SAPR4 - Sanepar

só nega isso quem prefere por as duas mãos no rosto,
quantos setores já nos deram este exemplo, não somente com exemplos nacionais…

Vc só está validando o meu raciocínio, todas estas empresas foram corruptas para ter mais lucro , ou seja, aumentar receitas e base de atividades… e advinha quem estava lá do outro lado para receber a corrupção de braços abertos? políticos e toda estrutura estatal…

Vou ser bem didático para evitar esses exemplos de banana com maçã:

  • Empresa Estatal - Risco ++++++++++
  • Empresa Privada com relacionamento com Governos - Risco ++++++
  • Empresa Privada Regulada pelo Governo em atividade não essencial - Risco ++++++
  • Empresa Privada Regulada pelo Governo em atividade essencial - Risco +++
  • Empresa Privada em Setor Desregulado - Risco ++

Conclusão: Empresa Pública tem potencial maior de destruição de dinheiro público e desvirtuamento de suas finalidades… empresa pública em setor essencial ainda mais… Então prefiro uma empresa privada com risco menor de corrupção… empresa pública em setor essencial regulado precisa de muito prêmio de risco…

8 curtidas

Honestamente, acredito ser perda de tempo a discussão sobre privatização. Notoriamente a privatização exercer benefícios sobre a não.

Não me levem a mal, amigos, mas acredito que em um futuro servidores públicos em parte serão substituídos por software.

2 curtidas

Quem aceita os riscos de ser Estatal: compre SAPR4.

Quem não aceita os riscos: não compre SAPR4.

Quem não aceita os riscos de ser estatal porém acredita que no curto/médio prazo a cotação pode subir: compre SAPR4 segundo seu gerenciamento de risco.

Fora isso, é apenas discussão ad eternum de butequim :sweat_smile:

16 curtidas

É justamente nessas ingerências é q temos boas janelas de desconto.

1 curtida

Tanto servidores públicos quanto os que trabalham na iniciativa privada poderão ser substituídos.

Só depende da atividade que cada um exerce.

4 curtidas

São pontos válidos - entendo todo o contexto de empresa pública, riscos, etc. Mas, acho que é necessário ponderar um pouco. Se você plotar SAPR4 no gráfico de 5 anos e comparar com ações de várias empresas privadas boas, verá que a SAPR4 performou muito melhor. Claro, olhar para o passado, não deve ser parâmetro para sustentar 100% do futuro. Mas, a despeito do risco regulatório/interferência (que sempre existiu) e renovação do contrato, a empresa está cotada quase no VP, com ROE acima dos pares, a preços de Jan/2019, baixo custo de dívida e agora, parece que as chuvas ajudaram. E a propósito, algumas empresas privadas tiveram uma atuação de corrupção muito pior. Nestes preços, o custo de carregar o papel (que muitos dizem), na minha humilde opinião, vale a pena. Sei que a moda é só growth mas o value desta está claríssimo.

7 curtidas

Até abri uma exceção no meu plano de só comprar abaixo dos 110k e comprei um pouquinho de SAPR4 hoje.

2 curtidas

Arrisco dizer que empresa de saneamento é tudo igual, tem as que são ok e as que conseguem arruinar o ok, SAPR é ok. Vale ponderar que estes últimos resultados são inflados pelo diferimento de reajustes passados que a Agepar parcelou nas tarifas. O risco mesmo é a regulação. Considerando esse diferimento, ela deu um reajuste real negativo pra empresa no último ano.

Quanto a conversa de botequim, e não tem a ver com investir na empresa. Os lucros dela compõem o resultado das contas públicas, então muitos podem achar que isso é ótimo, pois é lucrativa, mas este valor muito parcialmente tem efeito caixa, quando você privatiza, já recebe o valor justo desses fluxos de caixa e pode utilizar no que realmente faz parte das funções do Estado. Em outros termos, o contribuinte, ao abrir mão deste valor, está financiando a expansão da rede de água ao abrir mão de serviços como segurança pública, atendimento a população carente etc.

4 curtidas

Acontece muito

Digo mais, se vc pegar só empresa mais arriscada que a média e fizer isto provavelmente vai ter um retorno maior… daí maior risco exige-se maior retorno…

Dando um exemplo no cenário atual:

A carteira sapr4, cogn3, tris3, movi3 … (tenho todas)

Tende a performar melhor que taee11, yduq3, eztc3 e rent3

As empresas da segunda carteira são menos arriscadas… as empresas da primeira cartira são mais arriscadas e qualquer destravamento do risco é explosão pra cima…

No meu portifólio eu exijo um prêmio muito bom para me meter em risco, e o mercado exige tb… e acredito ser esta a precificação correta…

Mas tem que ter muito estomago só para ter ativos de mais risco, então diversifico em coloca a maior parte do capitla em empresas menos arriscadas e logo menor potencial de ganho…

3 curtidas

Quero deixar bem claro que neste valor considero sapr4 atraente, mas não espero que ela destrave a cotação no curto prazo, porque isto depende de vontade política, mas tb sei que os políticos terão uma hora ou outra que sair de cima da cia e deixar ela voar… pode ser que demore, mas tenho paciência.

