Valuation

Obrigado pela ajuda, @tygoufaynanchal. Li todos os textos e acho que finalmente entendi, agora falar que estou 100% seguro com o assunto, estaria mentindo. O caso que estou interessado é o da Klabin. Vou citar como exemplo para ficar mais fácil de pontuar.

(i) Serão mantidas a custo histórico as florestas de eucalipto até o terceiro ano de plantio e florestas de pinus até o quinto ano de plantio, em decorrência do entendimento da Administração de que durante esse período, o custo histórico dos ativos biológicos se aproxima de seu valor justo, além de ser possível de realizar os inventários para avaliação de crescimento e expectativa de produção da floresta somente após este período;

(ii) As florestas, após o terceiro e quinto ano de plantio, de eucalipto e pinus respectivamente, são valorizadas por seu valor justo, o qual reflete o preço de venda do ativo menos os custos necessários para colocação do produto em condições de venda ou consumo;

Pelo que pude entender, os ativos biológicos serão constituídos desde o início, mas em subcontas (até que se reconheça a capacidade de monetização do mesmo, primeiro avaliados pelo custo efetivo de produção, e após alguns anos, pelo ajuste a valor presente de seu valor de mercado. Para referência, esta foi a movimentação da conta em 2018:

31 dezembro, 2017 4.147.779
Plantio 338.786
Incorporação de ativos 123.000
Exaustão
(Custo Histórico) -179.479
(Ajuste ao Valor Justo) -475.822
Variações no Valor Justo
(Preço) 239.346
(Crescimento) 389.021
31 dezembro, 2018 4.582.631

Vamos ver se entendi:

As reservas de madeira somam ao todo 4.582.631, como se fosse uma mina sendo explorada e exaurida. O preço das madeiras oscilaram 239.346 para cima, além de crescerem em volume 389.021. Isto é o ganho a valor justo. Em contrapartida, houve a exaustão das reservas extraídas, sendo 475.822 lançados contra o valor justo e 179.479 a custo histórico (contrapartida do plantio?). Poderia então dizer que dos 655.301 que foram colhidos, 73% dizem respeito ao crescimento das árvores e 27% ao seu custo de plantio.

Há também a DRE no segmento que achei interessante, fiz o Ebitda tradicional, excluindo a exaustão do custo e depois ainda excluindo o ajuste positivo do valor justo. Acho que este seria o resultado caixa mais fiel.

KLBN Florestal
Receita Líquida 1.735.923
Custo -2.015.212
Variações no valor justo 628.367
Despesas -89.004
EBIT 260.074
Exaustão 655.301
Depreciação e Amortização 58.322
EBITDA 973.697
EBITDA ajustado 345.330

Mais uma vez, obrigado pela ajuda, foi de grande valia!

Só mais um ponto, plantio entra na DFC como investimento, imagino que deva se dar o mesmo tratamento do capex.

9 curtidas

Eu não achei o nome correto, mas no caso de plantio depende do tipo de colheita/plantação. Pelo que sei existem dois tipos: A) Plantação que gera somente uma colheita; B) Plantação que gera várias colheitas. Nesse caso, a plantação A (como ela gera somente uma colheita, ou seja, planta e colhe no mesmo ano) ela será classificada no Ativo Circulante da empresa (Operacional). Já a plantação B (plantação em um ano e colheita em vários anos sucessivos) ela será classificada no Ativo Não Circulante (Imobilizado - pois tem a mesma finalidade/propósito que um maquinário: investimento + uso contínuo + manutenção).

Plantação A - BP (Ativo Circulante Operacional) - DFC (Fluxo de Caixa Operacional) - DRE (Custo dos Produtos Vendidos + Despesas + Receitas)

Obs: Operacional - indica que está relacionado as atividades da empresa.

Plantação B - BP (Ativo Não Circulante - Imobilizado) - DFC (Fluxo de Caixa Investimento) - DRE (Custo dos Produtos Vendidos + Despesas + Receitas)

Obs: Investimento - pois a empresa realizou um investimento.

No caso da DRE tem que fracionar e classificar os valores de acordo com custo, despesa e receitas (custo - está relacionado com a produção/produto; despesa - não está relacionado com a produção/produto; receita - é o ganho obtido com a operação).

4 curtidas

Cadu, boa tarde!
Sou novo aqui.
Parabéns pelo seu site. Realmente esta comunidade é de alto nível.
Favor me informar se a planilha de FCD avançado que você utilizou para analisar as três principais empresas de setor locação está disponível em algum site gratuitamente ou somente em site pago.
Não localizei esta planilha no site Calkoo valuation.

1 curtida

Seja bem vindo.
Tem disponível aqui:

2 curtidas

Precisava de ajuda com uma questão sobre WACC, já procurei em vários lugares, se alguém puder ajudar. Na hora de ponderar Ke e Kd, tenho duas opções, posso fazer pontualmente (acho que é o mais comum) ou posso ponderar ao longo do tempo.

