SAPR4 - Sanepar

Tem certeza ? Eu me lembro de meses atrás a notícia de crise hídrica por conta da estiagem. Saiu notícia e tudo, muita gente até se desfez do papel, mas não deu 2 semanas e bateu recordes de chuvas normalizando a situação.

2 curtidas

Tá em racionamento ainda. Mas parece não afetar o resultado.

3 curtidas

A crise hídrica aqui é uma das piores de todos os tempos. Temos falta de agua 2 dias por semana e estão querendo aumentar essa frequência. Como isso não afetou o resultado eu não sei.

3 curtidas

Puts … sabia q tava feio assim não. Impressionante então conseguir um resultado destes. Não vi o balanço ainda, mas espero q não tenha um não recorrente no meio.

2 curtidas

Realmente esta questão da crise hídrica está preocupante:

Tenho acompanhado o nível dos reservatórios no site acima e, além de não ter melhorado, ainda piorou um pouco em relação a quando eu comecei a acompanhar…

Mas, no release eles colocaram uma situação melhor (espero que seja a mais atual):

A empresa continua crescendo cerca de 2% o número de ligações existentes de água e cerca de 4% o número de ligações existentes de esgoto na comparação ano a ano. Sendo que atende 100% da população urbana em água e 74,6% (era 74,4% no 1T2020) em esgoto.

De toda forma, isto parece estar prejudicando mais as pessoas do que a empresa:

Empresa SAPR4
Cotação atual R$ 6,00
Preço alvo pelo PSBe está em R$ 16,01 com potencial de valorização de 167%.

Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 5% ao ano (na média) para os próximos 5 anos, com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de R$ 14,49 (potencial de valorização de 142%).

Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um “crescimento” anual de -8% para os próximos 5 anos.

P/L P/VP ROE Margem Líquida PSR
7,75 1,40 18,03% 23,78% 1,84

A inadimplência subiu de 3,56% no 1T2020 para 3,69% no 2T2020.

No geral, achei que tá barata demais… tão barata quanto os bancões, mas sem os “problemas” deles!

8 curtidas

Essa parte que me deixa confuso. Uma das piores crises hídricas da história e não afeta uma empresa que vende água ? Tem alguma coisa errada… ou não recorrente para inflar o resultado.
Comprei sapr3 na quarta entre 6,12/6,22 mas pouco pensando que o resultado viesse muito ruim abrindo margem para comprar mais abaixo. Ver na segunda E terça o que vai acontecer.

1 curtida

Água aqui em Curitiba um dia sim um dia não.

Isso no Interior do nordeste é normal. Por isso que as casas têm 2 ou mais tanques, na minha cidade cai água a cada 2 dois. Ou seja, se hoje cair água da rua, só terça-feira novamente!!
Já chegamos a momentos de cair a cada 7 dias!!
Hoje moro em Feira de Santana e como a água cai todo dia, quando têm um dia que falta todo mundo já fica desesperado…

2 curtidas

Se a cotação cair por causa da crise hídrica, é oportunidade de aumentar posição

Vender para recomprar acho mais arriscado, a ação já é barata demais. Ela nem voltou no patamar de janeiro, mesmo com queda dos juros

2 curtidas

Eu estou faz eh tempo esperando os 5.33 pra aumentar posição, mas To achando q não volta mais lá.

1 curtida

Ta melhor que no site, mas pior a cada release. Tem que fazer que nem a prefeitura do rio e chamar a fundação cacique cobra coral pra fazer chover lá.

image
image

5 curtidas

Não fala o que você não sabe. Essa semana ampliaram o tempo de torneira seca de 24 para 36 horas. Em julho as chuvas foram 80% abaixo da média. Na região de Curitiba não tem previsão de chuva pelo menos até a segunda quinzena de Agosto. Retirada de água emergencial em pedreiras e cavas já está em funcionamento.

1 curtida

Fiz um modelo de Gordon para o 1T20 com valor justo na casa de R$6,baixo. Premissas: taxa de crescimento de perpetuidade em 3%; taxa de retorno em 12% (prefixado longo +5%). É complicado colocar crescimento acima do PIB numa empresa madura, e com todo o risco estatal o prêmio precisa ser mais elevado. Quase todas as casas de análise estão com preço alvo na casa de R$32 na unit (uns R$6,40 por ação). Não acompanho muito de perto, mas o ROE está muito mais elevado que a média histórica e que os pares estatais, então prefiro ser mais conservador ao ver os lucros tão elevados (preciso entender melhor se há uma justificativa perene para esse patamar). Com Roe histórico na casa de 14-15% o valor justo já ficaria abaixo de R$6 e a ação já começa a ficar cara

3 curtidas

No RS tem muitas cidades em crise hídrica tb. A região sul do RS começou o ano com barragens bem baixas e as chuvas continuam baixas.

Bom estar atendo a essa crise hídrica e impactos nas empresas de água.

1 curtida

Primeiro, eu perguntei e não exclamei, eh só olhar a interrogação lá.
Segundo, perguntei com base nas notícias que saíram, em junho e julho, de chuvas e alagamentos por la. Justamente por conta q muitos no período se desfizeram da ação Achando q ia derreter um pouco por conta de estiagem e logo em seguida teve chuvas fortes por lá.

Notícias do período:

https://www.bemparana.com.br/noticia/chuvas-raios-e-ventos-voltam-ao-pr-a-partir-de-segunda-mas-nada-de-ciclone-diz-simepar#.Xy8HrSSfCEc

7 curtidas

Com relação ao aumento dos resultados, Sanepar está surfando numa cascata de reajustes tarifários, atuais e retroativos, que estão, ainda que superficialmente, citados no release.

No quesito “crise hídrica”, aqui em SP, já passamos pela mesma coisa uns anos atrás, com reservatórios entrando inclusive no “volume morto”. Na hora, era o fim do mundo. Agora que já passou, é como se nunca tivesse acontecido. Vamos torcer pra que também seja assim desta vez.

2 curtidas

Minha preocupação maior é a questão de corrupção, no Brasil, muitas vezes a empresa é obrigada a ser corrupta…

Por isso desfiz de 1/2 da minha posição alguns dias atrás, mas estou pensando em recomprar a 1/2 que vendi…

2 curtidas

Foi uma chuva só. Precisa de umas 7 chuvas dessas pra encher as barragens.

2 curtidas

…não eh nem só a Corrupção, mas tb as intervenções do governo, dos parlamentes Ou pra própria justiça, direta ou indiretamente na empresa. São alguns pontos q se deve ficar de olho.

Ex.:

a. Essa decisão cautelar já foi revogada, e o reajuste restabelecido. É um dos motivos da melhora do resultado este ano.

b. Concordo que há intervenção. Mas o problema nem é da empresa, e sim do setor. Se envolve necessidades básicas da população (água, esgoto, lixo, energia, etc.), não importa se a empresa é pública ou privada, sempre vai estar sujeita a escrutínio e interferências.

3 curtidas