Valuation

O Daniel Nigri do Dica de Hoje vende várias carteiras que ele chama de calculadas. É tipo essa planilha q eu montei. Ele usa umas formulinhas prontas e monta uma carteira. Uma das fórmulas aparentemente ele que criou. Eu não tenho acesso à fórmula pois não assino, porém deduzi que ela seria VPA/P * ROE. Ele explica um pouco nesse e-mail:

3 curtidas

Fez a conta que todos os bancos já fizeram e divulgaram. O bom é que ficou claro que se for além de 150k é hora de rebalancear

1 curtida

Adivinhar o futuro é muito difícil, mas achei a análise interessante:

Vocês já leram esse livro: “Valuation: Guia Fundamental e Modelagem em Excel”?
Gostaram?

1 curtida

Eu li e gostei, mas considero uma leitura complementar apenas, pois há conceitos que o autor a meu ver não aborda completamente e são discutíveis, como caixa mínimo, e outros que ele evita abordar e deixa um vazio, como o reinvestimento zero na perpetuidade quando se utilizam valores constantes. Damodaran e Póvoa ainda acredito que sejam as leituras definitivas, apesar de o segundo conhecer apenas por (boas) referéncias. Mas esse livro me inspirou a criação de:

2 curtidas

Eu tentei acessar a carteira de GRAHAM no Dica de Hoje, mas não consegui. Vc tem ela?

Pessoal, recentemente eu tenho feito uns experimentos com múltiplos. Eu fiz um programinha que coleta os múltiplos do statusinvest e calcula os clusters com base nos múltiplos. A ideia é procurar ações que estão “próximas” em termos destes indicadores. Eu costumo filtrar por ROE, PL e etc, para não pegar algumas ações problemáticas, mas é interessante que esse método mostra ações próximas que não parecem a primeira vista. Vejam o que acham:

Gostaria de ter um feedback de vocês.

6 curtidas

Boa, @flaviobarros. Tem como colocar na vertical e aumentar a fonte para facilitar leitura dos papéis? Obrigado!

1 curtida

Boa @flaviobarros ! Se possível comente por alto como é o algoritmo que você usou.
Parece-me bastante com uma árvore binária sem dados nos nós intermediários.

Show de bola!

Como você coleta os dados do status invest? O programinha q vc se refere seria algum código no excel?Tentei pelo sheets e não rolou

@flaviobarros já encontrei a fundamentação do algoritmo:

2 curtidas

Desculpa pessoal, postei ontem a noite mas só consegui voltar agora! Então, o algoritmo é esse mesmo, é um cluster hierárquico. Mas mesmo um método como o Kmeans deve dar algo interessante. Com relação a ele ser na vertical, vou procurar como inverter, mas por hábito eu sempre usei assim mesmo :sweat_smile:

Agora por fim, eu fiz um programinha em R. O R é uma linguagem de programação de nicho, muito usada para ciência de dados e estatística. Eu retiro os dados do statusinvest via webscraping, então o processo todo é automatizado. Eu também calculo a magic fórmula mas dá para fazer basicamente o que quiser. Com o R é possível criar uma API que cospe isso aí e conectar em uma planilha. Mas vocês olhando esses clusters algo chamou a atenção?

2 curtidas

Eu já não enxergo tão bem. Dá para ver alguma coisa, mas realmente está ruim para ver.

Creio que essa só pegando as linhas do balanço.
Se não fizer os ajustes fica totalmente fora da realidade.

Será que seria possível disponibilizar uma planilha com os dados do statusinvest?

Se você for na busca avançada você consegue baixar o resultado em csv. Aí é só abrir em uma planilha. É isso que você queria?

1 curtida

caraca! não sabia dessa posibilidade, valeeeu mano!

bOA TARDE VITOR

Como faço para adicionar ativos a planilha ?

Como funciona aquelas colunas com estrela grande … pequena … poderia dar uma breve explicação ?

Muito obrigado

1 curtida