TRPL4 - CTEEP Transmissora Paulista

Por esses motivos comprei enbr3, uma vez que taesa já tenho.

Com toda certeza!!! Essa empresa é uma vaca leiteira :cow2:

2 curtidas

saiu resultados TOP TOP TOP

1 curtida
1 curtida

O setor elétrico anda confuso já faz um tempo, mas estou tentando entender: boa parte dos resultados que a TRPL vem apresentando são temporários e se devem a remuneração dos ativos não depreciados da rede básica (RBSE) na época da MP579. A empresa está recebendo 85% da parcela da RBSE (15% está indo para depósito judicial referente a remuneração da mesma, o ke) que é na casa de 1,7 bilhões, estes valores devem sofrer uma boa redução em 2023 e se extinguir em 2025. O ebtida ex-RBSE hoje está na casa dos 866 milhões. Portanto, a partir de 2025 a empresa recebe apenas a RAP determinada que é na casa de 1 bilhão e se vira nos trinta?

4 curtidas

Pelo que entendi seria isso mesmo.
Desde 2016/17 eu já chamava a atenção p/ isso, a dificuldade que é analisar o balanços da empresa…

2 curtidas

Entendi, obrigado, Cadu. Ou seja, 14% de dividendos e possivelmente uma ação cara.

1 curtida

Quando me deparei com isso há alguns anos atrás, tb tive esta impressão que estava cara. Hoje analisando melhor acredito que tenha me equivocado. Ela ainda tem alguns anos até acontecer este equilíbrio, e tem gerado valor ao acionista, com um DY gigantesco além de um bom crescimento. Mas uma coisa eu tenho certeza, a Dilma criou um Frankenstein rs.

2 curtidas

@cadu e @sr_fouquet,

Vocês acham que a empresa está se preparando para o fim da RBSE? Caso não esteja, qual o cenário imaginado por vocês? O ajuste no valor da cotação seria muito grande?

Em relação a preparação para o fim do RBSE, lendo superficialmente o release de resultados, parece que estão preocupados com crescimento e novos investimentos, mas não saberia comentar mais a respeito.

Sobre o RBSE, é de deixar qualquer um desnorteado, vejam só essa sequência de medidas que a própria companhia comenta nas demonstrações:

Quanto ao aspecto legislativo, inicialmente no projeto de lei que visa à privatização da Eletrobras (PL 9.463/2018) foi proposto o pagamento do RBSE, com duas alterações: a substituição do custo de capital próprio (Ke) pelo WACC na correção da parcela do componente financeiro, e aumento do prazo estipulado de pagamento de 8 anos para o prazo remanescente das concessões (cerca de 25 anos) desse mesmo componente.

Em maio de 2018, no âmbito mesmo do projeto de lei, foi divulgado novo relatório mantendo o prazo de 8 anos para o pagamento do componente financeiro, conforme Portaria MME 120/2016, bem como a substituição do Ke pelo WACC, e ampliou a sua aplicação a todos os transmissores.

Pode não parecer muito, mas isso altera o cálculo do ke a ser recebido de 10,8% para 6,6% e altera um fluxo de recebimentos que é quase 10% do valor de mercado da empresa de 8 para 25 anos. E se amanhã haverá um novo projeto de lei, portaria, ou medida provisória, ninguém sabe. Fiz uma planilha para tentar chegar no preço da empresa tirando todos esses efeitos não recorrentes. A premissa de que parto é que estes valores do RBSE serão embolsados pelos acionistas via dividendos e a empresa não tende a recuperar o valor ex-dividendos, pelo menos não neste aspecto.

(em mihões de reais) 17/18 18/19 19/20 20/21 21/22 22/23 23/24 24/25
RBSE total 1.812 1.714 1.714 1.714 1.714 1.714 1.335 1.003
ke (em depósito judicial) - 246 - 253 - 253 - 253 - 253 - 253 - 253 - 253
RBSE livre 1.566 1.461 1.461 1.461 1.461 1.461 1.082 750
Parcelas recebidas - 1.566 - 779
Saldo - 682 1.461 1.461 1.461 1.461 1.082 750
Taxa de desconto 10% 10% 10% 10% 10% 10%
RBSE corrigido livre 682 1.315 1.183 1.065 959 639 399
ke corrigido 6%, desconto 10% 276 268 228 205 184 166 149 134
Valor de Mercado 13.836
Número de Ações 659
Valor por Ação 21,00
Total RBSE 6.241
Valor de mercado ex-RBSE 7.595
Total ke 1.611
Valor de mercado ex-RBSE ex-ke 5.983
Valor por Ação (ex-RBSE ex-ke) 9,08
Market cap + dívida 7.983
Ebitda 2018 866
EV/Ebitda 9,22

Por favor, corrijam qualquer equívoco em relação a este tema do RBSE, pois como falei, ainda nem pude estudar o que a empresa tem feito, sem antes esclarecer isto. Espero ter ajudado.