Teria hoje:
Dívida Bruta: 27.200
Valor de Mercado: 19.000
DB/(DB+VM): 58,9%

Digamos que o custo do capital próprio seja 8% e o de terceiros 5%. Então eu teria:

8% * 41,1% + 5% * 58,9% = WACC = 6,23%

Mas imaginando que queira projetar um aumento da dívida nos próximos anos, teria no ano x:

Dívida Bruta: 35.000
Valor de Mercado: 19.000 (o mesmo)
DB/(DB+VM): 64,8%

8% * 35,2% + 5% * 64,8% = WACC = 6,06%

O aumento da dívida portanto diminui o WACC, mas a empresa teria a possibilidade de elevar o capital próprio no mesmo ritmo. Então tenho três opções:

  1. Deixar do jeito que está, pois o que conta é o valor de mercado no momento de aquisição.
  2. Atualizar o valor de mercado por algo como o P/VP no momento da compra, tentando projetar o VPA no futuro.
  3. Não é nada disso

Agradeço desde já!

1 curtida

Eu iria na opção 2. Se vc já está estimando um valor para aumento de capital, seria mais efetivo já computar tb o destino deste no PL.

1 curtida

Engracado a Ealt3 ta nesse preco

4 aqui

é bem capaz do estado do RS querer privatizar o banco pra pagar contas, são ótimos gestores esses políticos kkk

Boa noite pessoal!

Uma dúvida, como eu sei que o PSBe não pode ser considerado para o ativo que eu estou analisando? Vejo que em diversas ocasiões voces o desconsideram e utilizam o FCD (que ainda não aprendi a utilizar).

Através da planilha disponibilizada pelo @cadu eu cheguei aos seguintes preços:

NEOE3 - Preço atual: R$24.88 - Preço alvo: R$R$44.30 (+78%)
TUPY3 - Preço atual: R$24.34 - Preço alvo: R$58.65 (+140%)
PRIO3 - Preço atual: R$33.06 - Preço alvo: R$20.58 (-37%)

Estaria correta a minha análise? (Fiz pelos dados disponibilizados no site fundamentus).

Já quanto ao FCD, onde eu obtenho/estimo as informações quanto ao LPA, perpetuidade, taxa de desconto e estimativa de crescimento por ano?

2 curtidas

Está correto sim.
O Psbe distorce um pouco o resultado quando tem a margem líquida muito baixa (<5) ou muito alta (>40).
Sobre o FCD, o Lpa tem de dividir o lucro anual pelo número de ações, e as outras premissas vc que escolhe, conforme suas perspectivas futuras.

2 curtidas

Perfeito Cadu!
Muito obrigado.

Quando eu procuro empresas com bons indicadores fundamentalistas, sempre aparece em grande maioria empresas do setor elétrico, com baixos índices de preço/lucro e altos dividendos, sem contar a vantagem competitiva. A TRPL4, por exemplo, lucra todo o valor de mercado dela em apenas 7 anos! E se eu olhar o gráfico conforme os anos, ela sempre foi assim, com uma baixa cotação considerando o lucro da empresa. Não é só ela, Taesa ou Energias do Brasil tem bons indicadores comparados ao preço também, então eu pergunto: isso é uma característica do setor elétrico ou tem algo que eu não percebi nesta história?

É uma característica do setor de utilidades públicas ter P/L menores, devido ao baixo potencial de crescimento desse setor.

1 curtida

Pessoal, alguém sabe (e poderia compartilhar) a formula em excel para o valuation em FCD (fluxo de caixa descontado)?

1 curtida

Tem uma calculadora no site calkoo. Acho que o cadu disponibilizou uma planilha aqui em algum topico também.

2 curtidas

Obrigado! Achei a planilha do Cadu. Obrigado a você e ao Cadu.

2 curtidas

Alguém já leu o The little book of valuation do damodaran? Ele faz um valuation da 3m no capítulo 3 PG.45. Não consegui entender como achou os os valores da Net income e change um working capital, quem puder ajudar agradeço. De qualquer forma, sinto que preciso de tempo e mais conhecimento para dirigir o tema de valuation. Aos poucos vou pegando :slight_smile: :sweat_smile:

1 curtida

Não li esse livro especificamente, mas o Damodaran costuma usar a seguinte fórmula para o FCD:

Fluxo de caixa = Nopat + Depreciação - Capex - Inv. em Capital de Giro

Sendo que

  • Nopat = Ebit * Alíquota de IR
  • Investimento em capital de giro = NCG (t) - NCG (t-1)
  • NCG = Clientes + Estoques - Fornecedores

Para calcular a diferença do NCG em t e t-1 é preciso estimar o ciclo financeiro

  • Ciclo financeiro (dias) = NCG * 365 / Receita Líquida

Você pode fazer a conta inversa:

  • NCG = Receita Líquida * Ciclo Financeiro / 365

Um exemplo:

Uma empresa fatura 1000 reais e a necessidade de capital de giro (Clientes + Estoques - Fornecedores) é de 500 reais. Logo, 500 * 365 / 1000 = 182,5. Este valor é o ciclo financeiro expresso em dias. Se a empresa aumentar o seu faturamento para 1200 reais, qual valor terá que ser investido no capital de giro para sustentar o aumento das receitas? 1200 * 182,5 / 365 = 600. Então o investimento em capital de giro será a diferença 600 - 500 = 100 reais.

9 curtidas

só vi a planilha do PSB, onde tem essa plan. do FCD?

conheço o site do Calkoo mas quero muito implementar na minha planilha de AF pra colocar um ativo contra o outro e usar filtros