SAPR4 - Sanepar

Maior lucro da história da Cia em um ano bem complicado.

3 curtidas

E saiu um FR sobre o pedido dela para reajuste este ano… vamos ver.

1 curtida

Cadê o povo “não vou investir por conta da crise hídrica” cri cri cri

6 curtidas

“Ininvestível”.

2 curtidas

Eu acho que o maior problema é o marco regulatório e o consequente aumento da necessidade de investimentos. Já ouvi falar de pelo menos 3 empresas estatais querendo abrir capital na bolsa para captar os recursos necessários.

Isto tem gerado 3 riscos, no mínimo:

1 - aumento da concorrência, com a entrada de players privados (Aegea, Iguá, Equatorial e etc). Isto diminuiria a chance de renovação de algumas concessões ou reduziria os ganhos após a renovação;
2 - fluxo de capital. Com novas empresas disponíveis na bolsa, o fluxo de recursos para as preexistentes tende a diminuir;
3 - possibilidade de follow-on a preços ridículos como os atuais ou aumento da alavancagem.

A Conasa (sede em Londrina) chegou a divulgar Prospecto Preliminar de IPO.

EDIT: só queria reafirmar que, na minha opinião, o potencial retorno compensa os riscos.

8 curtidas

A Aegea tá protinha pra abrir capital. Quando a ITSA comprou uma parte, eu fui no site ver e ela tem um RI prontinho. Inclusive divulga resultado trimestralmente, fato relevante etc. Eu acho que só estão esperando o momento certo pra ir pra Bolsa.

E concordo com o seu “edit”. Sanepar é redondinha e esses riscos todos já estão no preço (ao meu ver).

6 curtidas

Possível aumento de payout para 50% com relação ao resultado de 2021.

13 curtidas
9 curtidas

Aí eu pergunto: será que tem outras cidades judicializando o prazo de concessão?
Completamente fora do radar isso aí.
Fui até dar uma olhada nos fatos relevantes dos anos anteriores (até 2019) mas não consegui achar nada.

maringa

6 curtidas

Outra pergunta: sera quanto a Sanepar vai receber de indenizacao devido à tubulacao, reservatores, etc?

3 curtidas

Que a indenização seja o valor corrigido do serviço de uns 15 anos…tá bom assim…rs

2 curtidas

Esse tweet chamou minha atencao: https://twitter.com/Woodyraiz/status/1504190018767704072

2 curtidas

será q vaum fazer gato? rs

Pergunta:

1- a prefeitura de Maringá tem grana pra indenizar a SANEPAR ? Acho que não, maioria das prefeituras todas quebradas.

2- se os reservatórios não estão no “pacote” vão ter que pagar uma taxa pra SANEPAR , não ? A prefeitura não se atentou a isso ? Kkk

3- e a prefeitura tem expertise , capacidade e grana pra explorar a atividade ? Acho que nao.

Enfim, acho q a prefeitura está dando um passo maior q as pernas.

5 curtidas

4 - vai expulsar a sanepar em 30 dias? O que vão fazer após essa data? Terão condicoes de assumir o tratamento de forma tão repentina assim ? (E imagino que sem direito a utilizar o equipamento da sanepar)

4 curtidas

O prefeito de Maringá fazendo média com a população.

1 curtida

Vao terceirizar temporariamente o serviço: https://www.folhadelondrina.com.br/geral/prefeitura-de-maringa-vai-assumir-servico-de-agua-e-esgoto-da-cidade-3180648e.html (aposto que será terceirizado para a própria Sanepar rsrsr)

3 curtidas

Se brincar vai sair mais caro isso do que como está kkk … e se brincar ainda mais a SANEPAR ganha o procedimento licitatório pra uma nova concessão kkkk :brazil::brazil::brazil::brazil::brazil:

No fim das contas quem paga o pato eh o povo com um serviço mais caro por incompetência dos nossos gestores .

4 curtidas

Eu não posso garantir, mas me parece pontual. Pelo que pude entender, houve um procedimento incorreto (e ilegal) no aditivo de concessão.

Mas pode ser também que isso tenha acontecido com mais municípios. Eu não saberia dizer.

Agora uma notícia positiva: o conselho enviou proposta para aumentar o payout para 50%. Deve ser aprovado em abril para pagar em até 60 dias. Quando juntar com o dividendo já aprovado, o Yeld vai chegar a quase 10%, considerando o preço atual.
Antigamente a Sanepar fazia 3 pagamentos mesmo. Parece que estamos voltando a essa era. Se isso acontecer, :rocket:
Volta, @tfreitas88 . Ainda tá num preço bom. :laughing:

11 curtidas

não sei se a nova legislação melhorou esse aspecto mas em Goiás, tem umas 4/5 cidades que ‘expulsaram’ a estatal de saneamento e terceirizaram/criaram empresas municipais.

terceirizando, a questão do prazo para assumir é tranquilo
ah, e eles não indenizam, ja que prefeitura é tudo quebrada,
ai foi pra justiça, naquele padrão ad aeternum

7 curtidas