Planilhas - Valuation

Fiz uma comparação entre a analise que fiz e a sua para verificar se existia muita diferença entre os métodos para o ΔNCG:

DIFERENÇA ABORDAGEM ΔNCG : PARD3

DT_REFER Modelo Raf Modelo SrF Diferença ABS Diferença %
2020-09-30 32.841 30.852 1.989 6,06%
2019-12-31 11.997 12.831 -834 -6,95%
2018-12-31 25.462 1.779 23.683 93,01%
2017-12-31 54.558 31.481 23.077 42,30%
3 curtidas

Interessante, dei uma olhada rápida aqui, não considerei Despesas Antecipadas, é um item que deveria ter incluído e provavelmente não o fiz por ser um valor baixo e ter feito um pouco rápido (estava testando a planilha). Nesse ponto, não muda muito o ciclo financeiro, pois em 2017 são 3 milhões de despesas antecipadas contra 900 milhões de receitas, dá um aumento de 0,3% no Capital de Giro / Vendas.

Em relação aos tributos, é onde mora a diferença, poderíamos fazer outras análises de prazo mais longo para avaliar, mas acredito que a tendência seria obter resultados um pouco mais voláteis, mas não muito diferentes. Seria importante ter cuidado com créditos extraordinários nesse caso.

Se você utilizar a planilha, vai postando os resultados com sua abordagem para compararmos.

3 curtidas

Pessoal, no cálculo do PSBe, o valor da constante é 7 correto? De onde vem esse valor?

A ideia é conseguir a constante com melhor correlação com o preço das ações.
Calculei em cerca de 5.9, mas o resultado foi bem próximo a 7.

Confere aqui a análise que fiz:

1 curtida

Pelo que eu entendi você calculou o PSBe para várias empresas e para vários valores de constante correto? Aí você encontrou aquela que dava a maior correlação. É isso? É que eu estou fazendo um script para automatizar isso aí.

Uma coisa que eu estou pensando aqui é em como essa constante flutua com o mercado. Será que há grandes variações? E outra coisa: qual é a teoria ou um referencial teórico para esse PSBe?

2 curtidas

Exatamente! Assim como você sou um entusiasta de Python. Fiz isso inclusive como a WACC para calcular a TIR implícita de mercado para o “apetite de risco”.

2 curtidas

Pelo `scipy.optimize’ e algumas combinações pode achar modelos até com melhores correlações.

1 curtida

Eu não sei como foi feito.
Mas, uma maneira de se fazer é utilizando otimização.
Se você já tem todos os parâmetros menos essa constante.
Então vou chamar esta “constante” de parâmetro por determinar.
Daí aplico alguma técnica de otimização de funções não lineares monovariadas e obtenho o parâmetro que falta. Com isto eu obtenho o parâmetro que melhor se ajusta a este conjunto de dados. Naturalmente, ele varia para cada conjunto de dados de entrada.
Bem, para isto é necessário conhecer a teoria e algum algoritmo de otimização de funções não lineares monovariadas.

1 curtida

Vou montar um também e te mando o notebook. Se conseguires fazer antes nos mande :wink:

Planilha de retornos excedentes disponibilizada na primeira mensagem do tópico.
Segue um exemplo:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-xJSnGMq3O9kb8JFkHhLNR3Xq8gYfK51aveqHaFzT1U/edit?usp=sharing

Se notarem algum erro, avisem que corrijo de imediato.

3 curtidas

Como prometido, segue a automatização do cálculo do valor da VMCM (Valor de Máxima Correlçao de Mercado):

https://github.com/rafaeldjsm/PSBePR/blob/main/PSBe2.ipynb

Nele fiz uma simulação completa contendo os valores de RNO (Resultado Não Operacional = LAIR-EBIT), como mostrado abaixo: VMCM=6.819

E outro modelo sem considerar o RNO, como muitas vezes fazemos (Devido a dificuldade de levantar o valor de RNO) : VMCM=6,8

5 curtidas

Bacana, então pelo visto a constante não desviou muito do 7 ;-). Eu comecei a fazer o meu essa semana, mas eu ainda estou fazendo o scrape. É que eu estou puxando de outro site que tem as informações mais antigas. Eu quero calcular essa constante ao longo dos anos.