1 curtida

Fouquet, gostei muito do segundo parágrafo.

Me leva a concluir que a privatização de uma empresa estatal somente deve ocorrer se for por um valor justo. O Estado vai abrir mão de receber lucros futuros. Tem de receber, por isso, um valor justo no presente.

É como a venda de uma empresa privada.

Pode ou não valer a pena, a depender do preço de venda.

Vamos pensar na VALE.

A União vendeu o equivalente a 27% do capital social da empresa, em 6 de maio de 1997, por 3,3 bilhões de dólares.

Conta de padaria:

3,3 bilhões de dólares = 17,8 bilhões de reais.

Valor de mercado da VALE hoje = 477,8 bilhões de reais

27% do valor de mercado hoje = 129 bilhões de reais.

Acho que não foi um bom negócio para a União, mas é só uma opinião.

O problema é que o Estado costuma entregar de bandeja. Isso quando não faz a m… de dividir a empresa em duas, ficar com a parte podre e entregar o filé.

5 curtidas

Você realmente acha SAPR mais arriscada do que RENT e YDUQ?

Daqui a 30 anos, qual você acha que tem mais chance de estar viva?

O que eu defendo é o “risco-estado” é muito menor do que a maioria dos outros riscos.

Acho que o “risco-estado” é superdimensionado pelo mercado.

Isso faz com que estatais negociem a múltiplos baixos (especialmente de p/l), sendo muito mais lucrativas para quem topa esse risco. Os anos passam e elas continuam lá, dando lucro, como SAPR. CPLE, BBAS, BRSR, etc.

Não, vc nao entendeu a comparação…

acho SAPR mais arriscada que TAEE… comparei Sapr com TAEE cogn com yduq e movi com rent …

O mercado está correto e talvez vc nao tenha entendido…

Mercado bate em SAPR e ela vai a 4,20 … depois explode e vai a 6 … pouco mais de 40% de rentabilidade…

Mercado não bate em SAPR e ela fica em 5,50 … vai a 6 … pouco menos de 10% de rentabilidade…

Pra mim não faz o menor sentido me expor ao risco para ganhar 10% ao ano…

Agradeça ao mercado por precificar corretamente a sapr no curto prazo para vc ganhar no longo prazo…

Se o mercado não bate no riscos vc se ferra…

Cogn3, a mesma coisa…

Acho que a questão é de forma diferente de investir.

Vejo que você é mais girador de patrimônio. Quer ganhar na valorização do preço da ação.

Eu quero comprar e segurar. Ganhar rendimento pago pelo ativo. Comprar empresa que julgo sólida e que vai me pagar DY de 4%, 5%, está bom demais pra mim.

2 curtidas

Como está o PM de vocês?

Eu giro o excedente de ações apenas, compro sapr a 5 4,80 a 4,60 a 4,40 a 4,20 …
se eu ficar concentrado demais vou buscar outra… e assim por diante…

meu PM fica em 4,80 ela vai a 6 … eu vendo grande parte dela e fico invisto em outra coisa… apenas desconcentrei com um lucro no bolso e coloquei em outra…

no final das contas é vc tirando a concentração e risco do que botando o lucro no bolso, até porqueo lucro vai para outra ação…

1 curtida

R$2,93, com o yield on cost de 12,13%. Estou bem confortável com o papel e sigo firme, pois ele atende ao que se destina na minha carteira - papel defensivo no longo prazo apesar dos solavancos políticos e hídricos (minha terceira maior posição).

8 curtidas

Via de regra, não costuma ser um bom negócio manter empresas públicas, mas há boas empresas, como o BB que tem uma gestão muito próxima de uma empresa privada. Sobre a venda, a conta não costuma ser bem essa, o governo vendeu a Vale por 3,3 bilhões de dólares em 1997, mas só de imposto de renda, de lá para cá, recebeu 69,4 bilhões de dólares, isso não seria possível se permanecesse pública. A ELET está em situação parecida, precisa $ para investir, se o governo privatiza mesmo por um preço menor, a renda (nesse caso impostos) gerados por estes investimentos, tendem a compensar largamente uma venda por valor menor. Fora o efeito cascata, claro, pois nada disso ocorre sem a participação de fornecedores, transportadores, operários etc.

6 curtidas

Eu vi a discussão de vocês e pelo menos para mim, o prêmio de risco deve levar em consideração o beta da ação. Isso influencia na taxa de desconto de um valuation. Por exemplo, o beta da sanepar é de 0,75 e aí eu penso também que é um monopólio natural e a empresa é eficiente. Então, pelo menos no meu caso, eu creio que vale muito a pena e continuo comprando. Mas eu sou um investidor de longo prazo e busco ações que pagam dividendos regulares e atuam em setores perenes. Minha carteira é “boring”, com um beta médio de 0,6. Então acaba sendo uma empresa que se encaixa muito bem nessa estratégia.

Com relação ao saneamento eu estou acompanhando de perto lançamentos de FIPs-IE. Acredito que isso pode ser o futuro para o investimento privado em saneamento (agora que temos o marco regulatório) e estou ansioso para ver alguma iniciativa nesse aspecto.

2 curtidas