Valuation

1 curtida

Uma dúvida sobre FCD pessoal…

Oque é, oque desconta, e para que serve a Taxa de Desconto
na fórmula do Fluxo de Caixa Descontado??

image

1 curtida

Seria a taxa de retorno que você acha ser aceitável para entrar no negocio (neste caso seria 9% ao ano para valer a pena)… usando a planilha ela calcula o valor de cada ano e traz ao valor presente com uma taxa que seria de retorno de 9% ao ano.

Normalmente o valor utilizado dela é muito pessoal… eu utilizo um CDI mais um risco por empresa/setor… exemplo banco CDI + 8% (um setor que acho seguro e um banco com menos riscos). Só um detalhe tem gente que utiliza apenas valores reais (desconta a inflação)… + no caso o crescimento precisa ser real tbm…

3 curtidas

E cabe ressaltar que qto maior o risco do negócio, maior tem de ser a taxa de desconto. E vice versa.
Por exemplo, na ultima analise de preço alvo que fiz em IRBR, usei uma taxa de desconto de 10%.
Já em ITSA e ENBR usei uma taxa de 8%.

4 curtidas

Bom dia. Gostaria de saber se o resultado financeiro das empresas realmente deve ser considerado no cálculo do preço alvo das ações? Observei que em algumas situações ele impacta bastante o lucro líquido das empresas, seja para mais ou para menos, sendo que o resultado financeiro não diz respeito ao operacional da empresa, mas sim aos rendimentos de caixa e aos pagamentos de dívidas desta.

1 curtida

Depende,
se o resultado financeiro apresentou algum impacto positivo ou negativo, não recorrente, alterando de forma significativa o lucro, o ideal é fazer este ajuste sim, excluindo este fator do resultado.
O mesmo vale para o item outras receitas/despesas operacionais.
Fiz muito isso em VALE3 ano passado, excluindo as provisões de Brumadinho do resultado, p/ ter uma ideia melhor do preço alvo - VALE3 - Vale - #100 por cadu

2 curtidas

Entendi. Acredito que o caso da LIGT3 no balanço de 2019 exemplifica bem isso. No 3T19, ela teve um lucro líquido de 1,519 bilhão, sendo que 1,276 bilhão foi apenas de resultado financeiro. Isso impactou bastante o lucro líquido dela em 2019 (1,327 bilhão). Olhando o histórico dela, o maior lucro desde 2009 foi de 662 milhões. Sendo assim, como vocês calculariam o preço alvo para ela, considerando os dados dos últimos 12 meses? Qual seria o lucro líquido correto a considerar, olhando apenas para o resultado operacional? Fiz uma estimativa e daria em torno de 470 milhões para 2019.

1 curtida

Não tenho acompanhado Light, mas a conta que vc me relatou que fez para o ajuste parece estar correta.

Com esse lucro líquido ajustado, o preço alvo de LIGT3 pelos meus cálculos seria de R$ 68,11 (PSBe) e de R$ 45,74 (FCD), considerando uma constante de 7,00. O valor atual da constante é esse mesmo? Qual valor estão usando?

1 curtida

O PSBe deu isso mesmo, no FCD depende das premissas utilizadas. Eu usei uma taxa de desconto de 9%, e um crescimento de 6%, perpetuidade de 3%, e cheguei a um valor de 30,21.
Agora uma ressalva sobre o PSBe neste caso, com o LL ajustado, a margem liq ficou inferior a 5%, e nestes casos o PSBe tende a inflar o valor p/ cima.

Ok. Obrigado pela ajuda!!
Esse fato de o Lucro Líquido ser impactado por outros fatores não operacionais já tenho observado em muitas ações, onde inclusive vejo que o LL está maior que o EBIT em muitas delas. Isso é normal? Acaba influenciando nos cálculos do Preço Alvo e precisamos ficar atentos.

1 curtida

Não diria que é normal. Mas tem casos que isso pode até fazer parte do negócio, como uma empresa voltada pra exportação, onde as despesas/receitas financeiras podem flutuar bastante dependendo da variação cambial.

Verdade! Mais um fato para se atentar no cálculo do Preço Alvo. Ainda em relação ao assunto, estou com dificuldades em estabelecer as premissas de crescimento dos próximos 5 anos no método FCD. Estou usando o histórico de aumento dos lucros ano a ano e fazendo uma média, mas sei que resultados passados não significam que vão ocorrer no futuro. Como vocês estimam essas premissas?

2 curtidas

7,00

1 curtida

É difícil mesmo.
Esta premissa de usar crescimento passado como média é válida.
Vc tb pode usar o guidance da empresa, caso ela divulgue, para o calculo.
Tb pode montar cenários diferentes, um mais otimista e outro mais pessimista.

2 curtidas

Existe muita coisa a respeito. No site do Damodaran deve ter umas 3000 páginas a respeito. A idéia mais simples é somar o lucro retido ao Patrimônio Líquido e calcular o crescimento do lucro utilizando o ROE inicial ou o ROE médio. O modelo mais acadêmico utiliza Capex, Depreciação, Capital Investido, Necessidade de Capital de Giro, ROIC, estrutura de capital. Eu acho excessivo para fazer o fluxo de caixa de uma ação e ainda mais para quem faz tudo sozinho e não tem o mesmo acesso que os grandes fundos tem. Não adianta fazer um processo sofisticado e errar os números toscamente. Quando for fazer fluxo de caixa de empresas de commodities, é importante abranger um período longo o suficiente para ter a alta e a baixa e a partir daí trabalhar com médias, evitando adivinhações.

4 curtidas

Acrescentando ao que o Cadu falou, depende também do modelo de fluxo de caixa que você está usando. Eu não costumo usar resultado financeiro, não. De maneira simplificada, utilizo o Ebit e aplico a alíquota efetiva de imposto de renda, obtendo o Nopat. Apesar de ser um método mais simples e, portanto, menos preciso, você pode utilizar o Nopat como o valor dos fluxos. No final, subtraia a dívida e adicione o caixa ao valor total dos fluxos de caixa descontados.

6 curtidas

@sr_fouquet você poderia disponibilizar uma planilha que já tenha feito um valuation, se ainda tiver? Acho o melhor jeito de aprender. Muito obrigado!

Boa tarde. Não entendi essa forma de calcular o preço alvo. Poderia expor um exemplo aqui de como você faz? Vejo vários casos onde o resultado financeiro está impactando bastante no lucro líquido e nestes casos sempre tenho que ajustar o valor deste, para que o preço alvo da ação seja o mais coerente possível.

Sim, é claro. Mas antes deixa eu avisar que organização não é o meu forte, algumas coisas estão em código morse rs. Tenho trabalhado com os números da Ferbasa esses dias. Ainda estou levantando informação, está em andamento ainda, muita coisa precisa ser verificada, acrescentada ou corrigida, mas se o intuito é dar uma olhada nos modelos para ir agregando conhecimento, pode ajudar sim, claro. O que espero que você veja nessa planilha, que sempre digo, é que o mais importante não é chegar no número mágico, mas ir construindo conhecimento pois cada empresa é diferente e merece uma abordagem singular.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vRThiHIFIpYM5cOINnaBvdyZc70OC5zh91HOZPqbHrGGEEPbDiZYud-7lYMH8IH-ld2K7HCZjYxeCt1/pub?output=xlsx

4 curtidas