CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Excelente essa iniciativa. Pena eu te conhecido só hoje.
Meu primeiro voto : )
MPLU3
ODPV3
TRPL4
ABCB3

3 curtidas

@cadu primeiramente parabéns pelo fórum e pela persistência. Conheci hoje, mas estou lendo as postagens antigas. Muito aprendizado aqui.

Uma dúvida que surgiu, porque esse setor o ideal é fazer o FCD?
Abraços.

2 curtidas

Seja bem vindo @jhonny2017

No caso da SSBR é por conta de dois fatores: por ser uma empresa mais voltada p/ crescimento, que é uma característica de empresas do setor de shoppings, e a outra é por uma questão contábil do setor.

A empresa todo ano tem o ajuste na sua Variação do valor justo de propriedade, ou seja, ela reavalia a mercado o valor de seus imóveis e terrenos, ajustando este preço. JHSF já teve um grande impacto positivo por conta disso, como descrevi há um tempo atrás no tópico da empresa. Este reajuste de valor não tem impacto no caixa, mas sim contabilmente. Logo, p/ uma análise usando como base valor (PSBe) teríamos que fazer alguns ajustes no lucro e margem, retirando estes eventos dos números, p/ aí sim chegar a um resultado mais preciso.

1 curtida

→ Carteira CAFI de 02/2018 (atual):

image

4 curtidas

Vamos pra cima!

1 curtida

@cadu e aos demais amigos do forum…vcs imaginam que com essas quedas nas bolsas ainda são interessantes a CAFI e o Pense Rico Express? Ou seria melhor esperar as coisas estabilizarem para voltar as compras?

Será que cai mais ou fica como está?

2 curtidas

Dificil esta resposta @giovani_pi
Isto pq no curto prazo o mercado pode fazer qualquer coisa. Para LP, penso que tem boas empresas a bons ptos de compra sim, como as que citei ontem que estou de olho.

Mas para não deixar a resposta vaga, eu acredito que a tendência de alta vai continuar, que esta queda é só um ajuste. Isso tb está atrelado a reforma da previdência, se ela ganhar força o ibov deve retomar rapidamente sua trajetória de alta. Mas se ela continuar enfraquecendo, a queda pode se estender um pouco mais. Para entrar em tendência de baixa só perdendo os 80k.

1 curtida

Comprado em cple3 e ssbr3 dois martelos lindos em lugares bons no gráfico.

2 curtidas

Boa, estou de olho nos dois p/ CP.

Estava relendo os primeiros passos da CAFI, lá em meados de 2009: http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=1&t=10584&start=140

A primeira carteira da CAFi ficou bacana:
1ª - FESA4 (10 votos)
2ª - EZTC3 (07 votos)
3ª - CNFB4 (05 votos)
4ª - EQTL3, POSI3 e JHSF3 (04 votos)
5ª - HBOR3 e MYPK3 (03 votos)

Destas CNFB já fechou capital.
POSI, JHSF, HBOR e MYPK patinaram depois de alguns anos nos resultados, mas continuaram boas empresas.
FESA, EZTC e EQTL subiram demais, e continuam a alta até hoje.

E note que ali já começou uma discussão sobre INEP4, com um forista defendendo a atratividade da empresa, e eu criticando. Naquela época era a Empiricus que recomendava fortemente a empresa. E foi um debate que depois se arrastou por anos. No final, depois de anos em queda, INEP praticamente falida, com a cotação rumo aos centavos. Teve até recentemente sua negociação na bolsa bloqueada por atraso na divulgação dos resultados superior a 2 trimestres.

4 curtidas

Pois é, a melhor resposta para tudo é o tempo.

2 curtidas

Me trouxe duas lembranças ai: MYPK3, maior lucro da vida, comprei um apartamento na época…:star_struck: INEP4, maior prejuízo, mas foi um grande aprendizado para nunca mais confiar nesse pessoal da Empiricus. :face_with_raised_eyebrow:

4 curtidas

Que legal!!! kkkkk Tinha um maluco la da Empiricus, um analista…falava bem, cheio de onda…ele defendia a INEP…lembra o nome dele , Cadu? Nunca mais vi esse cara, ele tinha até um programa no Infomoney…kkkkkkk

1 curtida

Complementando…lembro bem dessa época. Se pensar bem, não seria nenhuma loucura tentar algo na INEP, desde que fosse com um capital bem pequeno…1, 2% do total do capital, nada mais que isso.

1 curtida

hehe, lembre bem sim, era o Marcos Elias. Ele ficava nos vídeos da Empiricus fumando charuto, e desdenhando dos outros que criticavam INEP. A última notícia que fiquei sabendo dele, há alguns anos atrás, foi que se mudou p/ Gradual, e depois teve algum problema com a CVM.

Esse mesmo!!! kkkkk…Mas o cara falava bem…até gostava dele, era eloquente…uma espécie de Ciro Gomes kkkkk

Mercado deve ter queimado ele.

Não entrei na INEP, mas chegar dar um tirozinho naquela de Biodiesel(se bobear ele tb defendia)…acho que deu um pouco de prejuizo nessa… kkkk

1 curtida

Fala @cadu, boa noite.
Saberia dizer quando sai a próxima carteira CAFI?

Meu votos:
ODPV - P/L baixo
MPLU - P/L baixo e dividendos
EGIE - dividendos

Abraços.

2 curtidas

Votação se encerra no primeiro dia de pregão do mês, antes da abertura. Ou seja, nesta quinta feira as 10hs. Depois disso, em algumas horas posto o resultado da votação.

2 curtidas

Ola Cadu, segue meus votos ai
ITSA4
MPLU3
KROT3
EZTC3
IRBR3
TIET11

CARTEIRA DE DIVIDENDOS E P/L BAIXOS,

2 curtidas

Seguem meus votos da CAFI março 2018, com base no ranking da plataforma: Ranking da plataforma

ITSA3
ABCB4
TAEE11
GEPA3
EGIE3
SAPR4
MPLU3
SULA11

2 curtidas