Valuation

7,00

1 curtida

É difícil mesmo.
Esta premissa de usar crescimento passado como média é válida.
Vc tb pode usar o guidance da empresa, caso ela divulgue, para o calculo.
Tb pode montar cenários diferentes, um mais otimista e outro mais pessimista.

2 curtidas

Existe muita coisa a respeito. No site do Damodaran deve ter umas 3000 páginas a respeito. A idéia mais simples é somar o lucro retido ao Patrimônio Líquido e calcular o crescimento do lucro utilizando o ROE inicial ou o ROE médio. O modelo mais acadêmico utiliza Capex, Depreciação, Capital Investido, Necessidade de Capital de Giro, ROIC, estrutura de capital. Eu acho excessivo para fazer o fluxo de caixa de uma ação e ainda mais para quem faz tudo sozinho e não tem o mesmo acesso que os grandes fundos tem. Não adianta fazer um processo sofisticado e errar os números toscamente. Quando for fazer fluxo de caixa de empresas de commodities, é importante abranger um período longo o suficiente para ter a alta e a baixa e a partir daí trabalhar com médias, evitando adivinhações.

4 curtidas

Acrescentando ao que o Cadu falou, depende também do modelo de fluxo de caixa que você está usando. Eu não costumo usar resultado financeiro, não. De maneira simplificada, utilizo o Ebit e aplico a alíquota efetiva de imposto de renda, obtendo o Nopat. Apesar de ser um método mais simples e, portanto, menos preciso, você pode utilizar o Nopat como o valor dos fluxos. No final, subtraia a dívida e adicione o caixa ao valor total dos fluxos de caixa descontados.

6 curtidas

@sr_fouquet você poderia disponibilizar uma planilha que já tenha feito um valuation, se ainda tiver? Acho o melhor jeito de aprender. Muito obrigado!

Boa tarde. Não entendi essa forma de calcular o preço alvo. Poderia expor um exemplo aqui de como você faz? Vejo vários casos onde o resultado financeiro está impactando bastante no lucro líquido e nestes casos sempre tenho que ajustar o valor deste, para que o preço alvo da ação seja o mais coerente possível.

Sim, é claro. Mas antes deixa eu avisar que organização não é o meu forte, algumas coisas estão em código morse rs. Tenho trabalhado com os números da Ferbasa esses dias. Ainda estou levantando informação, está em andamento ainda, muita coisa precisa ser verificada, acrescentada ou corrigida, mas se o intuito é dar uma olhada nos modelos para ir agregando conhecimento, pode ajudar sim, claro. O que espero que você veja nessa planilha, que sempre digo, é que o mais importante não é chegar no número mágico, mas ir construindo conhecimento pois cada empresa é diferente e merece uma abordagem singular.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vRThiHIFIpYM5cOINnaBvdyZc70OC5zh91HOZPqbHrGGEEPbDiZYud-7lYMH8IH-ld2K7HCZjYxeCt1/pub?output=xlsx

4 curtidas

Se não me engano, o @cadu indica uma planilha de FCD onde você insere o LPA, o crescimento e a taxa de desconto. O que estou sugerindo é que ao invés do LPA você insira o Nopat:

Nopat: Ebit * (1 - t)
Onde t é a alíquota de imposto de renda, 34% por exemplo.

Você teria algo como:
Ebit por ação = 2,00
Imposto de renda = 34%

Nopat = 2,00 * (1 - 0,34)
Nopat = 1,32

Você insere este número onde iria colocar o LPA. A única coisa que você precisa lembrar é que ao chegar no resultado de valor justo, digamos que seja 30,00 reais por ação. Você precisa subtrair a dívida bruta por ação e somar o caixa por ação ao resultado (e sem querer colocar informação demais, mas se a empresa tem controle compartilhado de controladas, isto é, quando chega no lucro líquido, você precisa rachar a participação com minoritários, a conta Participações de Minoritários dentro do Patrimônio Líquido também precisa ser excluída. Mas você precisa se preocupar com isso em 1% dos casos, Cielo se não me engano).

Dívida Bruta: 5,00 por ação
Caixa: 1,00 por ação

Valor Justo = 30 - 5 + 1 = 26,00

Este é um método rápido que permite avaliar empresas que possuem boa geração de caixa mas ao mesmo tempo trabalham muito alavancadas, sonegando o lucro do acionista. Se estas empresas pagassem todas as dívidas, seriam altamente lucrativas, por isso o mercado enxerga o seu valor além do lucro líquido.

5 curtidas

Cadu, vc recomenda algum curso, livro, site, etc para aprender valuation?

Não conheço nenhum pra indicar…

1 curtida

Muito obrigado @sr_fouquet. O objetivo é exatamente esse, tentar aprimorar o conhecimento. Gosto muito das suas análises, e estou tentando aprender mais nesse período de quarentena. Um abraço!

1 curtida

Não sou o Cadu, e nem de perto tenho os conhecimentos dos foristas daqui. Mas também estou tentando aprender, e recomendo as aulas no youtube do Damodaran (se souber ingles) e o livro Valuation do Alexandre Póvoa. O livro do Póvoa é muito bom, mas tive que ralar para aprender alguns conceitos de contabilidade durante a leitura.

3 curtidas

O curso do Daniel Nigri é bom, só acho o preço salgado.

2 curtidas

@cadu desculpa se é pergunta repetida

Você pode disponibilizar a sua planilha de calculo de valuation?

1 curtida

Procure no YouTube o canal da Penserico.
Tem um vídeo sobre cálculo do preço alvo, em 2 partes, em que não só explico como usar, como tb tem o link para download.

3 curtidas

Blz vi lá. Precisa melhorar o SOM haha! Curto suas análises.

Obs: esses dias o site edufinance.com fez um “curso” sobre valuation em 3 dias de graça e disponibilizou uma planilha em excel, um pouco mais detalhada e complexa. Tentei anexar aqui mas não consegui. Tem como anexar arquivo em excel?

1 curtida

Diretamente não.
Tem de upar no Google drive e colocar o link.

Consegue fazer o upload via Google Drive? Gostaria de conhecer a planilha.

Outra, faltou o .br no site que você informou.

Vou providenciar

Bom dia. Conseguiu anexar a planilha do curso do edufinance que você falou?