Pois é…fiz meu aporte mensal nela e se cair mais vendo Tupy q tá patinando e coloco lá…se ficar um ano nesses patamares todos os meus aportes serão em sapr4.
Os manipuladores fazendo escandalo para jogar a ação lá embaixo para comprarem barato e fazerem fortuna daqui uns anos e sai um vídeo desses jogando agua fria neles rsrs
Espero que dê certo, pq eu quero compra abaixo dos 4 kkkkk
O IGPM é mais adequado pois os custos dela são mais ligados a esse indexador.
Pega o caso do cloro, por exemplo, IPCA acaba não refletindo corretamente esse aumento de custos.
É difícil entender SAPR4 negociando até ligeiramente abaixo do VP e com P/L cerca de 6.
A empresa é muito redondinha.
Aí, vem a história de ser estatal.
Pois bem. A minha lógica é que todas as empresas estão sujeitas a mau uso por parte do controlador, seja estatal ou seja 100% privada.
O fato é que, em SAPR, o resultado do controle estatal está sendo essas maravilhosas curvas de receita, ebit e lucro líquido:
Vai ser bom no dia que privatizar a SAPR, aí acaba essa discussão de ser estatal e a empresa deslancha em exponencial. Se é que um dia vão privatizar.
Difícil privatizar.
Eu gostaria muito de entender a lógica de o Estado privatizar empresas lucrativas.
Privatizar empresas deficitárias estou 100% de acordo.
Privatizar empresas lucrativas, como BB, CPLE, SAPR, eu não consigo entender qual é o ganho para o povo.
O governo ser gestor da empresa que tem monopólio pode ser bom ou ruim para a população. Tem muito conflito de interesse. Acredito que seja melhor vender por um preço justo a concessão para que a empresa privada opere com uma margem de lucro razoável e baixe os custos e pode ser que a população pague um preço mais justo. Às vezes, ocorre de ter um governo populista e a empresa pública pode ir a falência ou próximo a isso e ser vendida abaixo do preço de custo.
Você acredita que mesmo que, se o trio BB, CPLE e SAPR for privatizado, as tarifas bancárias, de água e esgoto e energia elétrica serão reduzidas?
Não acredito, mas o Estado exercerá sua função típica de regular os órgãos. O banco de fomento, que acredito que tenha que existir, é a CEF e o BNDES, coisa desse tipo. Além do mais, os serviços prestados podem melhorar. Mas no mundo ideal, seria interessante o Estado controlar os monopólios e reduzir a margem de lucro para que a empresa atendesse seu objetivo social, mas não é isso que ocorre no Brasil e em boa parte do mundo capitalista.
Estou curioso para ver como vai ser o papel da ANA, de acordo com o Marco do Saneamento ela que , vai ser a supervisora regulatória, além disso vai fiscalizar a performance das empresas, definir a autonomia dos reguladores locais, forma dos processos regulatórios…será que veremos muita interferência? Ou será para inglês ver e vai deixar as reguladoras estaduais totalmente a lá vonte
Se a empresa da mto dinheiro sendo sendo controlada pelo estado, imagina privatizada.
ELa terá gestão capacitada, trabalhara buscando melhorar eficiência, menor risco de corrupção etc.
Cemig da mta grana, ja precisou ir na Cemig atrás de um serviço ? É absurdamente ridiculo a ineficiência da empresa.
Compara o tempo de fila de um banco privado e um particular.
Financiamento imobiliario da caixa paga com 6 meses, itau paga com 30 dias e por ai vai.
Agora o que melhora para população ?
Só de melhorar o nivel do serviço ja é um ganho gigantesco pra população.
Amigo, sou cliente do BB.
Além disso, cuido da conta da minha sogra no Itaú.
O atendimento e a eficiência do BB dão de dez a zero no Itaú. Eu tendo a dizer que o Itaú é péssimo e estou falando de atendimento Personnalité.
Mesmo se a empresa viesse a dar mais dinheiro privatizada, o que é duvidoso, não faz sentido privatizar o que dá lucro. O que é melhor uma empresa tua que dá 10 de lucro pra você ou uma empresa de terceiros que dá 15 de lucro para terceiros?
A única forma de eu me convencer acerca da necessidade de privatização de empresas estatais lucrativas é se o serviço por elas prestado for muito inferior ao prestado pela iniciativa privada.
Não vejo isso nas concessionárias de energia elétrica e, principalmente, nos bancos, por exemplo.
Reconheço que na telefonia foi uma mudança imensa.
Também tenho conta no Banco do Brasil. Já foi muito ruim o atendimento nele. Hoje em dia é bom. Sou a favor de vender o Banco do Brasil porque o Estado já tem um banco de fomento. Agora se for para piorar o serviço ou vender barato, melhor deixar do jeito que está.
Isso é o BB com uma nova administração por um governo que brecou a corrupção.
“Governo sano Administração sana”
Sobre bancos: um dos bancos cujo atendimento mais me fez passar raiva é o Bradesco (outro é a CEF…). Tenho a imrpessão de que o BB é bem melhor que ele em termos de atendimento.
Obs: nunca tive muito contato com o Bradesco. Minha experiencia ruim foi em relacao a uso do caixa eletronico a atendimento “normal” em guiche de caixa.
Empresas públicas no Brasil já mostrou ser usadas para cabide de empregos para os pelegos partidários.
Essa é a teoria que diz que empresa controlada pelo Estado é sempre ruim.
Contudo, os gráficos ali de cima, do desempenho de SAPR, dizem que nem sempre é assim.