SAPR4 - Sanepar

Sim. A alteração do clima influência na distribuição das chuvas. Não adianta uma semana chovendo batendo recorde e meses sem cair uma gota.

2 curtidas

Acho o setor de saneamento bem sensível nesse sentido. Não tem como ter uma visão puramente financeira do abastecimento de água. Tem que chegar para toda população.

Pior que é caro pra caramba de implementar.

1 curtida

O Modelo de Gordon que você usa é o de baixo?

Preço = Dividendo por Ação / (Taxa de Retorno ou Custo do Capital - Taxa de Crescimento)

Pra min abaixo de r$ 8,00 é negócio e vou comprando.

3 curtidas

Usa o ROE. Não estou em casa mas é algo tipo VPA x (roe-g)/(ke-g) se não estou equivocado

https://www.bandab.com.br/geral/com-falta-de-chuvas-sanepar-vai-realizar-rodizio-de-abastecimento-mais-rigido-em-curitiba-e-regiao/?fbclid=IwAR2LThHolwj-9LdVX2CiZFqbPLccQY15llFH9D-jXhCqFhOfRFN3Q3NHKPQ

5 curtidas

Desmatam e concretam tudo. As consequencias sempre vem.

1 curtida

N importa se vc consumiu água ou não…o boleto sempre vem. Não ter água n quer dizer q n tem q pagar a conta de água. :grinning:

Por isso msm com crise hídrica vc recebe seu dividendo.

9 curtidas

Aqui no nordeste quando falta água a conta para de vir. Começam a abastecer os locais com carro pipa. Mas para isto acontecer aí só se entrar em colapso grande e em cidades pequenas. As grandes não tem como ser abastecidas com carros pipa.

2 curtidas

Em MG nunca para… alguém confirma a informação ?

Mas mesmo nao parando, imagino que com a seca os custos da empresa aumentam muito, nao? (ex: bombear agua de locais mais longes, tratar agua de pior qualidade, publicidade incentivando reduzir consumo, etc).

2 curtidas

Taxa mínima da sanepar era uns r$ 60 reais, consumindo/tendo água ou não tem que pagar.

1 curtida

Por aqui, não. Moro numa região onde fomos afetados com aquela tragédia de Brumadinho, onde os rejeitos de minério contaminaram a Bacia do Rio Doce. Apesar da água ainda contaminada (prefeitura diz que não, mas a maioria da população bebe água mineral) e dificuldades no fornecimento, a conta de água nunca deixou de chegar, inclusive, houve diversos reajustes desde então.

2 curtidas

No longo prazo parece razoável supor que a água seguirá o sistema de bandeiras de energia elétrica. Quando a situação piora a conta aumenta.
Quando morei nos USA, durante o inverno tem chuva, neve, drizzle e freezing rain.
Do ponto de vista das companhias de energia elétrica a pior situação é quando tem freezing rain.
Freezing rain é uma chuva que ela cai liquida e onde ela bate imediatamente ela muda de estado de agregação e fica sólida. Forma aquelas “barbas de gelo”. Então, quando cai freezing rain na fiação vai adicionando massa na fiação até ela se romper. Ou cai em galhos de árvores e aí alguns galhos não aguentam e caem. Alguns caem sobre a fiação.
Resultado: Nos meses de freezing rain, na região atingida, conta fica mais alta.

4 curtidas
2 curtidas

Agora o rodízio em Curitiba é região será de 36hs sem e 36hs com água. A previsão é de chuvas abaixo da média até fevereiro de 2021. A Sanepar disse que está fazendo captação de água de pedreiras desativadas, cavas e irá fazer transposição de rios.
Outro ponto que acrescento é que aparentemente a água está vindo com muito mais cloro. Talvez por estar mais suja e difícil de tratar. Acredito que tudo isso aumenta os custos da empresa. Vamos ver o próximo tri. Mais cloro e bom só para a Unipar…rsrs

14 curtidas

Esse tipo de relato é excelente,valeu

1 curtida

Ótimo relato, talvez se chover aumenta meus dividendos então?

Pois é @matheuspiedade, considerando o cenário ruim do ponto de vista hídrico e o resultado que veio no 2T, vai preparando a carteira que ase chover ela vai ficar gordinha, rsrs. Eu estou acompanhando para entrar num valor mais baixo, se o mercado ajudar.

4 curtidas

To lentamente comprando nesses preços mesmo… parece atrativo se manter este ROE por alguns anos e seguida conseguir novos reajustes tarifários

1 curtida