Agora @rafaeljsm, qual é a fundamentação teórica do PSBe? Tem em algum lugar? Eu só consegui encontrar posts de fórum.

1 curtida

Cara, pelo que vejo não foge muito disso. O Junqueira lançou isso lá na época do Infomoney mas não chegou a publicar nada a respeito. Sei que o fato da equação ter distorção para ML pequena (vou montar uma análise de sensibilidade para ML para mostrar) me deixa com pé atrás no PBSe.

Como geralmente a ML fica abaixo de 50%, a influência da ML até que fica boa também.

Neste caso segue uma análise gráfica curta da ML no valor do PSBe

Aí tens que considerar a quantidade de ações atuais e o valor de fechamento ajustado, pois acaba tendo diferença de valor de mercado (se usares a fórmulas N° Ações x cotação) por conta dos splits, agrupamentos e Follow-on.

Segue abaixo:
"…
CONCEITUAÇÃO TEÓRICA DO NOVO ÍNDICE PSBe

Quais são os principais múltiplos de valor de uma ação?
Resposta: preço/lucro; preço/VPA; PSR e margem líquida.

E o q eles representam?
PSR = Mercado [Receita Líquida]
Preço/VPA = Patrimônio da empresa ou [Ativo Permanente + ou – Créditos/Dívidas]
Preço/Lucro e Margem líquida = Medidas de produtividade da empresa

Pq o PSR? Pq mercado tem valor por si mesmo. Uma empresa pode querer comprar outra empresa p/ proteção de mercado como no caso da Votorantin e Suzano quando compraram a Ripasa p/ ‘defender’ o mercado local de um novo concorrente externo ou quando o Bradesco comprou a carteira de clientes da Golden p/ queimar etapas na formação de uma nova carteira de clientes.

Pq o preço/VPA? Pq o patrimônio físico (Ativo Permanente) e monetário tem valor.
Sendo;
Patrimônio físico = Ativo Permanente
Patrimônio monetário = Ativo circulante + Ativo realizável à longo prazo – Passivo circulante – Passivo exigível à longo prazo
Conclui-se;
AP + AC + ARLP – PC – PELP = PL

Pq o preço/lucro e margem líquida? Pq eles medem a capacidade da empresa de extrair renda da Receita Líquida utilizando os recursos por ela disponíveis (PL).

Muito bem, mas eu tenho q ficar sempre de olho nesses indicadores p/ avaliar o preço da ação? Resposta: SIM.

Não haveria uma forma de condensar estes indicadores num só de forma q ele fosse mais concretamente comparável ao preço da ação?
Resposta: SIM tb!

PSBe = ((Patrimônio Líquido + Receita Líquida12m + Resultado ñ operacional12m + (Lucro12m - Resultado ñ operacional12m) * ( SE( OU(Margem Líquida=0 ; ABS(Margem Líquida)>1) ; 1 ; ABS(Margem Líquida) ^ (-7,65 * ABS(Margem Líquida)))) * Cotação unitária) / nº de ações

Sendo que;
SE(Cotação unitária;1;1000); Cotação unitária não é preço da ação, indica se o lote negociado representa 1 ação ou mil ações.
Margem Líquida de 12 meses e descontada do ‘Resultado ñ operacional12m’

