Com todo respeito, não tem nenhuma relevância a falta de pagamento de precatórios estaduais e municipais.
Sobre a data, eu nem conto com pagamento pra 25. Meu cenário base é 26. Vou ficar comprado e carregando até lá. SAPR tem um valuation aceitável independente disso.
O precatório é federal. Ao menos esses o Lula tem pago. Faz parte da política de jogar dinheiro na economia. Integra a estratégia do voo de galinha. E melhor: o STF autorizou a não integrar o que seria o teto. É só mais endividamento
Será que o mercado já havia precificado o precatório ou desconsiderou pela demora no pagamento? Porque a ação não valorizou. Surpreendente isso. A princípio é uma fortuna garantida.
A primeira vez que tomei conhecimento dessa história do precatório foi em um Stock Pickers, no ano passado. Curiosamente, desde a data do programa (22/03/2023), a ação chegou a subir exatamente os 70% que o gestor havia citado.
Particularmente, considero que o mercado já tenha precificado esse evento e que, a partir de agora, a incerteza quanto a um rápido pagamento faça o preço (negativamente) até a confirmação da data em si.
Eu não acredito que a alta de 70% tenha a ver com o precatório, por estes motivos:
Houve melhora dos resultados da Sanepar, que é para mim um dos motivos da alta de 2023;
A empresa estava extremamente barata, que é o outro motivo desta alta de 2023, na minha opinião;
Sabesp e Copasa subiram de forma parecida entre 22/03/2023 e 03/04/2024 (SAPR11 55% SBSP3 60% CSMG3 63%);
Geralmente a precificação é imediata em eventos como estes, não teria lógica um evento desta magnitude levar um ano para ser precificado.
Na minha opinião, o mercado só vai precificar quando isto sair de fato, pois há chance de não receber nem em 2026 porque no Brasil tudo muda, ainda mais em ano de eleição!
Existem algumas empresas baratas na bolsa e a Sanepar é uma delas, gosto dela por isto; além de estar num setor resiliente, ter resultados previsíveis, crescimento que acompanha os reajustes, bons dividendos (apesar de serem pagos a perder de vista). Enfim, mesmo sem este precatório eu já teria ela na minha carteira num percentual entre 4-5%, mas, com esta possibilidade de entrada de caixa, ela se tornou uma das minha preferidas para alocar no momento e pretendo aumentar bastante minha exposição nela.
Concordo com tudo que o Fábio falou. Sanepar tava jogada às traças, vindo de uma crise hídrica em que sempre batem no papel. Além de sempre fazerem um carnaval com o fato certo de que eles nunca dão aumento em ano eleitoral.
2023 foi um ano de correção dos 3 anos anteriores.
Há dois modos de ver:
o mercado não precificou os precatórios porque acha que não recebe tão cedo;
mercado precificou os precatórios supostamente em 2023 ao longo dos vários meses.
Nesse segundo caso, Sanepar está MUITO barata ainda.
O mérito da causa em si (no caso, o dinheiro pra entrar), não é tanto a novidade. A novidade é essa parcela incontroversa já está em vias de virar precatório. Eu ainda defendo a tese que sai até o final de 26.
Isto é bom ou ruim? Eu, que pouco conheço do ativo, achei meio baixo, não?
A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar (“Companhia”) em
cumprimento ao disposto na Resolução CVM nº 44/2021, comunica a seus
acionistas, investidores e ao mercado em geral que o Conselho Diretor da
Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar)
decidiu, na Reunião Ordinária nº 09/2024, realizada nesta data, homologar o
Índice de Reajuste Tarifário Anual 2024 (IRT 2024) de 2,9577%, a ser aplicado
sobre a tarifa de equilíbrio, resultando na tarifa média de R$ 6,6290/m³,
conforme metodologia de reajuste vigente, disposta na Nota Técnica Agepar nº
10/2023-DRE/CSB.
O referido reajuste será aplicado a partir de 17 de maio de 2024.
Eu mandei mensagem pro RI pra verificar se tinha dado tempo de incluir em dívida ativa da União, mas responderam:
“Para que o valor seja registrado no balanço contábil ainda é necessário que o recebimento tenha um horizonte mais concreto, ou seja, ainda carece da apreciação pelo TRF1 para a inserção da ordem de pagamento no orçamento da União, via precatórios. Quando isso ocorrer, faremos as devidas comunicações explicando como será feito o devido reconhecimento contábil.”