SAPR4 - Sanepar

A noticia abaixo parece nao ter relacao com o topico, mas o fato de terem colocado empresas de saneamento na excecao (elas ja poderiam comecar contratando 50% em regime de horas) chamou minha atencao.

1 curtida

@rogerup, @matheuspiedade,

Nestes preços atuais vale a pena a on correto? visando o descolamento que sempre acontece entre as duas.

1 curtida

Olha o dy no status invest… ou fundamentus… a q pagar mais vale mais a pena.

A 4 paga 10% a mais… por isso p mim deve valer um pouco mais…

P n fazer conta, vai pelo maior dy. Se vc quer dividendo…

Se quiser on p votar ou algo assim… aí já ficam sendo outros critérios de preços mais subjetivos, diferentes dos meus q são os mais simples possíveis… eu compro o maior dy entre 4 e 3.

Pego mais 4 p n ficar pulverizado nas duas, se for mudar zero 1 e compro a outra… p valer o trabalho de ir trocando a difença tem q ser maior q o tempo q vc perde operando. P ganhar migalhas n precisa ficar trocando, se n valer um bom $.

5 curtidas

Sempre vou atrás do dividendo também, tô comprando SAPR4

3 curtidas

Matheus, acabei escrevendo errado ai, entre as SAPR3F e SAPR4F a diferença chegou a só 0,10, por isso da pergunta, olhando agora o lote a diferença é maior, ainda assim considero o DY?

1 curtida

A 3 acho q esta mais cara e paga menos. A 4 é bem mais rentável, tem mais liquidez, n vejo motivo p ter a 3 hj.

Amanhã se inverter vc pode até fazer um

4 curtidas

Se não me engano quando é captação em superfície (rios e córregos) o gasto com produtos de tratamento é maior do que em captação profunda (poços). Assim como nos casos de pouca chuva ou excesso de chuva, onde a água acaba ficando mais “suja”.
Parece que quando a água vem da captação mais turva, é gasto mais com produtos para a deixar incolor. Mesmo que ela esteja potável, é necessário deixar ela com o aspecto mais límpido e incolor para a população. Aí gastam mais com produtos.
Aqui na minha região estamos ampliando a rede de esgoto em um convênio com a sanepar. Vale salientar também que loteamentos novos em municípios que a sanepar é concessionário. O loteador é obrigado a implantar a rede de água e esgoto e passar ela para a sanepar.

4 curtidas

Observando aqui… que loucura…

Se o cara tiver corretagem 0800 dá pra fazer uma graninha…

Sapr4 e Sapr4F com diferença de inscríveis 6 centavos por ação…e na sapr3 1 centavo de spread…

4 curtidas

Anne Lotermann dizendo neste minuto boas noticias para a SAPR: altos volumes de chuva previstos para o parana amanhã!!
Sanepar wins!!

11 curtidas

Está chovendo desde domingo aqui na região, porém, hoje foi noticiado que até hoje, terça feira, só aumentou em 1% o volume de água.

4 curtidas

Balanço hídrico é complicado. Primeiro precisa devolver a água do subsolo, aí os rios ganham volume e desaguam nos reservatórios. Mas não se iludam, precisa chover um mês sem parar que resolva a crise hídrica, deve chover 5 dias. Talvez mais um pouco no final do mês.

5 curtidas

Tá começando a ficar interessante, tomara que caia um pouco mais até o meu próximo aporte.

Sendo conservador, a ação está chegando no meu valuation agora, falta ainda margem de segurança. Mas uso parâmetros bem mais restritos que o mercado. Para eles a unit vale cerca de R$32, mas acho loucura considerar taxa de 8% em ação, principalmente estatal. Também trabalho com um lucro baseado no ROE médio nos últimos 5 anos de 14% e não nos 18% atuais.

1 curtida

Poderia colocar seu preço de entrada e preço alvo?

Atravessando a conversa…

Preço de entrada já tá no IBOV 90 mil pontos, consegui pegar a 5 reais, mas acho o preço atual já bom, lembrando que pode cair e ficar por muito tempo de lado, mas gosto muito da ação, das perspectivas de aumento de clientes (ainda que pouco a pouco)…

Se passar de 7 não será nenhum pecado vender e se passar de 8 já acho muito exagerada a cotação… so se justificaria se o panorama mudar muito com ganho de licitação e contratos fora do normal…

Empresas de saneamento exigem muito investimento e o crescimento não é rápido… então nunca compare p/l de banco com saneamento ou até mesmo eletricas… compare saneamento com saneamento e coloque o histórico de longo prazo de Dy com um atenuante do valuation… a sapr tem conseguido crescer pagando DY o que considero muito bom, mas tenho sbsp3 tb…

