SOJA3 - Boa Safra Sementes

Tópico criado para postagem de discussões e informações sobre a Boa Safra Sementes.

Site da empresa: https://boasafrasementes.com.br/
RI: https://ri.boasafrasementes.com.br/

O modelo de negócios está centrado no tratamento, no beneficiamento e no processamento industrial de sementes. Atualmente são 5 UBS localizadas em áreas rurais no Brasil próximas a regiões ativas de produção agrícola, incluindo em Goiás as cidades de Formosa, Água Fria e Cabeceiras, em Minas Gerais a cidade de Buritis e no Distrito Federal a cidade de Planaltina, esta última operada por terceiro. A unidade de Cabeceiras começou suas operações em 2020 e deverá ser a maior unidade de beneficiamento de sementes do Brasil, em termos de capacidade de produção anual. Além disso, a Companhia iniciou a construção de uma nova UBS em Jaborandi, na Bahia, um projeto de capacidade produtiva de até 2 milhões de sacas de semente de soja por safra com uma primeira fase prevista de 1 milhão de sacas de semente de soja com conclusão para o final de 2021. Adicionalmente, a empresa pretende, nos próximos cinco anos, adquirir e/ou construir outras quatro novas UBS, com objetivo de crescimento nas regiões onde ela atua, bem como estabelecimento de presença em novas regiões. Em 2020 a Boa Safra vendeu aproximadamente 2,3 milhões de sacas no exercício encerrado em 31 de dezembro de 2020; 1,9 milhão de sacas no exercício encerrado em 31 de dezembro de 2019; e 1 milhão no exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2018.

O início das negociações das ações da Boa Safra ocorreu em 29/04/2021, sendo precificada em R$ 9,90 com rateio de cerca de 11% :smirk: para varejo com lock-up (sem lock-up foi 0,42%! :flushed:).

Preço: R$ 9,90

P/VP: 2,31
P/L: 15,66
PSBe: R$ 13,31 (+34,41%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 15% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 21,65 (+118,72%)

100% da oferta foi primária, o mercado ficou com 36% das ações ou 40% se forem exercidas as suplementares. Está precificando um crescimento médio anual de 6% para os próximos 5 anos. Destinação dos recursos: 50% para crescimento orgânico e inorgânico; e 50% para reforço de capital de giro. Empresa com dívida líquida de 83 milhões, o que daria 0,8x o EBITDA, considerando o reforço do capital de giro pós IPO a empresa ficaria com caixa líquido de cerca de 100 milhões.

Segue abaixo a evolução dos resultados da empresa:

Fatores que mais gostei: setor agrícola; os controladores não estão vendendo nenhuma ação e permanecem juntos com quase 63% da empresa; bom crescimento em todas as linhas e com margens crescentes; menos de 6% de market share mesmo sendo a líder do setor (potencial de crescimento inorgânico); e índice de germinação acima de 94% (a média do mercado é 85%).

O maior destaque negativo é a falta de diversificação:

Além disto, existiu esta controvérsia bem antiga envolvendo os dois irmãos controladores:

https://reporterbrasil.org.br/2011/01/fiscalizacao-encontra-escravos-na-regiao-da-quot-chacina-de-unai-quot/

Por fim, também não gostei de dois outros fatores: 1 - além de já estar concentrada, também não vi a intenção da empresa em diversificar mais seu portfólio, ficando muito dependente da soja; e 2 - a remuneração da diretoria saltou de 725 mil com 4 membros em 2020 para quase 4,8 milhões com 7 membros em 2021, apesar de não achar um valor tão absurdo dado o tamanho atual da empresa.

Os principais riscos estão relacionados à propriedade intelectual e à variações climáticas (inerente ao setor agrícola), além deste:

Eu gostei muito da empresa porque a operação está rodando muito bem e tem grande potencial de crescimento, apesar de me incomodar bastante o fato de ficar muito dependente à soja.

8 curtidas

Ficarei de olho, Slce3 começou a ficar cara a meu ver buscando alternativas com exposição ao setor agro. Com esse rateio imagino que vai “foguetar” uns 20%.

2 curtidas

+39% agora…
ai desanima o peão kkkk

2 curtidas

Aí não rola mesmo e eu com uma OC a 10,30. Kkkkk

1 curtida

Será que tem algum “formador de mercado” pra dar volume nessa negociação?
Porque, se não tiver, essa alta de hoje é fruto apenas da galera SEM lock up, que é menos de 1% do total de ações. Se for assim, esse preço não se sustenta.

2 curtidas

Qual expectativa de vocês para o papel amanhã estou só observando por enquanto. Entrei no ipo e levei quase nada de ação

1 curtida

Minha estratégia neste papel foi pedir 2x o que queria e estava contando com isto… pretendia realizar metade após os 40 dias caso fosse exercido totalmente. Diante deste rateio tosco, acabei ficando só com 20% do que queria. Caso a cotação volte lá pros 11-12 reais eu compro mais 40% e voltando pros 10 reais eu completo a posição com mais 40%.

