SAPR4 - Sanepar

Se a comparação do outro colega foi em relação a perder para a poupança em um mês, deveria também considerar as “n” vezes que o papel em um mês rendeu 4 ou 5 anos de poupança. Eu olho o gráfico ajustado da sanepar e vejo que há 20 anos a cotação era coisa de centavos, imagino que a poupança transformou alguns centavos em R$4 no período com muito mais segurança para que a tese dele tenha alguma sustentação, não?

No tradingview o preço ajustado em 2001 era de cerca de R$0,05. 80 vezes em 20 anos, será que a poupança entregou 8.000%?

4 curtidas

Depois deste comentário tive uma forte vontade em destinar meu aporte mensal de Junho para a Sanepar. É nesses momentos de medo que conquistamos grandes retornos no mercado de capitais.

Mudando de assunto, você deveria repensar seu investimento em renda variável. Já deu pra perceber que você não tem perfil ou ainda é muito leigo no assunto.

6 curtidas

E ainda tem que considerar o desdobramento em três, o que joga o preço atual para 12 reais.

Toda cotação que você ver por aí já é ajustada para desdobramentos. Sem ajuste só em algumas fontes bem específicas, que você não vai achar por acidente

2 curtidas

Há alguns anos li parte do livro “Os sete hábitos das pessoas altamente eficientes”.
Uma regra que nunca esqueci é: seja proativo (e, portanto, não reativo).
Mas, em algumas situações acabo sendo reativo.
Essa é uma delas.
Há alguns dias o forista comentou um meu post dizendo que eu (e outros foristas) iríamos falir investindo em SAPR4.
Bem, então segue o meu racional para SAPR4:
Estou seguindo a filosofia de Value Investing (sei que existe outras possibilidades) que basicamente é comprar boas empresas de setores perenes e que estão com preços bem baixos.
Que é o caso de SAPR4. Ontem comprei mais por R$4,09 e acredito que no período de seca pode baixar até mais ou pouco para R$3,8x.
Naturalmente, value investing precisa de tempo e paciência.

18 curtidas

Melhor exemplo de:

compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos

15 curtidas

Grafico comparando sapr, ibov e imab11 que replica renda fixa… ou seja melhor q a poupança.

Cada um tome suas próprias conclusões

Minha interpretação é q os lucros nem caíram tanto assim, e q o ativo é razoável. Pelo gráfico vemos q fazem muitos anos q n temos preços tão baratos p entrar.

No dia q a ação subir eu volto aqui p ver os comentários de quem estiver animado c lucros crescentes, comprando depois q a oportunidade já tiver passado.

22 curtidas

Aquele que vai perguntar: “Será que ainda vale a pena entrar?”

3 curtidas

kkk… já virou minha segunda maior posição…dia 02 vou vender uns 2 lotinhos de unip6 até o limite da isenção mensal e aportar aqui…sobe não hein! hehe

2 curtidas

Ação para longuíssimo prazo e para quem tem paciência.

Particularmente acredito mais no povo paranaense do que no povo brasileiro, isto indica que a interferência da Petrobrás (se eu fosse acionista) me preocuparia mais.

Entrei a 5,50 e fui aportando… vendi um pouco quando subiu e voltei a aportar… e ao que tudo indica vou voltar a aportar nela abaixo de 4.

Se ela cair muito mais, o menor dos problemas para nós brasileiros será a queda a de sanepar.

4 curtidas

Quem compra acoes, compra projetos

13 curtidas

E o marco do saneamento, houve muitos comentários mais depois da aprovação ninguém falou mais nada, isso abriria espaço para expansão da empresa para outros estados, já que a cobertura no Paraná está muito bem, alguém está mais por dentro?

Ate pouco tempo atrás, questão de uns 3 meses atrás as piores perfomances da minha carteira eram POSI3, WIZS3 e MYPK3. Retorno de mais de 70% nas duas primeiras e 20% na ultima. Vc pode ate se proteger bem vendendo ativos em queda, mas dificilmente aproveitará as maiores altas. Até porque aquele que vende com aversão ao risco na queda, é o mesmo que na alta vende de forma prematura achando que a ação vai corrigir a qualquer momento.

13 curtidas

Uma pergunta de difícil resposta. Na hora de investir na Sanepar, vocês levam em conta o tamanho do impacto da mudança do regime de chuvas no Brasil, com o aquecimento global?

Pergunto por que esses dias vi um gráfico sobre o quanto alterou as chuvas desde 2000, sendo que desde o começo do século todo ano fica abaixo da média histórica.

Isso já afetou e vai afetar ainda mais as empresas de saneamento e elétricas. Já afetou sabesp, Distrito Federal, sanepar … e provavelmente vai afetar ainda mais.

1 curtida

Do jeito que você coloca teremos que nos mudar para a Antártida para podermos sobreviver ao aquecimento global. Isso se não passarmos a viver em “Waterworld”. Nesse cenário realmente Sanepar seria penalizada, mas aí acho que seria o menor de nossos problemas…

2 curtidas

É uma realidade, está aí e avançando a cada ano. Não sei se vai chegar a um Waterworld, mas vamos ter muito mais estiagem daqui para frente.

Tinha gráficos de como decaiu o regime de chuva desde 2000, e é algo muito significativo.

Fingir que isso não está acontecendo é tão ficção cientifica quanto esperar um Mad Max.

2 curtidas

Você tem os graficos com uma janela grande, tem que ser no minimo 100 anos, o ideal seria uns 500 anos, para ver o quanto realmente está influenciado.

Sou leigo no assunto, se tiver esses graficos, coloca aqui para a gente ve o tamanho do impacto.

2 curtidas

Como o colega colocou, menos de 30 anos é irrelevante para analisar mudanças climáticas. Aconselho a estudar o Dust Bowl nos EUA na decada de 1920, naquela época com certeza não se falava em aquecimento global.

3 curtidas

Infelizmente não tenho no momento. Mas já vi, e realmente assusta a redução após 2000. Praticamente depois da virada do século quase todos os anos as chuvas ficaram abaixo da média. E a cada ano aumenta a redução.

Se achar trago para cá.

Enfim, não quero fazer terra arrasada e nem cenário catastrófico. Só colocando que é algo que deve ser levado em conta. Como também não sei.

Respondendo à pergunta: eu não levo em consideração.