SAPR4 - Sanepar

Isso aí é o que a Globo e o Chicago Boy dizem pra vc todo dia.

BBAS, CPLE e SAPR, por exemplo, dizem que há empresas controladas pelo Estado e que vão muito bem.

4 curtidas

O que mais ficou comprovado nessas operações de corrupção foi o loteamento de cargos nas estatais.

Me Mostra o loteamento de cargos na sanepar. Toda generalização eh perigosa. Me mostra escândalos de corrupção na sanepar … oq veja até hoje eh a empresa apresentar resultados consistentes durante anos.

4 curtidas

existem vários problemas por ser estatal, grande possibilidade de corrupção e desvio de dinheiro vide Petroe outras tantas, o BB faz grandes empréstimos principalmente grandes produtores rurais e muitos deles são políticos (favorecimento aos colegas do governo em questão) e pra finalizar mais um ponto, o que o governo faz com o lucro que pega da empresa??? Se o governo fizesse bom uso do dinheiro que arrecada seria contra privatização mas ai lembro que estou no Brasil. Isso aqui ja está virando discussão política!!!

2 curtidas

Não é o tópico do BB mas o que você falou não tem nada a ver.
Sou cliente do BB há 10 anos e sempre fui muito bem atendido. Melhor que no Santander, onde era cliente antes.
Não tem nada a ver com o governo atual.
Povo inventa motivo para querer inflar ou detonar político X ou Y…

1 curtida

Relacionado a investimentos atendimentos melhorou bastante nesse governo, eu sou cliente ha 30 anos, 2020 e 2021 na pratica melhorou muito se não tem o dedo do governo ai é na sua visão.

Hoje no BB a cultura é outra. Muito raro ver um funci antigaço lá. Eu saí num PDV há muito tempo, todos meus colegas já estão aposentados ou saíram. O funcionário do BB ainda faz concurso e isso nivela a qualidade. Quanto ao atendimento acho que não dá pra generalizar. Adoro o Itaú.

Quanto à Sanepar, admiro os números, porém demograficamente tende a ser um estado que não vai crescer muito, tem a questão meteorológica tb, acho que está ligada aos “rios voadores”, à água que vem da Amazônia; também o Sul tem recebido ciclones cada vez mais potentes. Gosto da cultura de SC, admiro WEGE e demais.

Sei por vocês que é consenso que está barata, pero…

5 curtidas

A lógica seria iniciativa privada lucrar mais e o Estado não assumir risco de ter prejuízo, ganhando com acionista de dividendos ou com tributação, sem investir um centavo e/ou sem assumir risco.

Não há em Sanepar um par privado para comparação, mas a regra geral é, empresas privadas tendem a lucrar mais e ser mais eficientes que as públicas (vide energia elétrica e curvas de lucros entre privadas e públicas), pois não há políticos interferindo no rumo das empresas, as decisões são sempre focadas em eficiência/lucro.

Se Sanepar fosse privada certamente seria chamada de a impressora paranaense de dinheiro.

O Mercado na grande esmagadora maioria das vezes está correto, e e estatal precisa de um bom desconto para compensar os riscos… Se não me der desconto pego uma empresa privada com mesmo múltiplo que ganho mais…

Lembrando que o setor de saneamento precisa ter mais desconto que o elétrico, pois o investimento é mais pesado e exige muita manutenção nas redes, mais que na parte elétrica…

A cotação de sanepar está travada pela manipulação tarifária… vai a 7 reais fácil se liberarem o contrato como antes…

4 curtidas

Imagine se o pensamento fosse privatizar, como seria a precificação da ação.

Mas o lucro da estatal vai para quem? Fica na empresa e/ou para o acionista. Estranho essa de que não vale a pena privatizar empresa lucrativa…
A empresa privatizada vai crescer muito mais e retornar em impostos muito mais.

1 curtida

A Petrobrás hoje dá lucro e está saneada. Entretanto, poucos anos atrás, a Petrobrás também estava muito bem mas um governo quase quebrou a empresa. Portanto, a empresa ficar na mão do Estado corre grande risco de quebrar devido a roubalheira promovida pelos políticos. Como um amigo meu falava: se der a empresa para a iniciativa privada, mesmo assim, o país sairá lucrando.

