SAPR4 - Sanepar

Waterworld com a tecnologia que temos hoje, não vira mais. Vide Dubai, que construíram ilhas artificias com predios gigantescos. O risco maior é virar um Mad Max rs.

7 curtidas

Acontece que a solução é absurdamente mais cara que a prevenção.
Veja por exemplo o SUS. Cada real investido em prevenção poupa 5 reais em tratamentos.
Depois que o ser humano mudar o clima, imagina o preço para reparar isso. Quem vai pagar?
Existirá dinheiro ou tecnologia suficiente?

2 curtidas

Pode ser pior, os dois juntos. O aumento do nível do mar invadindo todas as zonas costeiras, deixando a aguá subterranea salobra, desertificação tornando terras produtivas inutilizaveis e a terra que sobrar sendo loucamente disputada pela população mundial.

2 curtidas

Solução, ficar comprado em Taurus.

4 curtidas

Momentos que a ciência é totalmente desacreditada (Cloroquiners, negacionistas) e em outros ela é tipo uma mágica do Harry Potter que pode resolver qualquer problema em um piscar de olhos.

4 curtidas

Perfeito o comentário, somando com o comentário do sr_fouquet, já tiro minhas conclusões em relação à dúvida do tony_stark…

dá pra ver que a própria média em si pouco se altera nos últimos 30 anos, e concordo com os camaradas acima… mesmo que tu analise 100-500 anos, talvez seja pouco na perspectiva da natureza, oque são 10 anos em climas que levam 50-300 mil anos pra ter mudanças significativas?

olhar gráfico de 10 anos climático e adotar premissas pros próximos 10 imagino algo como day-trade de chuvas kkkkk
daria pra traçar linhas de médias móveis e botar os nomes inclusive, pato virado de ponta cabeça, tartaruga reversa, esse tipo de coisa kkkk

4 curtidas

Inclusive o Nassim Taleb mostra o caso de um estudo em que outro cientista pegou uma roleta de cassino e com base numa série de resultados passados criou um padrão para prever os próximos números. Esse “Iludidos pelo Acaso” é muito bom. É possível observar padrões em qualquer tipo de amostragem, inclusive na cotação de ações. O cara acabou com a análise técnica sem nem mencionar o assunto.

9 curtidas

Eu ficava impressionado com as teorias e ligações que os personagens dos livros do Dan Brown faziam, mas numa parte do livro, quando outra pessoa criou uma teoria de ligações dessas, ele explicou que a teoria era falsa e explicou isso aí, que poderiam criar padrões em praticamente tudo, em cruzamento de ruas, qualquer tipo de amostragem, o intuito do livro era desmerecer a teoria da outra pessoa, mas abriu meus olhos e passei a ficar cético foi com as teorias dos próprios personagens dos livros… rsrs

2 curtidas

Não precisa analisar gráficos. Existem diversas pesquisas em journals científicos de alta qualidade (Nature, etc.), que já fazem estas análises e previsões do efeito do aquecimento global a longo prazo. O Mora Lab trabalha com isso faz tempo e tem esse app disponível publicamente. Envio aqui um print da previsão para daqui a 10 anos (2031) e com o target próximo ao Paraná, para um cenário de “Business as usual” (= humanidade não faz nada contra o aquecimento global).
Desflorestamento será o pior dos problemas, seguido de falta de água e seca. Então com certeza isso irá impactar a Sanepar, e já está impactando.
Entretanto, é algo já sabido, não é novidade, e a Sanepar tem tempo para se planejar. Confio na gestão da empresa, que nunca teve prejuízo, e espero que eles se reinventem para não ficarem tão dependentes das chuvas. Espero que eles se envolvam com Universidades e investam em Pesquisa & Desenvolvimento para prever o real impacto disso nos lucros da Sanepar e tomar as medidas cabíveis.
Além disso, não credito em um cenário “business as usual”. Acho que a humanidade em breve vai acordar e combater melhor o aquecimento global. Então coloco aqui também o print de como seria em um cenário de “Strong mitigation”.