Com isso vc tem um preço diretamente comparável ao preço da ação e q resume os principais indicadores de preço de uma ação. Pense nele como um pólo magnético ao qual a ação deve girar entorno. Se vc acha q a empresa vai melhorar muito nos próximos meses/anos vc paga um prêmio extra em cima deste valor ou vice versa.
Mas é este a melhor forma de se avaliar o preço de uma ação? Provavelmente não, mas é o mais prático e independente meio de se obter o valor de consenso de mercado de uma ação. Prático pq vc só precisa de 4 valores do balanço p/ calcular o preço da ação e independente pq vc não precisa de um economista/analista p/ fazer o cálculo, qq um pode fazer! Vc não fica dependente e pode checar as fontes quando quiser. Outra vantagem q eu vejo nessa forma de valorar uma ação é a possibilidade de trabalhar com empresas q venham tendo prejuízos seguidos o q não é possível com o uso do FCD.
Não seria essa fórmula algo muito inferior ao FCD? Resposta: Até q não… Pesquisando pela internet eu me deparei com uma avaliação do preço da Perdigão feita pelo Bradesco em 13/7/06 em q o preço da ação calculado pelo FDC ficava entre 25,28 e 27,25 (aliás bem próximo do valor atual) e pela fórmula sugerida o resultado é 29,11 coerente com a evolução de dois trimestres contábeis após a primeira avaliação.
Outro ponto importantíssimo a ser levado em consideração é q essa fórmula apresenta um coeficiente de determinação bem superior aos métodos mais tradicionais de valoração de empresas como EVA (0,5) e FCD (0,23). O PSBe chega a 0,97!

“Especial obrigado ao SuperGeo pela simplificação da fórmula, by Domingos Junqueira”
…"

7 curtidas

Eu encontrei exatamente esse post em um fórum. Mas é bom ter aqui. Agora uma coisa que eu particularmente não acho que é uma vantagem em relação ao FCD é a correlação em relação ao valor de mercado. Isso porque quando você calcula o PSBe você está usando os dados passados do mercado e das empresas. Se não houve erro ou fraude você, em geral, tem certeza e são valores completamente determinados. O FCD, por outro lado, é uma estimativa cheia de incertezas. O ideal nem seria reportar um único número, mas um intervalo. Aí é natural que a correlação entre os valores médios e o valor de mercado não seja aquela maravilha. Talvez uma medida melhor para o FCD seria obter um intervalo de confiança pelo método de monte carlo e verificar se as empresas ficam entre os quantis 5% e 85%.

Essa questão da incerteza é bem complicada pois no CAPM por exemplo, quando você encontra um beta de uma ação, você poderia muito bem escolher 1 ano, ou 2 anos, ou 3. Isso mudaria o beta. Além disso o própria beta é uma estimativa, e tem uma distribuição de probabilidade. O certo seria então considerar uma faixa de betas o que implicaria em uma faixa de taxas de desconto. Isso por si só, sem nem mesmo levar em consideração as incertezas no fluxo de caixa e crescimento, já daria uma estimativa intervalar pelo FCD. Enfim, somente elucubrações aqui…

3 curtidas

Em relação ao FCD, procuro manter em mente que o objetivo é alcançar um valor justo que se encaixe com as perspectivas do mercado, deixando de lado a questão mais abstrata de um valor absoluto. Dentro disso, o beta utilizado costuma ser de 5 anos, preferencialmente, mesmo a média do beta dos últimos 5 anos, além disso, deve haver um fator estatístico relevante, ou seja, o beta fornecido pelo Ibovespa é de pouco uso, sendo mais recomendado utilizar números globais ou de mercados semelhantes em conjunto. Quanto a taxas livres de risco, há maior correlação de retornos esperados e alcançados no uso de médias históricas do que de valores anuais. É importante ter números sólidos nesse sentido, pois como você disse, a parte de previsões embute uma grande margem de erro.

4 curtidas

Mas no FCD vc tb usa dados passados da empresa pra fazer as projeções futuras do lucro e crescimento da empresa. Se a empresa fraudou alguma coisa, ambas as fórmulas vão usar estes dados errados para fornecer preços alvos. Aí não tem fórmula que consiga contornar isso.

3 curtidas

O casamento perfeito para mim foi utilizar o PSBe como valor da perpetuidade. Considerando as limitações que ele tem com algumas empresas, dá para agregar valor e crescimento e tenho obtido valores bem próximos do FCD puro com perpetuidade.

3 curtidas