6 curtidas

engraçado falarem
‘pois não há políticos interferindo no rumo das empresas, as decisões são sempre focadas em eficiência/lucro.’
‘existem vários problemas por ser estatal, grande possibilidade de corrupção e desvio de dinheiro’

camargo correa, odebretch, andrade gutierrez, oas, galvão etc
todas privadas rindo disso…

6 curtidas

Bom dia, permitam-me compartilhar uma pérola do Affonso Romano de Sant’anna?

A Coisa Pública e a Privada

Entre a coisa pública
e a privada
achou-se a República
assentada.
Uns queriam privar
da coisa pública,
outros queriam provar
da privada,
conquanto, é claro,
que, na provação,
a privada, publicamente
parecesse perfumada.
Dessa luta intestina
entre a gula pública e a privada
a República
acabou desarranjada
e já ninguém sabia
quando era a empresa pública
privada pública
ou
pública privada.
Assim ia a rês pública: avacalhada
uma rês pública: charqueada
uma rês pública, publicamente
corneada, que por mais
que lhe batessem na cangalha
mais vivia escangalhada.
Qual o jeito?
Submetê-la a um jejum?
Ou dar purgante à esganada
que embora a prisão de ventre
tinha a pança inflacionada?
O que fazer?
Privatizar a privada
onde estão todos
publicamente assentados?
Ou publicar, de uma penada,
que a coisa pública
se deixar de ser privada
pode ser recuperada?
— Sim, é preciso sanear,
desinfetar a coisa pública,
limpar a verba malversada,
dar descarga na privada.
Enfim, acabar com a alquimia
de empresas públicas-privadas
que querem ver suas fezes
em ouro alheio transformadas.

In: SANT’ANNA, Affonso Romano de. A poesia possível. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. Poema integrante da série Aprendizagem de História

14 curtidas

Picaretagem existe em qualquer lugar. A questão é a interferência no comando, o governo no caso da Petrobrás pode segurar aumentos para atender interesses “nobres” e gerar prejuízos para a empresa, como a empresa é pública, pode passar um boleto para a população sanear a mesma num caso grave (Divida R$90 Bilhões (ou eram US$??) que era a dívida da PETR no governo Dilma por 200 milhões e veja a conta que ia chegar na sua casa). Além disso, existem os famosos cabides de emprego, muita gente fazendo pouco, nada ou pior, tirando da empresa. Numa empresa privada a única coisa que sobra é corrupção, cabide de emprego vai ser uma vaga de estágio para um parente da diretoria, não vai ter represamento de custos no preço final e, se a empresa ficar em maus lençóis o destino é o cemitério.

2 curtidas

isso com certeza não é estatística, assim como você diz isso,
eu te digo que fechei contas antiguíssimas da empresa na Caixa e no BB por ter um atendimento não satisfatório, estamos no Itaú e nunca tivemos um sistema tão bom e tão fluido para fazer as negociações com fornecedores e tratamento dos boletos dos clientes, fora que a resolução de problemas de software são muito mais rápidas…

concordo em gênero, número, e grau

o problema nisso é “mais embaixo”,
achar que o que é público é realmente nosso em termos de benefícios…

enquanto que na verdade oque mais importa são os benefícios em si, a qualidade dos serviços prestados, como o camarada falou acima

2 curtidas

não quero te ofender, sério mesmo,
mas em relação à isso, é como diz o ditado…

“o exemplo do burro, é o exemplo da exceção”

Da mesma forma, sem querer ofender, me parece inocência achar que isso é exceção.

2 curtidas

o meu medo é só o governo torrar o dinheiro da privatização de algo que dá lucro e depois ter que aumentar algum imposto porque ficou sem o dinheiro dos dividendos. O dinheiro teria que ir para alguma coisa produtiva, diminuir alguma dívida pública ou algo assim.

Pra mim é inegável que com a privatização os serviços para a população tendem a melhorar.

9 curtidas

Exatamente… Mesma coisa de uma pessoa receber ações de herança, vender e torrar o dinheiro… Aí depois, sem os dividendos, vai atrás dos parentes pedir dinheiro.

1 curtida

não tenho dúvidas que é, olhe o tamanho do mercado privado e quantos são exemplos sujos como estes que citaste, mínimos,
isso é coisa de conspiracionista que acha que toda corporação é um vilão,

já nos exemplos públicos, vemos uma % de desperdícios de recursos muito maior

1 curtida