MDNE3 - Moura Dubeux

15306bdd-581f-4441-9470-0a1fc9a97633 (1)

Lançou o Beach Class Rio Vermelho sábado agora.

Em branco é o que falta vender (situação de hoje de manhã). Moura continua VOANDO aqui em Salvador.

6 curtidas

unnamed

Saiu!

6 curtidas

Mais um excelente resultado! E o melhor, sinalizaram novamente que 2T segue forte, margens dos projetos dentro do planejado e, até onde conseguem enxergar, 2022 seguirá forte.

4 curtidas

Call de resultados de hoje foi bem otimista. Já adiantaram que lançarão até maio mais de R$ 1 bilhão em VGV. Vendas seguem fortes. Apenas em Abril, já lançaram R$ 474 milhões em VGV líquido. Entre eles, Beach Class Rio Vermelho, na Bahia, com 100% das unidades vendidas em poucos dias.

Beach Class Rio Vermelho

7 curtidas

Ontem foi o Investor Day da companhia. O tom foi absurdamente otimista. Entre as novas informações, fizeram um belo comparativo entre os pares da bolsa (sem citar nomes) e subiram novamente o patamar máximo de vendas que acreditam serem capazes de lançar. Segue matéria sobre o evento que publicamos:

9 curtidas

unnamed (2)

Números mais modestos do que do primeiro tri (que foi espetacular), mas ainda bons. Acho que continua vindo melhor do que a média do mercado. Leve aumento nos distratos, mas continua bem abaixo da média geral (salvo engano tá em 11,x%).

8 curtidas
5 curtidas

Cada vez mais conhecida. Acho que esse tri já começará a vir em outro patamar, coisa de 35mm de LL no trimestre pelas minhas contas, e com forte viés de crescimento (tanto pela aceleração de vendas, quanto pela evolução das obras).

6 curtidas

Mais um empreendimento que vai ser lançado com valor do m² altíssimo e vai vender rápido. Localização muito privilegiada.
Segundo meu contato terá unidades do tipo Studio, quarto e sala, e dois quartos.

8 curtidas

Vocês acham que faz sentido a troca de MDNE3 por JHSF3? Pensando em LP, redução de risco (de liquidez por ex), dividendos e tal. Elas me parecem descontadas no mesmo nível.

PM de 5,1 em MDNE3

1 curtida

Tenho as duas, mas prefiro MDNE, nesses preços.

3 curtidas

Eu sou muito suspeito para falar porque só tenho MDNE3, mas, no momento, acredito que a Moura Dubeux é a empresa com o menor risco no setor. Acredito que continua valendo este post do @vkjr : MDNE3 - Moura Dubeux - #11 por vkjr

Acrescento ainda a geração de caixa da MDNE3 nos últimos 2 anos.

Sobre a JHSF3, eu gosto muito da empresa e hoje seria a minha segunda escolha no setor, mas o endividamento dela subiu um pouco nos últimos anos. Isto não é nada desabonador e nem está descontrolado, até porque boa parte da dívida é coberta por contas a receber já perfomado; mas vejo a MDNE3 numa situação financeira mais tranquila.

Outra coisa que você tem que avaliar é a sua carteira. Eu, por exemplo, já tenho algumas empresas sensíveis à SELIC e este setor é sensível 2 vezes, já que afeta o resultado financeiro e a demanda; por isto só tô querendo empresa com caixa líquido no setor. Por outro lado, a JHSF está exposta à alta renda, sendo mais resiliente por isto, e é diversificada atuando também com Shopping, Hotel, Restaurante e Aeroporto.

7 curtidas

Acabei não trazendo pra cá, mas saiu notícia sobre a Moura avançando na classe média:

Obs: apesar de ter as duas, eu tenho o dobro de MDNE em relação à JHSF. E, se tivesse que ficar 100% em uma, seria na Moura, sem sombra de dúvidas.

Muito confiante com o case. É, provavalmente, minha posição favorita na carteira.

5 curtidas

Foi exatamente por isso o meu questionamento. Minha carteira não consegue abarcar mais uma empresa de construção civil, fora a exposição em outras empresas com endividamento alto.

Esse setor é bem arriscado, tanto que o meu foco nesses investimentos é curto/médio prazo. Por outro lado, é um dos setores que mais ganhei dinheiro no passado (EZTC3 e depois TRIS3).

