Valuation

Não espero um crescimento daquele nem tão cedo.
Porém as empresas elétricas possuem hoje um P/L baixo e um DY alto se comparadas com os outros setores. Por isso ficaram tão bem no ranking, o PSBe e o FCD são afetados diretamente pelo lucro da empresa.
Não estou comparando com o crescimento passado, mas no cenário atual, meu ponto de vista é que estão descontadas.

1 curtida

Poucos meses de variação na cotação, a não ser em casos de extrema volatilidade, não tem peso nenhum na análise. O foco tem de ser no LP, e acredito sim que tem muitas empresas neste setor atrativas, e com potencial de valorização e crescimento.

1 curtida

Sim, você tem razão. Na verdade não deveria comentar o crescimento de janeiro pra cá.
Mas se espera-se que mantenham os resultados então certamente o preço atual é muito atrativo para entrada.

1 curtida

Angelo, na fórmula do PSBe existe uma constante que o @djunqueira batizou de VMCM (Valor de máxima correlação de mercado) a constante do PSBe. Para a obtenção desta, calculamos os valores das empresas pelo PSBe e procuramos a máxima correlação entre valor de mercado e o estimado pelo PSBe.
A margem a que me refiro na planilha é a utilizada na PSBe (relação entre lucro líquido/Receita).
Não pretendi criar uma lista de valores “justos”, pois o ideal é conferir com mais detalhe cada case. Minha intenção foi mais explicar como encontrar o valor da constante proposta pelo Junqueira.

1 curtida

Para ficar completo, seria legal ver o setor Industrial junto, seria bem bacana.
Obrigado pelo otimo trabalho.

1 curtida

Eu fiz uma análise sobre isso há pouco mais de um ano atrás: WIZS3 - Wiz Soluções e Corretagem de Seguros - #2 por cadu

1 curtida

Esta bem difícil calcular o preço alvo, mas vou tentar partindo de algumas premissas p/ WIZS3:

  • Lucro crescendo 10% até 2021
  • Daqui a 3 anos o lucro caindo -80%
    Com isso chegaria a um preço alvo em 9,15. O que não dá muito margem p/ segurança no investimento.

Porém a empresa tem a possibilidade de participar e ganhar o leilão para ser co-corretora da Caixa, ou ainda (menos provável) assinar algum novo contrato grande. De qualquer forma neste caso, certamente a margem liquida teria uma redução, mas nada perto dos -80%. Neste cenário, calculando a partir do ano 3 uma redução de -35%, teriamos um preço alvo em 13,92, o que já daria uma boa margem de segurança p/ investir.

Então a atratividade p/ se investir aqui passaria por ganhar o leilão da Caixa, ou assinar algum novo contrato. Não tenho ideia de qual a probabilidade disso acontecer.

2 curtidas

Mas nesse caso você está considerando que vai cair 80% do lucro, e não dá receita, certo? Ou seja, contando que ela continuaria dando lucros.
Acredito que se ficar sem a caixa, ela terá prejuízo.

1 curtida

Dificil cravar isso. P/ tal teria de saber com uma maior precisão o percentual dos custos de cada atividade da empresa.

Mas tem alguns itens que tem uma maior previsibilidade. É uma empresa do setor de serviços, então provável que seu maior custo seja com capital humano (funcionários). Se a empresa perder 80% da sua receita, seria fácil reduzir tb em torno de 80% os custos, cortando pessoal. Lógico que isso é uma forma simplista de olhar, mas como não tenho acompanhado a empresa, e não olhei com mais detalhes os balanços, diria que é o que tem pra hoje rs.

3 curtidas

Sim, não quis invalidar sua análise não. Só adicionei o meu achismo à discussão.
Eu pessoalmente não investiria na Wiz, muita incerteza.

2 curtidas

Dúvida: Quanto ao FCD, na parte do crescimento, o crescimento é referente a que indicador? crescimento do patrimônio líquido? da receita? do LPA?

1 curtida

Lpa

2 curtidas

Geralmente usamos o Lucro, mas preferencialmente o que mede faturamento de forma que esteja menos sujeita a escolhas contáveis (eu uso o EBIT).

Igual ao que comentei no post referenciado abaixo
``

Valuation - #43 por rafaeljsmEstimativa de crescimento

2 curtidas

Ou seja, pode usar a projeção do crescimento do lucro/ebit ou então o crescimento fundamentalista :wink: espero ter ajudado mais do que atrapalhado kkkkkk

1 curtida

Cadu, essa questão de preço alvo que os modelos indicam, existe uma perspectiva de prazo para atingir o valor? Tipo 3,5 ou 10 anos? O valuation deve ser refeito a cada ponto para se considerar uma entrada ou isso pode ser colocado em uma curva de valor vs. tempo?

1 curtida

Não existe um tempo específico, só uma ideia central de que no LP o mercado tende a corrigir estas assimetrias de valor.
O valuation deve ser refeito após cada balanço divulgado.

Desculpe me colocar na conversa, mas acredito que também deve ser refeito quando ocorrer mudanças na taxa de juros.

@cadu ainda continuo perdida, para avaliar uma ação, o que é mais importante? O que pesa mais, li um monte de e-books, mas não consigo entender, cada dia que passa, fico mais perdida… o que é mais importante?

3 curtidas

Pra mim é a perspectiva da empresa em gerar lucros crescentes. Comparar isso com o preço.
E sempre ficar atento às governança. Isso é o resumo do resumo.

4 curtidas

Não Existe um único fator principal Você tem um conjunto de fatores que devem ser analisados juntos. é o mesmo que perguntar por que que o Palmeiras foi campeão brasileiro ano passado?

A resposta é um conjunto de fatores. Time foi bem gerido tinha bom jogadores e um bom técnico uma boa qtdade de gol fora de casa, enfim por aí vai. O mesmo vale para ações . O foco principal deve ser procurar empresas que tenha um bom histórico de rentabilidade, histórico de distribuição de dividendos, que estejam em um setor atrativo, potencial de crescimento, e que tenha um bom histórico de governança.

8 curtidas