7 curtidas

Muito bacana a projeção feita. Pelo que tenho anotado aqui na minha planilha, os dados conferem sim. Mas p/ o calculo do valor da ação, vc não levou em conta uma projeção de crescimento dos lucros até 2025?

2 curtidas

A idéia foi analisar qual o valor de mercado da empresa hoje com a exclusão de todos os efeitos não recorrentes, por isso utilizei uma taxa de desconto para as parcelas futuras do RBSE, mas sem nenhum julgamento de valor em relação a crescimentos futuros ou valor justo. O objetivo foi dizer: destes 21,00 a que a ação está cotada, 9,00 são referentes a continuidade dos negócios da empresa e 12,00 ao recebimento do RBSE até 2024/25.

4 curtidas

Sim, tinha entendido este pto, mas não fui claro na pergunta. Talvez eu já esteja colocando a carroça na frente dos bois rs. O meu pto seria que o valor de mercado atual da empresa, seria composto por: valor intrínseco da empresa + expectativa de crescimento futuro do lucro + remanescente do RBSE.

No FCD, o LPA anual está em 3,03, o que usando uma taxa de desconto de 10%, com uma expectativa de crescimento de 10% nos próximos 5 anos, daria um preço alvo de 59,79. Como pouco mais da metade do lucro é proveniente do RBSE (vou arredondar p/ 50% p/ facilitar), o LPA sem RBSE seria em torno de 1,51. Novamente no FCD, nestas mesmas premissas, teríamos um preço alvo de 29,75. O que mostraria que mesmo assim o ativo está barato.

2 curtidas

Estava testando os números e de fato é isso mesmo, cheguei a um LPA de 1,66; mas 50% até o próximo pagamento de dividendos dá uma boa regra de dedo. Agora, sobre este valor justo que você chegou de 29,75, seria preciso adicionar o RBSE, correto? Outra coisa que afetaria ainda é o caso da empresa estar usando parte do dinheiro para financiar o crescimento; mas sem fazer muita conta, e colocando o risco jurídico de lado, parece estar atrativa mesmo.

Receita Líquida (ex-RBSE) 1785
Custo -501
Despesas -182
Resultado Financeiro -137
Resultado de Equivalência Patrimonial 406
Lucro antes dos Impostos 1371
Alíquota Efetiva 20%
Lucro Líquido 1097
Lucro por ação 1,66
2 curtidas

Exatamente.
Tb fiquei com esta impressão, o ativo está com bom potencial de valor. Sobre o pto que vc levantou das perspectivas de crescimento para a empresa, não tenho ideia. Se ela conseguir investir em projetos que possam alavancar a rentabilidade daqui a alguns anos, estaria então mais atrativa ainda.

1 curtida

Acham atrativa a partir de quanto?

A 18,80 seria um bom pto pelo gráfico.

2 curtidas

O sr_fouquet levantou um ponto muito interessante. Sempre achei bem complicado precificar a empresa por conta do balanço e essas rubricas… a empresa é boa, sem dúvida (basta ver o operacional). O difícil é saber se está barata ou cara, por isso estou optando por ENBR, que na minha visão tb oferece maior potencial de crescimento (porém com dividendos bem menores).

3 curtidas

Puxa, acabei de ver que inseri o valor do RBSE onde deveria ter inserido a receita ex-rbse, vou corrigir a mensagem anterior, só percebi agora em que fui dar uma olhada na questão do crescimento.

Seguindo na discussão: a empresa possui em operação uma RAP (ex-RBSE) de R$ 1,45 bi. Possui 10 projetos com prazos de início de operação entre 2021 e 2022 com RAP de R$ 450 milhões, totalizando uma RAP de R$ 1.900 milhões nos valores do ciclo 2018/2019. No último ano o ebitda/RAP foi de 62%, isso daria cerca de R$ 1.200 hoje com todos os projetos. Agora a empresa vai precisar investir 2,9 bilhões, e as covenants são de dívida líquida ebitda de 3,0x. Hoje a dívida líquida é de 2,3 bilhões, e a empresa vai ter o RBSE para se endividar o necessário até o início em operação dos projetos, mas depois disso estaria limitada a estes patamar, estimaria que até lá eles poderiam chegar a até 4 bilhões, ou seja, teriam uma margem para levantar mais 1,7 bilhões e vão precisar de 2,9. Começo a pensar que com o fluxo de dividendos que eles tem pago, acho difícil fazerem muitos planos além destes.

2 curtidas

Rs, com certeza uma opção sensata.

1 curtida