Acredito que o potencial de crescimento de MDNE3 é maior (até pelo market cap), mas os riscos são maiores em relação à JHSF3.

Valeu pelas contribuições galera!

3 curtidas

1t23



3 curtidas

Passando aqui só para agradecer @ricardotgo e @fabio_barbosa pelo convencimento em não realizar a troca por JHSF.

Valorização de quase 90% desde a troca de mensagens e a MDNE3 ainda continua com PVP abaixo de 0,7.

E agradecer @vkjr pela tese! Ainda vejo um potencial enorme de valorização.

7 curtidas

Valeu @rbtc ! Mas o mérito é seu, porque foi você que tomou a decisão final! Eu também sempre ouço a opinião de outras pessoas e verifico se altera a minha visão para a empresa, só que no final a decisão é baseada em minhas convicções.

Eu iniciei posição aqui em outubro de 2021 (na época dividi meu aporte no setor entre ela e EVEN3) e fui aumentando posição em 2022 e 2023, sendo que achei que a evolução dos resultados x cotação foi muito melhor nela do que nas outras e, por isto, concentrei só na MDNE3 os aportes, zerando posição na Even.

O interessante é ver que um fator que muitos viam como problemático na Moura Dubeux era o risco, só que este era o meu principal motivo para escolher ela dentro do setor. Minhas preocupações quanto ao setor eram: 1 - forte concorrência por causa de muitos IPOs/aumentos de capital recentes; 2 - pressão nos custos por causa da pandemia e pela forte demanda por mão de obra e materiais (muitas empresas lançando ao mesmo tempo); 3 - possível pressão nos preços por causa do aumento de estoques; 4 - permanência da SELIC em altos patamares por muito tempo.

E era a MDNE3 que me deixava mais tranquilo quanto a estes fatores, porque: 1 - a maior concorrência se concentrava em SP e RJ; 2 - a pressão dos custos foi menor no Nordeste e, por operar com cerca de 35% no regime de condomínio, parte do resultado era desvinculado disto; 3 - o rali de muitos lançamentos foi menor no Nordeste, favorecendo uma menor queda das margens; 4 - a SELIC alta deixaria os resultados dela menos positivos por causa da demanda menor, mas, por estar com caixa líquido, o resultado financeiro não deveria pressionar os resultados como visto nas demais empresas do setor.

Aí os riscos que sobravam me incomodavam pouco: histórico ruim de resultados afetado pela entrada de grandes construtoras na região, as quais já saíram; sem perspectiva de dividendos (porque tinha 400 milhões de prejuízos acumulados na época que entrei, hoje são pouco mais de 200 milhões sem contar o 2T23, ou seja, gerou 200 milhões de valor entre o 3T21 e o 1T23); e baixa liquidez no papel. É claro que não estou dizendo que não havia riscos, já que o setor de construção tem muito mais risco que a maioria dos setores, mas dentro deste setor de alto risco, era a empresa que me sentia mais confortável em investir.

Outra coisa interessante é que a MDNE3 até melhorou os múltiplos e a sua condição financeira desde que iniciei meus aportes: MDNE3 - Moura Dubeux - #14 por fabio_barbosa . Ou seja, mesmo muito acima do meu PM, ela ainda estaria mais barata hoje do que naquela época e isto é justamente porque a operação dela melhorou mais neste período do que a cotação.

5 curtidas

Nada a agradecer, meu velho! Se desse errado não seria culpa minha, então também não é mérito meu já que deu certo. :joy:

Eu estava agora mesmo olhando como JHSF ficou pra trás com relação a outras construtoras. E ficou pra trás também com relação aos shoppings. JHSF tem uma lógica muito própria. Eu a escolhi porque achei que ia sofrer menos com a queda de juros (e sofreu mesmo), mas também sobe menos…

Moura era (e ainda é), a escolha mais fácil do setor. Continuo compradaço e tranquilo.

@fabio_barbosa

Se prepara que ainda esse ano os resultados vão vir mais fortes.

4 curtidas

A ver…

image

2 curtidas

Vai fazer exatamente 1 ano dessa minha postagem em outro tópico. Falta pouco pro bilhão…

6 curtidas