Para dar uma força para o pessoal que gosta de fazer arbitragem com SAPR4/SAPR3.
Esse é o gráfico diário de SAPR4 indexada por SAPR3. O gráfico é de hoje às 12h33.
Em vez de plotar preços, o gráfico plota a razão entre as duas ações. Quando o preço das duas estiver igual, a razão é 1,00.
A linha vermelha é a média móvel aritmética de 100 períodos dessa razão (MMA100). A linha azul é a MMA21.
Teoricamente, podemos dizer que, quando a razão estiver acima da MMA100 (para médio prazo) ou a MMA21 (para curto prazo), SAPR4 está cara em relação a SAPR3. Quando a razão estiver abaixo das médias, teoricamente, SAPR4 estará barata em relação a SAPR3.
Um amigo acabou de me informar que soube q a suno rebaixou o preço de entrada da sapr4 pra 3,73…isso eh uma desvalorização de mais de 20%. Alguém sabe informar qual o fundamento que eles usaram pra rebaixar tanto a sanepar ? será que a crise hidrica por si só
Está na watchlist deles. É tipo uma lista de ativos que eles consideram bons, mas que não recomendam a compra agora, pois o valuation ideal (segundo eles) ainda não foi atingido…
O problema é de uso político da sanepar como sempre, e este uso político implica em vetar reajustar tarifas e ao mesmo tempo assumir sem repasse os riscos climáticos.
Como o gatilho político não é eterno, uma vez amenizado a cotação costuma disparar, mas isto pode demorar… até anos as vezes…
FCD obtém resultados que variam muito, a depender das premissas utilizadas, por isso é importante sempre comparar com uma análise de múltiplos, para saber se não está fora da realidade. Outra coisa é que o modelo de dividendos é excelente para o setor financeiro, mas não ideal para não financeiras, pois não leva em conta a necessidade de investimentos tanto na fase de crescimento quanto na perpetuidade. Fiz o FCD dela há poucos dias e cheguei em 6,25 a 6,50. Não me surpreenderia que outras premissas resultassem em algo entre 5,00 e 7,50, extrapolando até 4,50 ou 8,00 caso haja algum fato que passou ignorado, mas desconfio um pouco deste valor muito baixo.
Valuation deles ficou em ~R$4,7, os 20% eles aplicam pra gerar uma margem de segurança ao valor encontrado.
Já o DicadeHoje tem análise dela de Fevereiro de 2020 a R$8,10 e preço teto de uns R$6,50, talvez se refizesse agora baixaria um pouco o valor por conta do prolongamento das secas, mas acho que nada que afete tanto assim.
Enfim, cada casa tem seus critérios de risco e valuation.
Não sou assinante de nenhuma casa de research. Mas, ouvi numa live recente do Daniel Nigri, que SAPR4 abaixo de 5,00 é “compra” pra ele. Já o AGF (não é research), pessoal do Barsi, aguarda descer abaixo dos 4,00 pra analisar início de posição. E, pra quem já possui ações da empresa, acha interessante avaliar aumento de posição caso julgue os preços atuais interessantes. Pessoal do AGF só não entra agora em Sapr por estarem aguardando as ações que eles já têm em carteira caírem mais de preço pra aumentar posição nelas, mas acho que eles pensariam com carinho em Sapr se cair abaixo de 4 e não perceberem alternativas mais descontadas.