@corvo hoje foi um volume de mais de 113 milhões com 7.817.700 ações sendo negociadas (claro que tem os day-traders que estão inclusos nisto). Então, não acredito que seja só peixe pequeno…

O agente estabilizador tem 6.060.606 ações e, se eu fosse este, não ia entrar vendendo tudo com uma alta tão gigante como esta… Melhor deixar os poucos que pegaram ações sem lock-up lucrar pra depois entrar vendendo com um lucro maior quando a cotação tiver mais acima e todo mundo tiver montado suas posições. Adivinha quem é o agente estabilizador? Começa com X e termina com P… :rofl:

@paddybullet eu acho que deve continuar subindo por um tempo, o apetite está muito alto. Mas é puro achismo!

Eu estou torcendo pra ocorrer um movimento parecido com o da MOSI3, porque só consegui comprar 20% do que queria de SOJA3 e, pra piorar, a IPO da Vittia foi cancelada. A Mosaico disparou mais de 100% e depois devolveu tudo após um resultado ruim, mas que já devia ser esperado, porque a aquisição do Buscapé ocorreu em 08/2019, sendo assim o 4T19 foi o primeiro trimestre completo com o Buscapé, o que elevou a base de comparação em relação ao 4T20; sendo que nos trimestres anteriores de 2020 o crescimento ficou muito maior justamente por não ter o Buscapé na conta de 2019…

Talvez alguns investidores resolvam sair por não haver fortes gatilhos pro papel no curto prazo, já que os 2 primeiros trimestres do ano representam menos de 10% da Receita Líquida:

Isto consta no prospecto e foi postado por @barbaruiva aqui: IPO - novos registros de companhias abertas na CVM - #802

6 curtidas

Esse rateio mixuruca ferrou com todo mundo.
Eu penso em comprar mais um tanto pra completar o que eu quero, mas vou esperar passar essa “farra do boi” (ou das sardinhas).

1 curtida

nem fala eu recebi um email da rico falando do resultado do IPO " você foi contemplado com aproximadamente R$9,90 (1 ação) :smile:

vou entrar mas por enquanto observando apenas pra vê onde isto vai dar

2 curtidas

Também tô esperando o fogo de palha (se é que é) passar pra decidir se compro mais. Peguei 117 papéis com lockup. Eu preciso criar mais coragem quando resolver entrar em IPO…

1 curtida

Leve correção hoje, no aguardo ainda!!

1 curtida

Isso aqui não corrigi nunca, fiquei só com 200 ações, quero aumentar posição , mas está difícil

1 curtida

Agora as sardinhas vão entrar no papel… Thiago Nigro postou que entrou no IPO

Postou o vídeo ontem e já vai subindo 9%

2 curtidas

Cada um tem o Elon Musk que merece.

3 curtidas

As empresas que esse cara entra eu até perco a vontade, fica impossível saber o que é empresa e o que é hype

2 curtidas

Eu ainda continuo só com 20% do que queria… :smirk:

Continuo contando com:

  • Os 2 próximos resultados não tem muita relevância:

  • Sonhando que seja o início do ajuste das commodities:

soja commoditie

1 curtida

Tb sigo aquém do que gostaria

1 curtida

Segue abaixo o resultado do 1T21:

SOJA3 resultado 1T21

Empresa SOJA3
Cotação atual R$ 16,88
Preço alvo pelo PSBe está em R$ 12,87; com potencial de “valorização” de -23,78%.
Pelo FCD com 3% de perpetuidade, utilizando uma taxa de crescimento média de 15% ao ano, para os próximos 5 anos, com 8% de taxa de desconto, chegamos a um valor de R$ 20,22 (potencial de valorização de 19,78%).
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado está precificando pelo
FCD um “crescimento” anual médio de 21% p/ os próximos 5 anos.

P/L P/VP ROE Margem Líquida PSR
28,60 3,97 13,88% 10,91% 3,12

Comparando com o 4T20:

1 curtida

Vc entendeu pq o CPV foi de 9M, para -9M?

Amanhã vou da uma lida no release, e vê se tem áudio de teleconferência para tentar entender.

Páginas 25 e 86 das Demonstrações Financeiras: :blush:

R$ 31/03/2020 31/03/2021
Valor Justo de Commodities 9.455 1.605

Conforme demonstrado no quadro acima, no primeiro trimestre de 2020 a companhia teve
um ajuste positivo do valor justo da sua matéria prima de R$ 9.455 mil, enquanto em 2021 o
ajuste positivo foi de apenas R$ 1.605 mil. Sendo este o principal fator que afetou o nosso
EBITDA.

3 curtidas