Planilhas - Valuation

Obrigado pela resposta. Estava pensando que ela podia pegar mais capital no mercado com essa taxa baixa e tentar aumentar a construção de galões, mas pode ser que aumente muito o risco da empresa se o cdi aumentar e ela não conseguir repassar esse custo para os preços dos galpoes. Muito difícil essa analise. Mais uma vez parabéns pelo trabalho e ajuda aos outros foristas.

1 curtida

Dentro do cenário base que o mercado está trabalhando (pesquisa Focus), ela está num momento especialmente favorável, mas com o custo (e indexadores) que ela trabalha para captar, minha opinião é que a empresa funciona redonda com Selic em 6%.

3 curtidas

Vou disponibilizar a 0.99 sem grandes alterações, apenas algumas correções e remanejos, de mais só acrescentei o indicador de cobertura da dívida (Ebit / Despesa Financeira). Vou deixar nessa versão por enquanto e fazer mais algumas análises sem tirar o 0.99 dela. Deixei o link na primeira mensagem com a planilha aberta para comentários caso alguém perceba algum erro. Vou adicionar também a tabela de rating sintético do Damodaran na mensagem que ficou linkada lá em cima.

5 curtidas

Duas enquetes.

A primeira para quem abriu, testou, olhou de alguma forma a planilha.

Qual o grau de complexidade para preencher os dados, fazer as estimativas e entender os indicadores?

  • Alto, achei muito complexo. Talvez no futuro.
  • Razoável. Precisei estudar um pouco, sabia algumas coisas e deduzi outras.
  • Baixo, já tenho bom conhecimento, precisei entender o modelo, facilitou.

0 votantes

Seguindo os testes, vamos seguir com saúde (animal também).

  • AALR
  • DASA
  • PARD
  • HYPE
  • OFSA

0 votantes

Tirei Fleury porque sei que ia ganhar e acho um pouco…
image

(Espero que o pessoal que está acompanhando entenda que a maioria das análises que tenho feito são superficiais, não é com objetivo de estudar uma potencial compra, mas de testar as funcionalidades, até finalmente sepultarmos essa planilha na versão final).

8 curtidas

Vou fechar a enquete da empresa então.
Uma pena ter ficado complexo para a maioria, talvez automatizar mais coisas pudesse ajudar, mas também tem seus contras, imagino que alguns tutoriais com o tempo possam ajudar. Se sair tudo certo nessa análise do PARD, já encerro a planilha.

6 curtidas

Captura de Tela 2021-02-09 às 18.33.10

Segue PARD, não utilizei EV/Ebitda e EV/Sales pois as margens diferem muito da média global. O valor absoluto da perpetuidade é o PSBe adaptado daquela maneira que havia comentado, usando o Ebit (1-t) ao invés do lucro liquido. Esse resultado se aproxima do que havia feito em 2019, que estava em torno de 36 reais se não me falha a memória.

Versão final da planilha disponibilizada no início do tópico. :point_down: Não está perfeita, mas acho que atende, qualquer errinho ou mudança estética fica a cargo do usuário. Concluindo, podemos ir até o infinito, mas acho que é missão cumprida a partir de agora, ou não chegamos a lugar nenhum. Queria ressaltar que essa planilha é bem útil não só para dar um número mágico, que é o de menos, mas também para saber se as expectativas que traçamos são realistas.

:checkered_flag:
Valeu!

13 curtidas

Fim de um projeto, início de um novo, esse deve terminar mais rápido. Vou fazer um puxadinho da planilha anterior e criar uma para empresas financeiras: bancos, seguradoras, serviços financeiros etc, talvez sirva para exploração imobiliária e FIIs, mas vamos ver, começando do zero.

Essa vai dar para simplificar bastante, é baseada em Patrimônio Líquido, Lucro e Payout e Custo de Capital, esse último vai dar pra deixar 99% automatizado. Quem quiser ler um pouco, recomendo começar a leitura com:

Mas vai ser mais simples que o EVA, pois não há capital de terceiros.
No http://people.stern.nyu.edu/adamodar/New_Home_Page/home.htm já tem uma planilha:

http://www.stern.nyu.edu/~adamodar/pc/eqexret.xls

Vou só tupiniquizar.

9 curtidas

Só um teste (BBDC):

Poucos dados:
Captura de Tela 2021-02-10 às 13.58.16

A tela da empresa não muda quase nada, mas o setor que você escolhe já determina o custo do capital:
Captura de Tela 2021-02-10 às 13.59.01

Aqui já nem mexe, só custo do capital próprio:

Em seguida, seriam as projeções, só tem duas variáveis, ROE e Payout. Fica bem simples, no caso do Bradesco, estimei que o banco perderia um pouco da rentabilidade com o tempo:

E já te dá o preço alvo. Esse é constituído do Patrimônio Líquido que você possuía no início mais os retornos excedentes. Retornos excedentes não é difícil de entender, se você tem um PL de 100 e o custo do capital é 10%, então você desconto isso do seu lucro, se o lucro é 12, o retorno excedente é de 2. Pode ser negativo inclusive:

Captura de Tela 2021-02-10 às 14.15.51

Vou testar mais empresas e os FIIs também nas próximas semanas. Não vou ficar fazendo beta dessa vez, quando tiver pronto, disponibilizo.