5 curtidas

Esta abordagem é errada. Não existe tendência óbvia.
Não adianta tentar prever o futuro do tempo com base apenas no histórico do passado. As ações do futuro é quem vão determinar.
O aquecimento global está mudando tudo e o futuro dependerá das ações que nós humanos iremos tomar.

2 curtidas

Ah… não generaliza. Não confunda ciência do COVID-19 com ciência do aquecimento global.
Pesquisa em relação ao COVID-19 começou em 2019. Foi algo de urgência, e ainda temos muito pouco tempo de pesquisa para tirar conclusões confiáveis.
Já o aquecimento global é algo que já vem sendo estudado há muito tempo, desde 1950. Já existem diversas pesquisas de qualidade e confiáveis nesta área. Quem dúvida do aquecimento global, ou é muito ignorante e tem preguiça de estudar, ou é algum fanático com ideia fixa em alguma ideologia.

2 curtidas

Eu que estou tentando prever?
kkk
Só vejo como nada muito preocupante, não que eu adote premissas relativas à natureza pra estar investindo, só isso, quem tá fazendo isso são os caras que indagam isso aqui, que não foi o primeiro (edit: e nunca fui eu, só respondi aí, tu se perdeu no contexto kk)

Edit2: e outra, levando esse papo mais adiante… minhas “costas quentes” é minha diversificação, ou seja…também não tenho 40% da carteira em SAPR… tenho % no meu ver “ok”, se todo esse caos aí acontecer tão rápido como vocês dão à entender, estou protegido,
geralmente esse papo aí é do cara que quer se expor demais (%) em uma empresa e tenta pensar em “tudo”, mas esse “tudo” nunca é suficiente em empresas que não estão em nossas mãos

1 curtida

Ola amigo, realmente me perdi no contexto. Nao quis me referir a sua carteira ou estrategia de investimento. Apenas quis dizer que é errada e ultrapassada a abordagem de prever futuro das chuvas com base apenas no passado.
Também não me preocupo em tentar prever as chuvas, mas diante desta discussão quis mostrar o que a ciência já sabe.
Confio na gestão de uma empresa que nunca teve prejuízo e no setor perene que sempre vai ter demanda. É só questão de planejamento contra algo que já é sabido. Não é um evento surpresa. Eles já sabem com antecedência e podem se planejar.
Também assim como vc, minha forma de se defender é a diversificação. Não tenho mais que 20% de sapr4 em carteira.

4 curtidas

Sanepar não compro mais por enquanto. Vejo dois eventos que podem impactar na performance do papel, crise hidrica seguida das eleições (ameaça 9 thingers), se ambos se concretizarem o papel vai performar mal por muito tempo.

Tomara que eu esteja errado, pq to bem posicionado nela, mas não vejo nenhum trigger que possa salvar o papel no curto/medio prazo a não ser um resultado surpreendente.

3 curtidas

Eu vendi 50% da posição e comprei a termo nos 4,10 para usar o cash em trades… Mas tem hora que da vontade de zerar exatamente por esse entendimento.

2 curtidas

Além disso, o reajuste das tarifas foi aquém do esperado. O mercado já enxergou esse cenário, tanto que quando tudo subiu a cotação de Sanepar pouco oscilou.
Tenho posição pequena, ainda decidindo de aumento posição para o longo prazo ou desfaço posição para realocar em algo mais interessante no curto/médio prazo.

1 curtida

Se você gosta do papel e tá pouco carregado deveria encarar isto como oportunidade, confio mais na população do paraná que na do Brasil em geral.

Estou com posição pequena mas não aumento mais, salvo se for abaixo de 3,80… mas sequiser ainda mais aí sim vira case de sucesso kkk

Eu fui montando posição conforme foi caindo mas foi ficando muito grande, acabei realizando uma parte com prejuízo de forma que fiquei exposto mas de forma mais confortável e usei o dinheiro para outras oportunidades e foi a melhor coisa que eu fiz, uma delas foi comprar AGRO3. Gosto do setor e da empresa mas tem que ter paciência

4 curtidas

Entrei no papel hoje, uma pequena posição pra ir acompanhando mais de perto a empresa. Foco pra LP.

3 curtidas

Para mim, mesmo que o papel caia, esta é a hora de acumulação. Não consigo ver a situação de outra forma.

5 curtidas