O meu racional para saneamento é atividade perene com premio de risco superior a FIIs, apenas… E Fiis superiores a NTNB longa…

Por isto ganho de capital de 40% numa empresa de saneamento a curto prazo sem mudar perspectivas e inflação pra mim é venda…

10 curtidas

SAPR4: 5.33 eh um suporte de respeito ( já testado inúmeras vezes ), mas claro q se a bolsa corrigir ela deve cair um pouco mAis, não muito, pois a região entre os 5/5.15 eh bem congestionada. Ela tem mais um suporte nos 4.87, q aqui não deve chegsr mesmo, pois seria mais de 25% de queda.

1 curtida

Bom dia, vocês sempre operam com preço alvo. Tipo, comprou SAPR, coloca um preço e bateu nele, vendem. Ou é uma parte da carteira destinada a isso? Pergunto pq ainda estou analisando qual a melhor estratégia a ser seguida…

Eu, particularmente, não opero com alvo De venda. Mas de compra eu tento fazer uma
Mínima análise gráfica pra tentar comprar com melhores preços ( em zonas de suporte ), apesar de no LP achar q isso não influenciará muito, pois faço aportes mensais. Sou hold. Compro empresas boas com bons fundamentos. SAPR, pra mim, so vendo Se ela perder fundamentos. Senão eh casamento. Elétricas, bancos e seguradoras tb.

Mas cada um aqui tem sua estratégia.

7 curtidas

Depende da estrategia, eu gosto de carregar ações como um pedaço de patrimônio, mas sem se apegar a ação… tento não ficar concentrado em setores e ter mais de uma empresa no setor para possibilitar trocas…

A empresa é boa, deu entrada eu compro… valorizou demais e tem outra similar com mais desconto eu troco, valorizou demais mas me deixou super concentrado e com excesso de exposição em ações eu vendo ao menos parte…

Porém, existem empresas que não tem substitutas ou comparaveis no setor, WEGE, RADL… essas quando surge uma promoção eu compro e esqueço que existe… como minha carteira é pulverizada até mesmo se eu perder o valor todo investido alguma outra ação vai compensar… elas dificilmetne vão superconcentrar a carteira porque são só 1 ação dentre tantas…

Ex: BBDC, ITUB, ITSA e BBAS são bancos bons que podem ser trocados a depender do seu custo de aquisição e do mercado…

Outro exemplo… se sabesp ir a 60 e sapr ir a 5, aí faço uma concentração maior em sapr com a troca… depois destroco a depender da relação ou até mesmo coloco em outra empresa…

Trabalho com uma carteira mais pulverizada por isto estes movimentos são possíveis, mas são movimentos pequenos… isto acaba de certa forma prevenindo super concentração de uma ação…diluindo riscos e evitando pagar IR (isenção na venda de até 20k)…Se vc aporta mensalmente sempre tem alguma ação mais descontada… dá mais trabalho no imposto de renda… mas considero uma boa estrategia e bem mais conservadora…

11 curtidas

Financeiro: Itsa, bbdc, irbr (Entrei após carta da squadra) - BBAS (vendi) e comprei BBDC e ITSA (diminuir exposição ao risco estatal e fechar em lucro)… PSSA (vendi) lucrar e desconcentrar no setor financeiro que comprei muito nas quedas e fazer caixa para os proximos meses…

Energia: EGIE, EQTL e ENBR, posso colocar taee a depender do preço ou aportar mais com quedas de 20%

Saneamento: SAPR e SBSP, no aguardo de mais desconto…

Saúde: Radl, Odpv, Flry, hype , de olho em maior baixa da odpv

Consumo: mdia tenho há bastante tempo e esperando cair abaixo de 35

Consumo Ciclico: grnd, lren

industrial: wege

De olho em cogn (ja tive e vendi), yduqs, vale (ja tive e vendi), klbn, arrzz, b3sa3, abev, eztec, tris, cgra, unip, sqia, tots, pssa, leve, tupy, mypk, rent, movi, lcam, pard, fras, hgtx, guar, amar,slce, agro, log, card, seer… todas estas baseado no critério preço…

Objetivo da carteira, acumular ativos resilientes, pouco endividados, a preços de entrada bons… empresas mais alavancadas , pequenas ou ciclicas ou baseada em monopolios artificiais precisam me dar muito mais desconto para entrada… este é um dos motivos pelos quais falta na carteira construção, tecnologia e empresas mais arriscadas…

21 curtidas