15 curtidas

Eu me sinto um analfabeto quando leio esse tópico. :joy:
Mas curto pq o trabalho merece reconhecimento.

13 curtidas

Pensei que fosse o único… Curto demais os valiosíssimos comentários que o sr_fouquet, cadu e outros postam aqui e sempre penso: um dia tenho que voltar a esse tópico e estudar tudo com mais atenção para tentar entender essas análises.

7 curtidas

9 curtidas

@sr_fouquet Parabéns pelo trabalho! Tem uma empresa que eu invisto e monitoro há um tempo: a BR Properties. Eu acho ela muito descontada e já fiz um valuation por cima dela em uns R$14,00. Como ela basicamente vive de aluguel de lajes de alto padrão, é praticamente um FII. Você não faria uma planilha dela?

2 curtidas

@flaviobarros, dei uma analisada rápida na BRPR e acredito que seja uma empresa que precise de uma análise mais aprofundada, o ideal seria utilizar o modelo de FCFF, pois a empresa apresenta resultados inconsistentes ao longo do tempo, o endividamento seria um fator chave ou ficaria muito difícil fazer qualquer estimativa com base em informações históricas. Se me der um tempo, vou concluir essa segunda planilha e depois analiso a empresa com calma.

O fato é que tinha até incluído Exploração de Imóveis na análise por resultados excedentes, mas vou excluir pois claramente não funciona. Se tiver uma sugestão de FII, seria uma boa.

Curiosidade me fez dar uma olhada em BBSE. É tudo teste como falei, mas os resultados me parecem ter sido bem consistentes.

3 curtidas

Parece coisa pequena, mas não acha melhor quando calcular (Aba FCFF) o Ebit (1-t) usar a taxa em % do que subtrair o “IMPOSTO”.
Ou seja na coluna J:
No lugar de J7=(F7-I7)
Usar J7==F7*(1-H7)

Visto que o valor do imposto (coluna I) é o valor da alíquota incidido sobre “Lucro antes do IR e CSSL” (LAIR)." que é a soma do resultado operacional(EBIT) + resultado financeito.

2 curtidas

@rafaeljsm, você se refere ao histórico, certo? Nos dados projetados, apesar de ser subtração, o imposto já é calculado pela multiplicação. Detalhe importante, vou corrigir agora. Obrigado.

2 curtidas

@rafaeljsm, qualquer observação não hesite em postar, pois qualquer erro ou inconsistência eu corrijo de pronto. A planilha é relativamente grande e tem conceitos por trás que nem sempre são bem estabelecidos, algumas coisas tive que deduzir ou adaptar. Fora o fator humano que sempre falha.

Chegou a verificar esse CAPEX do ultimo itr?

DENOM_CIA GRUPO_DFP MOEDA ESCALA_MOEDA ORDEM_EXERC DT_INI_EXERC DT_FIM_EXERC CD_CONTA DS_CONTA VL_CONTA
INSTITUTO HERMES PARDINI S.A. DF Consolidado - Demonstração do Fluxo de Caixa (Método Indireto) REAL MIL ÚLTIMO 2020-01-01 2020-09-30 6.02 Caixa Líquido Atividades de Investimento -300454.0

Dobrou o CAPEX no ultimo ano :astonished: SR_FOUQUET JÁ CORRIGIU, MAS VOU DEIXAR O COMENTARIO PARA OS DEMAIS NÃO INCORREREM NO MESMO ERRO

1 curtida

@sr_fouquet se você quiser um FII que eu acredito que vai ser mais fácil fazer o valuation eu sugiro o RBED11. Poucos imóveis e só contrato atípico até 2027. O difícil vai ser estimar o pós 2027.

1 curtida

Uma coisa sobre essa empresa que é importante saber é o seguinte:

  1. mais de 95% do resultado vem dos alugueis de lajes;
  2. eles tem um pequeno investimento em desenvolvimento de galpões em cajamar (20% feito até agora)
  3. Desde 2016 eles vem passando prédios para frente e o portfólio de hoje é de mais alto nível
  4. Nesse processo de venda de ativos eles vem amortizando dívidas e a dívida é bem menor

Então é uma empresa que mudou bastante de 2016 pra cá.

1 curtida

Qual o motivo da queda recente você chegou a ver alguma coisa ?