SAPR4 - Sanepar

Você sinceramente acha que a VALE seria o que é hoje com o governo no comando?

3 curtidas

Só um pequeno reparo.

Sociedade de economia mista paga imposto de renda da mesma forma que uma empresa 100% privada.

2 curtidas

Honestamente, acho que não.

Poderia ter vendido somente uma parte, de modo a não ser mais sócio majoritário e controlador.

Adoto carteira “boring” também.

1 curtida

Exato, sociedade de economia mista é pessoa jurídica de direito privado, portanto mesma regra de IRPJ.

Meu ponto foi só o potencial de arrecadação gerado pela privatização.

Pode pagar a mesma coisa que qualquer empresa privada em tributação a questão é essa… o simples fato do lucro não ser aumentado ou atividades serem expandidas por si só já diminui a arrecadação…

Você até pode defender, mas e se o Estado fosse só acionista recebedor de dividendos… aí seria menor pior que ser acionista controlador…

mas seria ruim tb… porque vc estaria partindo da premissa que o Estado seria bom em escolher ações e empresas promissoras… se houver outra empresas com melhor lucratividade e rendimento o capital do estado alocado em empresas de rendimento inferior estaria sendo deteriorado…

No final do dia, ou o Estado nos serve ou se serve de nós, eu prefiro a primeira opção… e com muita resalva poque o Estado está personalizado na figura santa de Dilma, Bolsonaro e outros tantos santinhos doidos para entrar…

Sobre o impacto no clima, não só no paraná!, em toda uma região de maior geração de riqueza do Brasil, em função da ação humana pouco, ou nada, planejada.
https://www.ted.com/talks/antonio_donato_nobre_the_magic_of_the_amazon_a_river_that_flows_invisibly_all_around_us?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=tedspread

Para saber mais: https://www.fundaj.gov.br/index.php/documentarios-e-estudos-sobre-as-secas/11349-celula-de-hadley

“À medida que as áreas em torno dos 30 graus de latitude se tornem mais secas, os habitantes dessas regiões terão menos chuva que o esperado, o que poderá causar problemas com a alimentação e a própria habitabilidade.”

4 curtidas

mas aí tu comparou o valor de 1997 com o valor de hoje,

wtf…

é completamente normal uma empresa bem sucedida multiplicar valor assim,
isso que na época nem se pagava tanto prêmio sobre a empresa assim


Daqui a 15 anos vai valer uns 50 reaus !!!

9 curtidas

Mas foi comparação em dólar. Veja que o valor de 1997 está em dólar de hoje.

Se quisermos colocar tudo em dólar:

Vendeu 27% por 3,3 bilhões de dólares;
Hoje a empresa vale 88,5 bilhões de dólares;
27% da empresa hoje valem 23,9 bilhões de dólares.

Vendeu por 3,3 bilhões de dólares o que hoje vale 23,9 bilhões de dólares.

Kkkkkkkkkkkk… boa ideia viu!

4 curtidas

Rapaz o mercado esta tarado por techs. O resto só patinando …

2 curtidas

Este app do Mora Lab da University of Hawaii mostra previsões muito interessantes sobre os efeitos cumulativos do aquecimento global em cada região do mundo. Clicando na região, ele detalha os efeitos secundários. Incluindo precipitation.

https://apl.esri.com/MoraLab/CumulativeChange/

1 curtida

Obrigado por compartilhar! Vou ler!!

1 curtida

meu ponto não foi câmbio,

como falei, a empresa ter multiplicado valor por 10x em 24 anos é algo que não é raro na área empresarial, você está colocando o fator câmbio na frente do fator sucesso + tempo

Semana passada voltei a comprar Sanepar (havia saído após a última interferência do governo no reajuste). No preço atual, está quase que na mínima desde 2019, sendo que operacionalmente a empresa evoluiu muito de lá para cá. Essa cotação contempla, na minha visão, tudo de ruim que deve evoluir (ou que não irá piorar): interferência do governo, reversas hídricas (que melhoraram bem), gasto com funcionários (teve programa de demissão que gerou mais de R$ 100 milhões no 3 tri - a partir de agora deverá inclusive gerar economia sobre os outros trimestres).

Enfim, como parte de minha estratégia é a compra de papeis para minha carteira previdenciária, aproveitei essa cotação ridícula para reiniciar minha posição. Com payout de dividendos previsto em 50%, espero um DY perto de 8%. Com essa baixa alavancagem (menos de 1,3x), não duvido que logo passem a pagar 65% do lucro, na linha da Copel (que, a propósito, comprei também essa semana com o mesmo objetivo).

Por questão de liquidez, compro a SAPR11, apesar de pagar um pouquinho menos de dividendos, me ajuda para uma eventual saída e tem maior valor como garantia para operações que eu costumo fazer: compra a termo e venda de índice e alguns papeis que não gosto a descoberto.

23 curtidas

@vkjr qual sua expectativa de dividendo da copel? Vi em algum canto que nos preços atuais pode chegar a 12% ao ano. Comprei um pouco de cple3 com essa baixa recente e só descobri depois a possibilidade desse dividendo alto. Desde já obrigado.

1 curtida
3 curtidas

Eu trabalho com algo próximo a 8%, porém de fato há a possibilidade de um dividendo extra devido à venda da Copel Telecom, que de fato levaria os DY para cima de 12%, talvez até uns 15% pela cotação atual. Para mim, faria total sentido, mas não conto com isso. Algo entre 8% e 10%, que já considero muito bom para uma empresa que distribui “apenas” 65% do lucro, já acho muito bom.

7 curtidas