
Mas só isso isolado não determina que se deu mal. Depende do que fez com o dinheiro, se na época trocou por outra algo que subiu mais ainda…
Se você ganhou dinheiro você não se deu mal.
Se da mal acho que não é bem uma verdade, até porque as duas vezes vendi mais caro que comprei com um lucro razoável, e estou comprado a um preço bom.
Mas se tivesse ficado com as ações desde a primeira compra teria sido melhor.
Mas nisso tem que incluir o risco tb, quando comprei a primeira vez era governo PT, e a economia piorou muito, diminui muito o dinheiro em bolsa.
Olha sapr3 ficando mais barata que sapr4 de novo…
Prezados,
Alguém carrega posição em Sanepar por um longo período?
Saberiam estimar o quanto poderia impactar na gestão/resultados/cotação da empresa na hipótese de um governo de esquerda vencer no Paraná?
Parece que não existe perspectiva de privatização/capitalização após a aprovação do marco legal de saneamento
A título de curiosidade, pesquisei o track record de governadores do Paraná, e observei que o último governador eleito de esquerda, foi em 1966 - Paulo Pimentel
Se não for um Requião da vida fique tranquilo, estado mais direitista do Sul depois de Santa Catarina. Outro esquerdista seria o Osmar Dias, mas nem se animou a concorrer nas últimas eleições. Só ficaria preocupado com quem vem depois do Ratinho, não tem novos “herdeiros políticos” no horizonte, mas isso é papo para 5 anos, pelo menos.
Vai ser difícil um canhota se eleger por aqui. Sou do PR.
Grazadeus
impressão minha ou a SAPR e outras do setor elétrico estão bem arriscadas a se sacrificar (isenção de conta de agua/luz por conta da crise do coronavirus), tipo a canetada da dilma da MP 579
estão perdendo valor mesmo com ibov em alta…
Existe o risco, mas o que o tempo mostra é que benefícios concedidos no passado foram cobrados posteriormente na forma de aumentos maiores que o necessário
Eu acho que não deveria conceder benefício nenhum. Isso é populismo. Tem que renegociar as contas para serem pagas nem que sejam parceladas em 24x.
Isso é dinheiro público acima de tudo.
Pelo que vi a Sabesp concedeu insencao para periferia so nao?