SAPR4 - Sanepar

Para dar uma força para o pessoal que gosta de fazer arbitragem com SAPR4/SAPR3.

Esse é o gráfico diário de SAPR4 indexada por SAPR3. O gráfico é de hoje às 12h33.

Em vez de plotar preços, o gráfico plota a razão entre as duas ações. Quando o preço das duas estiver igual, a razão é 1,00.

A linha vermelha é a média móvel aritmética de 100 períodos dessa razão (MMA100). A linha azul é a MMA21.

Teoricamente, podemos dizer que, quando a razão estiver acima da MMA100 (para médio prazo) ou a MMA21 (para curto prazo), SAPR4 está cara em relação a SAPR3. Quando a razão estiver abaixo das médias, teoricamente, SAPR4 estará barata em relação a SAPR3.

18 curtidas

@omeprazol

21 curtidas

Bela carteira…como ta a performance de Sapr?

1 curtida

Negativa em uns 6% em sapr4 comprando bastante… o resto ta azul… as q estou aumentando mais são enbr e sapr…

Ferbasa explodiu hj u s 10% p cima

No geral a carteira tem performance boa… com generosos dividendos… se somar os dois da uma boa performance.

15 curtidas

Essa carteira aí é dividendo na veia. Tem que postar ela lá no tópico de carteiras para servir de inspiração.

4 curtidas

Você poderia fazer um estudo da correlação entre sapr11 (mais líquida) e sbsp3?

Graficamente me parece que SBSP3 estava mais barata relativamente a SAPR11 no meio de dezembro de 2020, mas nos últimos dias essa questão se inverteu…

20 Dez - SAPR11 R$ 26,20 … SBSP3 R$ 43,30
11 Jan - …SAPR11 R$ 23,30 … SBSP3 R$ 41,55
…SAPR11 … -12% -------------- SBSP3 - 4%

Há uma forma para trabalhar bem com ações tão correlacionadas?

2 curtidas

(Para a região sul projeta-se diminuição da população).

http://info.opersan.com.br/bid/200165/conhe-a-os-principais-aqu-feros-do-brasil

O que se pode especular, ou se deduzir, a partir dessas e demais informações?

6 curtidas

Um amigo acabou de me informar que soube q a suno rebaixou o preço de entrada da sapr4 pra 3,73…isso eh uma desvalorização de mais de 20%. Alguém sabe informar qual o fundamento que eles usaram pra rebaixar tanto a sanepar ? será que a crise hidrica por si só :thinking:

4 curtidas

O trem tá feio mesmo…

5 curtidas

Teve a ver com reajuste de tarifas, também.

1 curtida

Segue trecho do Relatório que fala do valuation.

11 curtidas

Eles tem em carteira? Recomendam venda ou manter?

Está na watchlist deles. É tipo uma lista de ativos que eles consideram bons, mas que não recomendam a compra agora, pois o valuation ideal (segundo eles) ainda não foi atingido…

4 curtidas

O problema é de uso político da sanepar como sempre, e este uso político implica em vetar reajustar tarifas e ao mesmo tempo assumir sem repasse os riscos climáticos.

Como o gatilho político não é eterno, uma vez amenizado a cotação costuma disparar, mas isto pode demorar… até anos as vezes…

2 curtidas

Foram muito conservadores nessa taxa de crescimento anual de 5%, mas gosto deles por conta disso. Melhor errar pra baixo do que pra cima ahahaha

1 curtida

E essa taxa de desconto de 11% é padrão em todas as avaliações deles?

Talvez tenha aí uma taxa de desconto alta, um crescimento baixo, e depois desconta mais 20%…

Teria curiosidade de ver os ativos mais baratos que eles fizeram o valuation.

2 curtidas

FCD obtém resultados que variam muito, a depender das premissas utilizadas, por isso é importante sempre comparar com uma análise de múltiplos, para saber se não está fora da realidade. Outra coisa é que o modelo de dividendos é excelente para o setor financeiro, mas não ideal para não financeiras, pois não leva em conta a necessidade de investimentos tanto na fase de crescimento quanto na perpetuidade. Fiz o FCD dela há poucos dias e cheguei em 6,25 a 6,50. Não me surpreenderia que outras premissas resultassem em algo entre 5,00 e 7,50, extrapolando até 4,50 ou 8,00 caso haja algum fato que passou ignorado, mas desconfio um pouco deste valor muito baixo.

8 curtidas

Valuation deles ficou em ~R$4,7, os 20% eles aplicam pra gerar uma margem de segurança ao valor encontrado.

Já o DicadeHoje tem análise dela de Fevereiro de 2020 a R$8,10 e preço teto de uns R$6,50, talvez se refizesse agora baixaria um pouco o valor por conta do prolongamento das secas, mas acho que nada que afete tanto assim.

Enfim, cada casa tem seus critérios de risco e valuation.

2 curtidas

Não sou assinante de nenhuma casa de research. Mas, ouvi numa live recente do Daniel Nigri, que SAPR4 abaixo de 5,00 é “compra” pra ele. Já o AGF (não é research), pessoal do Barsi, aguarda descer abaixo dos 4,00 pra analisar início de posição. E, pra quem já possui ações da empresa, acha interessante avaliar aumento de posição caso julgue os preços atuais interessantes. Pessoal do AGF só não entra agora em Sapr por estarem aguardando as ações que eles já têm em carteira caírem mais de preço pra aumentar posição nelas, mas acho que eles pensariam com carinho em Sapr se cair abaixo de 4 e não perceberem alternativas mais descontadas.

7 curtidas

Fiquei curioso agora, quais são essas ações q eles tem na carteira e estão esperando correção pra comprar mais ?