Fundos Imobiliários

Sim sim…o que vale é o quanto de DY está pagando atualmente.

Mas isso que coloquei mostra como é bom esse negócio de FI.

1 curtida

Kadu, boa tarde!
Tenho algumas dúvidas sobre fundos:
Como são cobradas as taxas?
São mensais ou anuais?
Variam de acordo com o fundo, poderia me explicar sobre isso?

1 curtida

Ola @ferdamas
as taxas variam de fundo p/ fundo, como pode observar o exemplo dos fundos abaixo:

tx

Estas taxas já são descontadas da receita do fundo, sendo que quando vc recebe os dividendos, estes nada mais são que o lucro líquido que o fundo apresentou sendo distribuído. Ou seja, o fundo já descontou todos os custos e despesas da receita, incluindo aí as taxas de administração, e o que sobrou no final, o lucro líquido, é distribuído e vc recebe em forma de dividendos.

Na teoria, quanto mais complexo o fundo, ou seja, se ele tem muitos imóveis p/ administrar, ou se a gestão faz um trabalho muito competente, maior deve se a taxa de administração cobrada deste.

1 curtida

Kadu muito obrigado… Parabéns…
Muito boa tarde.

1 curtida

Kadu,
Estou aqui navegando no seu site ( que é muito bom) na busca de alguma informação que me nortei na escolha de alguns fundos…
Você e ou os colegas deste fórum poderiam indicar alguns…
Obrigado…

1 curtida

De uma olhada neste post que fiz há poucos dias atrás. Grifei em amarelo FIIs que eu considero atrativos p/ longo prazo: Fundos Imobiliários - #65 por cadu

1 curtida

Bom dia… Valeu!!!

1 curtida

Boa tarde CADU,

no atual cenário vc compraria FFCI ou RNGO.

Obrigado!

2 curtidas

Difícil escolha. Se fosse priorizando LP, iria de RNGO. Mas pensando no CP, talvez FFCI seja uma melhor escolha, pois está com um desconto maior. Porém aquela subscrição que a empresa fez p/ comprar um imóvel (que era muito bom por sinal) e não deu certo, deixou um gosto amargo na boca. A Rio Bravo geralmente não dorme no ponto, mas ainda não apresentou outra proposta p/ o que fazer com o caixa levantado na subscrição. Se conseguir achar outro bom imóvel a um bom preço, a cotação deve voltar aos 180.

2 curtidas

Parece q vai dar certo essa compra do ffci. É possível q o inquilino não faça a compra, sem prejuízos à nenhum dos lados. Como vc disse a rio bravo não dorme no ponto.

1 curtida

Cadu. ta por dentro desse fundo no o ALZR11…vi a entrevista no programa do infomoney…dizem q a ideia é pagar yield de 7.80 no ano

1 curtida

Ainda não analisei, mas este DY não é nada de mais pelo risco de um fundo novo. HGRE por exemplo já distribui isso.

valeu

1 curtida

Fala, Cadu!!

Hoje estou pegando para dar uma estudada nos FII, em termos de gráfico, P/VPm Yield e vacância(se o caso), não entrando ainda no campo da qualidade dos imóveis, vencimento de alugueis, etc…

Qual seria a métrica para uma boa possibilidade de compra levando em consideração essas coisas acima? Pois há papéis esticados com bom P/VP, papéis não estiados bom P/VP razoavel , papéis esticados com P/VP criminoso, etc…

Por exemplo :slight_smile:

JSRE11 está com um P/VP honesto, vacancia “zero”, yield razoável, mas está esticado o papel

THRA11 - P/VP alto demais, esticado, vacancia zero.esticado e yield baixo.

FLMA11 - P/VP não tão ruim, dando possibilidade de futura compra, yield baixo, vacância não encontrei.

VRTA11 - P/VP mais alto, papel mais esticado, yield bom, fundo de papel.

Bem, há muitos outros ainda, mas exemplificando esses quatro, como seria a escala do melhor para o piior em termos de compra para “hoje”. O quanto o P/VP pode ser levado em conta, bem como esses outros atributos? há um mais importante que o outro? Fora esses quatro atributos (indicadores) há mais algo para ser realmente olhado?

Abs.

1 curtida

É difícil escolher bons ativos com base em um ou dois indicadores. No máximo servem p/ fazer uma pré filtragem.

Por exemplo, em ações, temos uma empresa X com o P/VP de 19, e outra empresa Y com P/VP de 0,40. Qual das duas escolher? Bem a empresa X seria MPLU3, que tem o VP pequeno por conta de seu nicho de atuação, o que gera este p/VP tão elevado, mas é uma excelente empresa e barata, já a empresa Y seria LUPA3, que embora esteja barata, é uma empresa em recuperação, com situação financeira extremamente perigosa.

Logo todo indicador olhado de forma isolada pode nos induzir ao erro. O ideal seria pegar uns 3 indicadores, montar um ranking, e aí usa-lo como pré filtragem p/ analise.

Mas em alguns setores o P/VP tem uma importância maior. Como por exemplo nas empresas de recebíveis (ou vulgarmente chamados de FIIs de papel). Nos exemplos que vc citou acima, VRTA já descartaria de cara só por conta do P/VP elevado. A grosso modo, o que vale aqui é o mesmo das ações: empresas com P/VP muito baixo tendem a ser empresas enfrentando uma maior dificuldade em geração de receita, ou com maiores riscos de vacância, e empresas com P/VP muito elevado tendem a ser empresas mais sólidas, com geração de caixa mais previsível e melhor qualidade nos imóveis. Aí cabe tb o seu perfil de risco na escolha das empresas.

P/ montar um ranking de pré filtragem, penso que os dois indicadores mais interessantes seriam o P/VP e o DY 12 meses, como foi o exemplo que dei na tabela anteriormente. Depois disso vc analisa a qualidade do imóvel, a diversificação de inquilinos, a localização dos imóveis, a vacância, o tipo de contrato, e o seu resultado histórico. No caso dos FIIs de papel é importante olhar a distribuição de seus recebíveis, quais indicadores estão atrelados, como estão diversificados, e o risco da carteira de crédito.

3 curtidas

Uma publicação foi combinada em um tópico existente: Analise Fundamentalista

Acabei comprando os dois.
Vendi mais um pouco de FESA4 e comprei: RNGO11 (94,00) e FFCI11 (173,90).
Agora esperando o momento pra me livrar de JRDM11 e aumentar posição em KNIP11 e MXRF11.
FII muito mal administrado esse JRDM11, heim.

1 curtida

Pois é, nunca gostei do ativo.
Ainda mais que no setor de shoppings temos diversas boas escolhas, até mesmo os novos VISC11 e MALL11 tem se mostrado uma boa opção.

Eu to querendo colocar um FII baseado em shopping. Qual vocês recomendam atualmente?

2 curtidas

Alguém sabe se KNIP11 vai fazer nova emissão?

2 curtidas