Como meu foco é dividendos, calculo preço-teto em função do yield que pretendo receber, no caso 6% ao ano.
O cálculo é bem simples, somo os dividendos dos últimos 5 anos, tiro a média e multiplico por 16,67 (100/6).
Média dividendos nos últimos 5 anos = 1,61
1,61 * 16,67 ~ 26,83 Preço-teto seguindo o princípio do Bazin.
Aplico essa mesma metodologia para as ações em geral, seja aquelas que estão na minha carteira e para aquelas que estão no meu radar.
Acabei comprando TRPL4 hoje, depois de muito estudar e aguardar pacientemente que a cotação ficasse abaixo do preço-teto.
4 curtidas
E já vai pegar 1,60/ação a partir de sexta-feira hehehe
2 curtidas
Como vocês avaliam o impacto nos dividendos com o fim do RBSE? Estão levando isso em conta quando comparam com a Taesa?
De cabeça eu acho que ele acaba em meados de 2023.
Como vc calculou o preço médio de dividendos nos ultimos 5 anos? Eu uso como base o meusdividendos.com e está dando média de R$1,42 por ano (últimos 5 anos).
Assim o preço-teto ficaria 23,66.
1 curtida
Utilizo os dados do statusinvest.com.br, por isso essa discrepância nos valores.
2016 - 0,375
2017 - 0,759
2018 - 3,141
2019 - 1,51
2020 - 1,739
Soma = 8,069
Média = 8,069/5 = 1,61
3 curtidas
Analisei a empresa esses dias. De fato acho que TRPL4 uma empresa segura, mas que ira sofrer com aumento da SELIC + REDUÇAO DO RBSE + DIFICULDADE EM ARREMATAR OUTROS LEILÕES. Para longo prazo prefiro a taee
4 curtidas
@omeprazol trpl tem crescido bem, ela é muito eficiente p novas concessões.
Com o fim da rbse em 2028 ela deverá ter novos projetos.
Alem disso a emp n tem dívidas, e tem um potencial de crescimento enorme a medida q for ganhando concessões até 2028.
Eu tenho taesa também!
Os contratos da Taesa são mais longos, os da trpl são contratos antigos sujeitos revisões e muita discussão q tendem a ser melhores q os da taesa, mas mais incertos.
Oq muda são os tipos se contratos, trpl é maior risco, maior retorno e maior potencial.
Taesaé mais estável, menor risco e menor potencial.
Em termos se eficiência p concessões ambas são fantásticas com trpl um pouco acima.
6 curtidas
@matheuspiedade amigo vc analisou Alup?
1 curtida
Tenho cotas dela tb… no setor tenho alup, enbr, trpl e taee… tem outras atrativas. Mas essas me agradaram mais.
2 curtidas
Qual PM em alup, ela tava so em 7 mas deu uma esticada
7,84 é uma posição recente… comprei um dia q tudo estava em alta e ela ficou… depois ela subiu mto# n consegui montar a posição que queria toda e agora caiu denovo.
2 curtidas
Mercado fazendo uma arbitragem forte hoje, a diferença entre TRPL3 e TRPL4 tinha batido mais de 20% de manhã. A PN continua 18% mais barata, no momento
1 curtida
Nesse caso, acho que não é arbitragem.
É efeito da baixíssima liquidez da 3, que chega a formar spreads imensos no book, 2%, 3%, etc.
O único mal de TRPL4 é o zero de tag along.
O nome da minha filha será Isa.
5 curtidas